06 agosto 2009

Parla català?

Em Camp Nou, Bono chamou-lhe a “capital do surrealismo”. Na verdade esta expressão assenta-lhe como uma luva. Barcelona transpira cultura, modernidade, arte.. Movimenta-se ao seu próprio ritmo. Acorda frenética ao tráfego alucinante da cidade, ao passo acelerado dos seus habitantes, dos turistas que percorrem incansáveis cada ponto turístico mais recôndito.

Ao mínimo desvio de olhar perdemos peças do grande mosaico que é Barcelona. O disparar da máquina é ensurdecedor e em minutos captamos dezenas dos seus traços mais característicos.

Mas o que leva tanta gente a Barcelona, pergunto-me.. A Sagrada Família? As obras de Gaudi? Miró? As Ramblas? Os bairros? Obtive a resposta em 4 dias.

De mala às costas, máquina em punho e muitos mapas no bolso, percorremos ruas, avenidas, parques, museus, castelos, palácios, galerias, mercados, ramblas, cervejarias, restaurantes, lojas.. As pernas resistiam ao cansaço no ávido desejo em visitar tudo. Os autocarros turísticos e os metros facilitam o percurso. Só o catalão não quer entrar no ouvido.

Os cheiros, os sons e os sabores são marcantes e embriagantes. A Rambla fervilha de gente. De turistas que se atropelam para admirar as estátuas humanas; que devoram paellas confeccionadas industrialmente e que são vendidas a uma dezena e pouco de euros; que engolem cañas geladas ao fim da tarde; que entram e saem das lojas de souvenirs estrategicamente dispostas ao longo da avenida; que caçam pormenores com as suas máquinas fotográficas; que negoceiam pechinchas made in china com os vendedores de rua.

Ali mesmo ao lado, imponente, o
Mercado de la Boqueria é um paraíso para os sentidos que se despertam a cada passo com as suas cores e cheiros característicos. Perdemo-nos facilmente nas ruas de bancas cuidadosamente alinhadas, onde repousam, meticulosamente dispostos, frutos e legumes de todas as cores e feitios. Não há descrição possível. Ninguém se atreve a sair dali sem antes se deliciar com um pedaço de fruta fresca ou com um sumo natural acabado de fazer.

O roteiro segue e perto da hora de almoço procuramos um tasco para tapear. Por sugestão da Leonor chegamos à Cerveceria Catalana. O rebuliço de gente e empregados avisa que temos que esperar. Damos o nome para a lista e aguardamos impacientes. Os olhares perdem-se nas travessas de petiscos alinhadas na vitrine, nos pratos que voam nas bandejas dos empregados que percorrem a sala nos seus uniformes brancos de botões e dragonas douradas e reluzentes.

Sentamo-nos. Devoramos a carta com uma fome insaciável. Chanquetes, tortillas, boquerones, calamares, pulpo à la galega, chipirones fritos, jamon serrano, montaditos, queso machengo… tudo acompanhado por pan con tomate, uma bela sangria e rematado na perfeição com uma crema catalana acabada de queimar.

Carregamos a mochila às costas e enfrentamos o calor abafado de Barcelona por entre as ruas, ruelas e bairros. Barcelona é tudo isto. E foi assim nos quatro dias.

Percorremos os labirintos estilhaçados de mosaicos e azulejos pintados do
Parc Güel;

perdemos o olhar nos pormenores arrojados de La Pedrera ou da Casa Batlló que desafiam o nosso conceito de arquitectura convencional;

apanhámos um teleférico e subimos a Montjüic;

caminhámos pelas ruelas do Poble Espanyol;

passeámos na Rambla;

namorámos as lojas sui generis do Bairro Gótico; descemos a desafiante escadaria da Sagrada Família;

tapeámos; assistimos à primeira parada gay de Barcelona; e tanta tanta coisa mais...

E, por fim, vibrámos com a surreal abertura da U2 360º Tour, em Camp Nou. Uma despedida em grande!



... fins aviat Barcelona!!!

21 comentários:

  1. Margarida, que bom rever esses lugares onde estive em 2000. Barcelona encanta já na descida do avião, pela vista panorâmica simétrica de suas ruas. Cansei de tanto andar, mas valeu a pena cada passo, cada refeição, cada visita.
    Que prazer ler o texto da forma como você descreveu.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. As tuas fotos ficaram lindas, as minhas preferidas sãs as do mercado :) bjs.

    ResponderEliminar
  3. Que fotos maravilhosas, quanta coisa linda...e aquela feira então??? amei mesmo!

    bjsssssssssss

    ResponderEliminar
  4. Que saudades, estive lá ha dois anos e adorei, sei que vou lá voltar.

    ResponderEliminar
  5. Que cidade mágica, as fotos estão super giras, bjs.

    ResponderEliminar
  6. Barcelona é a cidade que marca a minha vida e aquilo que sou hoje: foi na minha primeira viagem até lá lá que tive a certeza - eu quero viver arquitectura!
    Já voltei, em pensamento sempre que questiono a decisão que tomei e preciso lembrar-me de onde vem a paixão, e fisicamente tb, pois é uma cidade que me prendeu para sempre.

    As fotos estão lindas e levaram-me até lá outra vez.
    E esse final então... apoteótico!

    Beijinhos e obrigada por partilhares estes momentos conncosco.

    ResponderEliminar
  7. a cidade é muito bonita mas as fotos ficaram óptimas

    ResponderEliminar
  8. Uma cidade maravilhosa :D
    Jinhusssssss

    ResponderEliminar
  9. Margarida, nunca fui a Barcelona mas já me dizeram que é uma bela cidade, agora ao ver as tuas fotos tive a certeza.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Eu não quero morrer sem conhecer Barcelona. Tenho a nítida sensação que vou adorar :)

    ResponderEliminar
  11. Ola :-)
    Eu fui a Barcelona ha ja muitos anos, mais de 20 mas nunca esqueci aquela cidade. Muito bem comportadinha levei um mapa mas esperta que sou, perdi-me (deve ter sido culpa do meu irmao que estava comigo :-) )e foi a minha sorte. Nao me lembro mais por onde andei mas adorei. Eu nao sei o que e que Barcelona tem mas e uma cidade que entra em nos e ca fica para sempre. Juntar Barcelona com U2 e tao somenos a cereja no topo do bolo. Que "inveja" :-)))). Beijinhos
    Aprendiza de Cozinheira

    ResponderEliminar
  12. Barcelona é linda! E as fotos ficaram espetaculares.

    ResponderEliminar
  13. agora fiquei com vontade de viajar, e barcelona é 'aquele' sitio! dá vontade de voltar vezes e vezes sem conta, as gentes, os lugares, as tapas, a cultura :)
    mas agora não dá, férias só depois do verão!
    abraço

    ResponderEliminar
  14. Estive há pouco tempo em Madrid e adorei e Barcelona será certamente um destino em vista !!!!

    ResponderEliminar
  15. Margarida, que belas fotos aqui tens... traz mesmo boas memórias de uma viagem que embora não tenha sido feito há muito tempo, deixou saudade!
    É efectivamente uma cidade em constante movimento e muito jovem!

    Bjcas

    ResponderEliminar
  16. Margarida,
    Barcelona até agora tem sido só de passagem, infelizmente :(
    As tuas fotos cheias de pequenos pormenores deixam-me com uma vontade ainda maior de lá ir e permanecer durante uns dias.
    Ah! também adoro U2, mas desde há anos que não os vejo em concerto e da última vez que estiveram em Portugal não consegui arranjar bilhetes.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  17. Que saudades me deste agora... Adoro Barcelona. Cidade linda e cheia de cultura.
    Beijinhos.
    Susana B.

    ResponderEliminar
  18. margarida adorava conhecer barcelona.
    alias a sferias do proximo ano ha-dem ser em terras espanholas espero eu se nao antes

    hehe
    beijocas

    ResponderEliminar
  19. Brutal esta reportagem!!! ATÉ ME ARREPIEI, pois ando a programar uma viagem a esta cidade há imenso tempo, mas ainda não consegui lá ir. Estou àvida dessas imagens todas!!! :))))

    ResponderEliminar
  20. Olá!
    Sou a Patrícia algures de Odivelas;)
    Esta reportagem começa muito bem: BONO!!! Grande HOMEM! E ver os U2 em Barcelona, cidade fantástica, foi brutal!!! Em 2 anos fui 2 vezes a Barcelona e espero ir lá mais vezes. Grande cidade com muita cultura e praia;) Adorei tudo, mas ficou a saudade da comida portuguesa!!
    Proponho que leiam "A Sombra do Vento", Barcelona no seu melhor em meados do séc. XX.
    Boa reportagem;)

    ResponderEliminar
  21. Que saudades de tudo isto!!!!
    Bjs.
    Susana

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!