Perdoem-me a ousadia. Eu sei que depois das festas não deveria estar a colocar aqui um bolo de chocolate. Eu própria deveria estar em contenção de calorias mas... um dia não são dias e o pecado de gula bateu bem forte (outra vez..)! O mais estranho é que desta vez o apetite era apenas por este bolo, mais nenhum. A sorte é que antes do Natal tinha ido a casa da minha mãe surrupiar umas teleculinárias antigas. Daquelas que me inspiraram nas minhas primeiras aventuras culinárias e das quais guardo boas recordações.
Este bolo é uma dessas aventuras. A primeira vez que o fiz deveria ter uns 7/8 anos.. Foi o maior bolo que fiz até hoje e lembro-me que na altura delirei com tamanho feito. E acho que foi este bolo o "culpado" pelo gosto de cozinhar. A fonte guardei-a religiosamente e o bolo fofo de chocolate passou a ser habitueé lá em casa. Hoje, muitos anos depois, voltou à cena. Fofo e grande como dantes. Afinal, a arte não era da cozinheira, era mesmo da receita. E assim se ilude uma criança durante anos... ; )
A receita é de uma teleculinária e doçaria de 1978, mais velha que eu precisamente um mês e um dia.
Ingredientes: 6 ovos, 75gr de chocolate em pó, 1 dl de água quente, 250gr de farinha, 300gr de aúcar, 3 colheres de chá de fermento em pó, 1 colher de café de sal fino, 1dl de óleo, 1 colher de sopa de açúcar para as claras, margarina para untar a forma
(T): Dissolva o chocolate com a água quente e deixe arrefecer. Num recipiente fundo misture muito bem a farinha e o açúcar e abra-lhes uma cavidade ao centro. Nessa cavidade deite as gemas, a mistura de chocolate e água, o óleo, o sal e o fermento em pó. Misture tudo muito bem e depois bata muito bem com varas (batedeira) ou colher de pau, 8 a 10 minutos.
À parte bata as claras em castelo bem firme, adicionando-lhes, quase no fim, uma colher de açúcar para fcarem bem seguras. Ligue-as cuidadosamente ao preparado anterior mexendo de baixo para cima, devagar, com ajuda de uma colher de pau, até tudo ficar bem misturado. Unte abundantemente a forma com a margarina, deite-lhe dentro o preparado, alise e leve a cozer em forno moderado (170º/180º) durante cerca de 1 hora.
Durante a cozedura não convém abrir muitas vezes o forno nem bater com a porta, principalmente na primeira meia hora. Se tiver que abrir faça-o com o máximo cuidado. Verifique se está cozido espetando-lhe um palito e retire do forno. Deixe arrefecer e desenforme.
Cobri com uma ganache de chocolate simples: levar 150ml de natas a lume fraco durante 2/3 minutos até ferver. Juntar 150gr de chocolate negro e ir mexendo até derreter completamente o chocolate e obter uma mistura homogénea. Deixar arrefecer ligeiramente e cobrir o bolo.
Notas:- Este bolo deve ser feito em forma de buraco alta ou então em duas formas. Eu usei uma forma de 10cm de altura e ele cresceu 2cm acima, descendo depois ao arrefecer 3,5cm (ver foto acima).
- Fica um bolo extremamente fofo e não muito doce, óptimo para acompanhar um chá.
Amiga querida, mas esse bolo está uma tentação só!! Que coisa mais linda... só reinicio minha dieta com força total na segunda-feira próxima, então, quem sabe nao me animo a bater um bolinho?
ResponderEliminarAmei a historinha da estrela do mar que você me enviou... muito linda! Obrigada pelo carinho que sempre me dedica.
Bjo grande,
Mari
Oi Margarida!! Essa receita vc pode dizer que é de família, pois já estava na sua casa antes de vc!rss
ResponderEliminarAdoro bolo de chocolate, e com essa calda por cima humm!
Beijinhos
Mas que delicia ... Cá em casa os bolos de chocolate sao os mais apreciados pelas miudas e pelo maridao...
ResponderEliminarVou ter que experimentar este..
Beijinhos e bom fim de semana
Liliana
ja me servia de uma fatia!!!
ResponderEliminarque delicia...
Esse bolo está uma verdadeira tentação.
ResponderEliminarTenho a impressão que não ficamos só pela 1ª fatia.
Bjos grandes e bom fim de semana
eu também adoro ir dar volta às revistas antigas de culinária da minha mãe, normalmente trazem sempre umas receitas excelentes.
ResponderEliminareste bolo deve ficar fantástico.
Com o frio que faz, é o bolo perfeito para a hora do chá! O único problema é que a hora do chá prolonga-se pelo dia todo :)
ResponderEliminarQue blog tão gostoso e bem temperado.Voltarei sempre.
ResponderEliminarTambém não resisto a um bolo de chocolate....
Docestemperos
E ainda bem que o fizeste, ficou um bolo excelente, bom fim de semana, bjs.
ResponderEliminarOlá Margarida!
ResponderEliminarIsso da contenção de calorias não é nada fácil e depois de tantas semanas a comer doces diariamente até me parece triste ter que cortar com o açúcar de um momento para o outro!...estás perdoada!:P
Eu admito que mesmo depois do Natal, comeria esse bolo de chocolate sem qualquer sentimento de culpa... quando o mal compensa, prefiro dar-me logo por vencida!!:)
Ficou mesmo com um ar fofinho de bolinho de avózinha... nhami nhami!!!:)
Margarida... K tentação esse bolo... k maldade, lá se vai a "dieta" ;)
ResponderEliminarHmmmm agora até me babei só de olhar!! Pois infelizmente não posso provar... só se fizer o bolinho hehe :p
ResponderEliminarDurante anos a fio ...fiz este bolo aos fins-de-semana...uma delícia...beijinho
ResponderEliminarGostei do teu blog, entre nos meus
ResponderEliminarwww.casaefogao.blogspot.com
www.blogsitesr.blogspot.com
www.intercessaodemulheres.blogspot.com
sILMARA
Adorei a receita...
ResponderEliminarA minha mãe tinha uma receita de bolo de chocolate que fazia todas as semanas, que era da teleculinária.
E agora não sabe onde está!
Eu tenho a impressão que é capaz de ser esta receita...
O próximo bolo que fizer, tem de ser este, para matar as saudades da minha infância.
Um beijo grande!
Que luxo esse bolo?! Adorei!
ResponderEliminarwww.saboresdalica.blogspot.com
Que pecado de bolo...´para mim bolos de chocolate sáo o que há de melhor em bolos...e esteeee
ResponderEliminarBjs
Abelha Maia
Ainda hoje acordo de manhã a pensar nas rabanadas e noutros doces de Natal, por isso podes colocar quantos bolos de chocolate quiseres que por mim tá óptimo!!!
ResponderEliminarBjs
Que engraçado este bolinho foi dos primeiros que fiz ainda miuda de uma teleculinaria da minha mãe que saiu em 23/8/1978...ate hoje e bolo para todas as ocasioes basta acrescentar uma cobertura...foi bom recordar
ResponderEliminar