19 dezembro 2008

Bolachas de corn flakes com pepitas de chocolate

Imagino que por esta altura as vossas cozinhas mais pareçam a fábrica de presentes do Pai Natal. : ) Na minha posso dizer-vos que já existem compotas e uma variedade grande de bolachinhas prontas a serem empacotadas. Na sala está instalada a área de arte finalização. Há de tudo, cestos, papel celofane, cartolinas de cores, laços e fitas de seda, fita-cola, tesouras e réguas. Este fim-de-semana promete!

Testei algumas receitas de bolachas e bolachinhas e ontem à noite não resisti a estas que tinha visto no blog da Marizé. Gostei bastante da consistência estaladiça delas. Na altura de as moldar apertei um pouco as bolinhas de massa com receio que se desmoronassem muito na cozedura, dai o aspecto delas, mais consistente e firmes do que as postadas pela Marizé. Mas adorei o resultado final!

Fiz algumas alterações a gosto e coloquei entre () as quantidades indicadas na receita original. Aqui fica:


Bolachas de corn flakes com pepitas de chocolate

Ingredientes: 125gr de manteiga sem sal, 130gr de chávena de açúcar mascavado claro (2/3 de chávena), 1 colher de chá de extracto de baunilha, 200gr de farinha (1 + 1/4 de chávena), 1 colher de chá de fermento, 2 colher de sopa (bem cheia) de leite (1), 40gr de corn flakes (1 chávena), 80gr de pepitas de chocolate negro (1/2 chávena)

(T): Peneire a farinha com o fermento e reserve. Amoleça ligeiramente a manteiga no microondas e bata-a com o açúcar e a baunilha até obter um creme. Adicione o leite e a farinha e bata até obter uma massa moldável. Use o gancho da batedeira e bata até a massa estar completamente aglomerada em volta do mesmo. Pegue na massa e com as pontas dos dedos desfaça-a até ficar em pedaços o mais pequenos possível. Deite os flocos de milho e o chocolate na tigela e cuidadosamente volte a unir a massa numa bola e ao mesmo tempo vá fazendo com que os flocos e as pepitas adiram à massa. Se necessário, repita a operação de “despedaçar” a massa e volte a unir numa bola. Molde bolinhas pequenas e coloque num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal ou tapete de silicone. Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 15 ou 20 minutos. Deixe arrefecer um pouco antes de transferir para uma grade e assim arrefecer completamente.

(B): Peneire a farinha com o fermento e reserve. Amoleça ligeiramente a manteiga no microondas e coloque no copo juntamente com o açúcar e a baunilha. Programe 5 min, 37º, vel 3. Deverá obter um creme fofo. Adicione o leite e a farinha e misture 15 seg, vel 5. Programe de seguida 2 min, vel espiga. Retire a massa para um recipiente e com as pontas dos dedos desfaça-a até ficar em pedaços o mais pequenos possível. Deite os flocos de milho e o chocolate na tigela e cuidadosamente volte a unir a massa numa bola, ao mesmo tempo que vai fazendo com que os flocos e as pepitas adiram à massa. Se necessário, repita a operação de “despedaçar” a massa e volte a unir numa bola. Molde bolinhas pequenas e coloque num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal ou tapete de silicone. Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 15 ou 20 minutos. Deixe arrefecer um pouco antes de transferir para uma grade e assim arrefecer completamente.


Notas:
- Caso queira umas bolachinhas mais compactas deve, ao formar cada bolinha, moldá-la e apertar um pouco a massa. Caso opte por esta solução deve espalmar um pouco a bola para que na cozedura não tenha dificuldade em "baixar".

14 comentários:

  1. Mas que lindas bolachinhas!! Devem ser uma maravilha com essas pepitas de chocolate!! :P
    Beijocas e boas festas!!

    ResponderEliminar
  2. UAU! Eu não conhecia este cantinho, e logo quando decido aparecer encontro estas bolachinhas, que honra!

    Ainda bem que agradaram pois são de facto deliciosas.

    Bj

    ResponderEliminar
  3. Margarida querida, que lindas bolachinhas você fez.... adorei, o aspecto está divino... parecem deliciosas!! Aproveito para agradecer o carinho e a preocupação comigo lá no meu blog... adoro você!!!
    Beijo grande..

    ResponderEliminar
  4. vais mandar-me um saquinho dessas bolachas, certo?
    ficaram lindas... vou ficar á espera... lol

    ResponderEliminar
  5. Que lindas ficaram as tuas bolachinhas...beijinho

    ResponderEliminar
  6. Ficaram bem bonitas. Lembram-me umas que existem e que têm sultanas :) Ficaram mesmo parecidinhas!!

    ResponderEliminar
  7. Estes teus biscoitos estão lindos!
    Antevejo um fim-de-semana bem produtivo!

    ResponderEliminar
  8. Olá Margarida
    Não te esqueças de mim que estou longe do meu querido Algarve.
    Ficaram bem amorosos os teus biscoitinhos e deliciosos de certeza.
    Desejo-te um Natal muito feliz.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Eu também vi estas bolachinhas no blog da Marizé e tinham um aspecto delicioso!

    As tuas ficaram perfeitas!...com a fábrica do Pai-Natal em casa, não poderia esperar outra coisa!:)

    ResponderEliminar
  10. Tal como a ameixa dissa parecem as bolachas corintios.
    Bem bonitas e coradinhas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. a mnh casa tb estava assim finalmente acabei
    bjos piratas e boas festas :)

    que bolachas deliciosas

    ResponderEliminar
  12. Desejo-te um Feliz Natal eu Bom Ano Novo com tudo o que desejares.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Eu cá gostei da ideia ;)
    Beijinho e Feliz Natal

    ResponderEliminar
  14. Minha nossa!
    Cadé o corn flakes que costuma tá de fora? Fugiu?!
    Vo ve se encontro.
    Tchauzinho memo

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!