16 julho 2009

..as time goes by..

Um ano. Faz hoje precisamente um ano que dei vida ao figo lampo. O fascínio pela escrita, pela fotografia, pelo mundo dos sabores e dos cheiros, pelo gosto da cozinha, lançou-me neste blogue. Poderia perder-me aqui embrenhada na escrita e, quase sem tirar os olhos do teclado, discorrer palavras de agradecimento, de amizade, de carinho e simpatia sobre todos vós que diariamente me visitam. De igual modo me seria fácil descrever a forma como este blogue me alimenta a alma, me faz companhia e me enriquece dia após dia. Mas não o vou fazer. Vocês sabem-no tão bem quanto eu. Estou certa que o sentimento é o mesmo. Poderia dizer que se tornou um vicio, mas daqueles bons!
 
O certo é que um ano passou. Com ele estreitaram-se distâncias, receberam-se sorrisos, conquistaram-se amizades e acima de tudo partilharam-se vivências. O figo lampo cresceu e está mais rico, graças a vós. Obrigada!
 
A singela comemoração não seria plena sem a presença de uma receita. A escolha foi fácil. O chocolate conquistou os figos e os dois embriagaram-se em vinho do Porto e canela e rebolaram juntos no cacau. O resultado é provocante e foi flagrantemente adaptado daqui.

Sirvam-se porque estas são todas para vocês!
 
Trufas de chocolate negro com Porto e figos secos

Ingredientes: 150gr de chocolate negro em pedacinhos, 125gr de nata, 20gr de manteiga amolecida, 10ml de vinho do Porto, 1 colher de chá de canela, 40gr de figos secos triturados, cacau em pó para cobrir

(T): Numa taça pôr o chocolate partido, o vinho do Porto, a canela e os figos secos finamente triturados. Ferver a nata e deitar sobre o chocolate mexendo bem. Misturar a manteiga até que o preparado fique homogéneo. Refrigerar tapado com film no mínimo durante 4 horas ou de um dia para o outro. Preparar um prato com cacau. Moldar pequenas bolas com as mãos untadas com óleo ou manteiga e passá-las pelo cacau.


Obrigada!

36 comentários:

  1. tenho 2 palavras: parabéns e obrigada! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Minha Linda,

    PARABÉNS!!

    Um ano que passou cheio de receitas deliciosas, boas "estórias" e muito carinho e dedicação demostrado pelas tuas magnificas fotos.

    Queremos mais anos, continua assim.

    Bjos grandes
    Isabel Lourenço

    ResponderEliminar
  3. Parabéns por este ano, que seja o primeiro de muitos!

    ResponderEliminar
  4. Parabens Margarida
    Sem querer acabaste por dizer tudo...;)
    A escolha da receita assenta que nem uma luva,à ocasião.
    Muitos anos de vida ao Figo,à dona da cozinha e tambem aos outros projectos/obras.
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo aniversário! Isto dos blogs de cozinha é um vício bom, que se entranha e que nos abre portas de sabores e trocas muito compensadoras. Que venham muitos mais!

    Um beijo *
    Mariana

    ResponderEliminar
  6. Quem faz o que gosta, fá-lo com o coração...
    Cada sabor que descreves, cada receita, são o teu olhar sobre o mundo, pedacinhos de ti que nos ofertas com imaginação.

    Quando tiver o MEU cantinho, aquele com que já sonho, será certamente o teu blogue que conduzirá os meus tão inexplorados dotes culinários:)

    Obrigada

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Margarida!!
    Um ano que passou com muitas de receitas deliciosas.

    E fotos lindas,continua a dar-nos estas deliciosas receitas.
    Sempre com uma história para nos contares.
    A receita bem foi bem escolhida para está ocasião.E deve estar deliciosa.Parabéns!

    beijo

    ResponderEliminar
  8. Não poderia deixar passar este dia em branco!

    Há um ano atrás nascia o Figo Lampo, um projecto culinário, algo que de certa forma veio alterar AINDA MAIS a forma de comer lá em casa... lol! Nem imaginam o ela faz para fotografar os pratos :)

    Tem sido um orgulho para mim divulgar o Figo junto dos meus colegas e amigos.

    Gosto de te ver a criar as histórias dos teus post, a tua motivação, o teu brilho ao fazê-lo... mais recentemente quando alteras-te o layout, tudo...

    PARABÉNS meu amor!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns e que venham mais anos cheios de receitas deliciosas e muito obrigada pelas trufas devem ser deliciosas.

    ResponderEliminar
  10. Oh que lindas trufas! E que lindo este primeiro ano do Figo Lampo... Chei de coisas boas, de sabores, de imagens maravilhosas! Parabéns! Que este ano do Figo Lampo se repita por mais anos, sempre como um vicio bom, sempre com a alegria até agora sentida!

    Um beijo grande*

    ResponderEliminar
  11. que belissimas trufas!!!
    já agora parabéns!!

    ResponderEliminar
  12. Olá Margarida!

    P-A-R-A-B-É-N-S!!!...Muitos parabéns pelo primeiro aniversário do Figo lampo!

    Lembro-me perfeitamente das primeiras vezes que vim aqui e tenho adorado acompanhar a azáfama da tua cozinha! :)

    A tua versão de trufas com figo não poderia ser mais a propósito e, o toque do vinho do Porto, dá-lhes aquele sabor português que já é hábito por aqui!!

    Ficaram lindas!

    Um beijinho e até ao próximo aniversário! ;)

    Leonor

    ResponderEliminar
  13. Olá Margarida
    Parabéns, sabes para mim é sempre um prazer vir visitar-te, adoro o teu trabalho e consegues sempre trazer-me de volta ao meu querido Algarve.
    Uma maravilha de receita e as fotos ficaram lindissimas.

    P.S. Hoje estou de partida para Portugal x

    ResponderEliminar
  14. Margarida,

    Muitos parabéns pelo primeiro ano, espero que venham muitos mais porque este teu blog é uma maravilha!!!

    A Algarvia que vive em mim e que adora figos ficou deliciada com estas trufas ;)

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  15. Continua, é bom ter-te aqui...beijoca

    ResponderEliminar
  16. Margarida, parabéns pelo aniversário do blog.
    Estou sempre acompanhando e desejando segui-la nesse novo ano que agora se inicia.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  17. Muitos parabéns, num ano o Figo Lampo cresceu e tornou-se uma referência, muito se deve à tua amabilidade e simpatia :) Belas trufas!
    Espero não me esquecer da data assinalável da semana que vem he he

    ResponderEliminar
  18. Parabéns :D
    Esta receita, posso dizer que é uma combinação perfeita :D
    Jinhusssssss

    ResponderEliminar
  19. Parabéns pelo aniversário e pelas trufas. Nunca as imaginaria com figos! mas não duvido que sejam óptimas.

    bjs

    ResponderEliminar
  20. Parabéns..Que mais um ano venha firme e forte. Bjks

    ResponderEliminar
  21. Parabéns pelo aniversário do seu blog! Que venham muitos outros!
    Adoro a poesia do seu texto, sem falar nas fotos que tb são ótimas!
    As trufas ficaram magníficas! Adoraria provar uma com certeza.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  22. parabéns minha querida e que venham muitos mais anos repletos de coisas tão boas que sabes tão bem fazer,jinhossssssssssss

    ResponderEliminar
  23. Este teu figo é mesmo uma das minhas frutas preferidas!
    Por tudo o que de ti aqui transparece, se fosse uma flor este blog teria o cheiro perfumado de uma encantadora Margarida. :)

    São projectos como este que tornam a nossa blogosfera tão rica e apetecível: carisma, talento, simpatia e criatividade, resultam nas delícias que sempre nos trazes quando vão parar a umas mãos como as tuas.

    Um grande beijinho de parabéns e obrigada. :) :)

    ResponderEliminar
  24. Olá Margarida, tive o prazer de acompanhar este blog praticamente desde o inicio e ainda me lembro de quando o vi pela primeira vez! Tinhas o layout mais para a esquerda e fiquei logo rendida pelas fotos e pelo cuidado, pelos pormenores, como se tudo tivesse um lugar certo, as palavras, as fotos, o teu cunho pessoal. Gosto muito mesmo do Figo Lampo e espero que venham daí muitos posts! Parabéns!

    ResponderEliminar
  25. Amiga querida, parabéns pelo primeiro aninho deste blog maravilhoso!! Que ele tenha uma vida muito longa, e que você continue a nos presentear com sua simpatia contagiante, receitas e fotos maravilhosas!!
    Beijo enorme,

    Mari

    ResponderEliminar
  26. olá margarida,
    muitos parabéns por este primeiro ano, deste blog delicioso, pelas dicas, pelas fotos, por todas as palávras.
    cá em casa esta data também é muito importante :)
    (adoro apanhar figos e comê-los junto à piscina)
    abraço grande

    ResponderEliminar
  27. muitos parabens menina que continues este blog porque e maravilhosos.
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  28. Parabéns ao Figo!!!

    1 aninho muito delicioso cheio de cor e sabor.


    Pi

    ResponderEliminar
  29. Parceira querida, muitos, muitos parabéns!!! Seu blog é maravilhoso!!! As receitas são sofisticadas, as fotos sempre lindas e sentimos como és caprichosa e são doces e elegantes suas palavras.Vida longa ao blog!!! Tens aqui uma fã e amiga do Brasil. Bj grande.

    ResponderEliminar
  30. parabéns
    maravilha de receita
    bjs

    ResponderEliminar
  31. Muitos parabénsssssssss!!!!!
    Apesar de nem sempre comentar, gosto muito do seu blog e venho sempre dar aqui uma espreitadela.
    Acho uma delícia este blog.
    E que continue por muitos e muitos mais anos a supreender-nos com as suas surpresas.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  32. Olá Margarida,
    Estou de passagem por Lisboa, tenho muita pena de não ter podido fazer-te uma visita, mas com dois teenagers atrás de mim foi impossível sair para além de um raio de 15km, para eles tudo se passa de uma forma lenta, tudo é uma seca, enfim, é necessária alguma paciência.
    Mas o que importa é que mesmo estando apenas de passagem posso dar-te os parabéns, apesar de atrasados, pelo 1º aniversário do Figo Lampo e pela adaptação de uma das receitas da Leonor, que são sempre um sucesso.
    Beijocas
    Moira

    ResponderEliminar
  33. Parabéns pelo blog e venham de lá mais uns anitos de inspiração e boas receitas!

    ResponderEliminar
  34. Miga!!

    Parabéns pelo blog e pelo seu primeiro aniversário!

    Obrigada por partilhares connosco as tuas receitas que são .... deliciosas!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  35. Parabéns pelo maravilhoso e delicioso blog. Obrigada pelo serviço público que prestas!
    Venham muitos mais!

    beijos***

    ResponderEliminar
  36. Muitos parabéns ao blog! E que receita deliciosa que nos trazes!! bjinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!