Como sabem sou algarvia de gema. "Moça marafada" como por cá se costuma dizer. Mas sou em tudo. No sotaque, no gosto pelas tradições, pelos usos e costumes e, claro está, pela gastronomia. Acho que cada região tem os seus atractivos próprios que não são mais do que os ricos legados que os antepassados foram deixando e que escrevem a história de cada recanto do nosso país. É isto que nos distingue e nos torna mais ricos.
Sou uma apologista de manter as tradições e recriá-las, de uma forma mais ou menos actual, mas sem nunca as esquecer. Ainda este sábado, dia de Todos os Santos cá em Portugal, fiz questão de comer os bombons de figo, as estrelas e os figos cheios como me lembro de o fazer há anos! E estas tradições sabem tão bem...
E como andava há uns tempos com apetites de massada de peixe, que é um prato típico do Algarve, no sábado de manhã no mercado deitei os olhos a umas chaputas e não pensei duas vezes. Vieram no saco já esfoladas e arranjadas, prontas para a bela massada.
Querem saber como fiz?
Massada de peixe e marisco
Ingredientes: 1 chaputa grande (ou outro peixe de polpa dura), 300gr de mistura de mariscos (miolo de amêijoa e mexilhão, camarão e delicias do mar), 2 1/2 chávenas de água da cozedura do peixe (aproximadamente 1 lt), 1 chávena mal cheia de massa cotovelinhos, 2 tomates maduros pelados e sem grainhas, 1/2 pimento verde, 1 cebola grande, 3 dentes de alho, 2 colheres de sopa de vinho branco, um punhado de coentros frescos, 1 folha de louro, hortelã, azeite, sal e pimenta q.b.
Cozer o peixe em água com sal. Coar a água da cozedura e reservar. Limpar o peixe de espinhas e peles e separá-lo em lascas.
Picar a cebola e os dentes de alho e levar ao lume num tacho de barro com o azeite. Quando estiverem translúcidos adicionar o tomate e o pimentos em cubos, a folha de louro e os coentros. Regar com o vinho e deixar cozinhar uns minutos. Juntar a mistura de mariscos e a água da cozedura. Temperar com sal e pimenta a gosto, tapar e cozinhar uns minutos. Juntar a massa, voltar a tapar o tacho e deixar em lume brando cerca de 20/30 minutos, até a massa ficar al dente. Rectificar temperos se necessário, adicionar o peixe e apagar o lume.
Colocar a hortelã, deixar apurar uns minutos com o tacho tapado e servir.
Posso-vos garantir que matei, e bem, as saudades!
No final faltava algo doce e como não havia sobremesa, improvisámos um gelado de natas com pedacinhos de fudge brownie e topping de chocolate (passo a publicidade nas fotos). Maravilha!
Boa semana!!
Margarida..
ResponderEliminarEste seu prato está de babar.. Adoro massada de peixe, vou experimentar a ver se a minha filhota come um pouco de peixe sem reclamar :)
bjinhus
Acho bem que se mantenham tradições, especialmente as tradições culinárias :)
ResponderEliminarEssa massada está com uma cara boaaaaa ;)
Olá Margarida,
ResponderEliminarAdoro massada de peixe e deliciei-me com as fotos desta. Nós cá em casa não costumamos colocar os bichinhos, vulgo marisco. :) Mas acho uma excelente ideia. Na próxima vez coloco. Parabéns pelo prato excelente.
Um abraço.
Susana.
ola amiga , ja sabes que eu nao aprecio marisco, msa tenho que confessar que essa massada de marisco está cá com um aspecto delicioso.. O luis ia adorar..
ResponderEliminareu ficava mesmo so com a sobremesa.. que esta divinal...
beijinhos
liliana
Ficou fantástica essa massada!
ResponderEliminarCom o peixe bem tradicional... de delícia!
Há muito que não faço massada e adoro,a tua tem os temperos ao meu gosto.Apesar de serem 11h da manhã já a comia...que saudades!A sobremesa complementou bem essa bela refeição!
ResponderEliminarBj
Margarida querida, me apaixonei perdidamente por essa massada! Quando estivermos com peixe em casa vou tentar fazer, pois está apetitosa demais... adoro frutos do mar, peixes e macarrão também.
ResponderEliminarBeijo grande!!
Ai que delícia de massinha, adoro comer peixinho com massa ou com arroz, come-se sempre tão bem! O teu pratinho ficou mesmo com bom aspecto, parabéns!! Beijocas
ResponderEliminareu também sou uma algarvia marafada com muito orgulho da minha provincia e das minhas raízes.
ResponderEliminare como tal adorei esta tua massada.
para a próxima avisa que eu vou a correr bater-te á porta.
me parece uma excelente pedida pra sábado
ResponderEliminarbjks
Olá Margarida
ResponderEliminarEspero que estejas bem.
Desde que voltei não tenho parado e tem-me sido impossivel visitar os blogs dos amigos.
A tua massada está uma maravilha, que felizardos são os que te têm por perto, sempre comendo pratos deliciosos.
A tua introdução trouxe-me boas recordações (bonbons de figo, estrelas e os figos cheios).
Beijinhos para todos
Olá Margarida!!
ResponderEliminarÉ uma pena que se percam as tradições...e é bom que haja pessoas como a Margarida para as manter vivas!...
...vivas e deliciosas!!
Essa massada de peixe e marisco devia estar maravilhosa!
(e acabou em grande!;))
:)
Este é um dos meus pratos preferidos:-)e estas fotografias estão deveras tentadoras, lindas.
ResponderEliminarBjs :-)
Aqui para as minhas bandas essa massada tb é muito frequente, tb não admira é mar por todos os lados menos um hehe, senão era uma ilha hehe ficou mesmo boa e o gelado do fim com hersheys OMG!!!
ResponderEliminarMargarida, que bela massada essa! É um prato que adoro e faz tempo que não como. Nunca lhe juntei marisco mas gostei bastante da ideia.
ResponderEliminarbeijinhos
Que belo prato! Adorei essa maneira de fazer peixe e mariscos!
ResponderEliminarwww.saboresdalica.blogspot.com
Mesmo como eu gosto..... e com uma raminho de hortelã por cima para aromatizar.....
ResponderEliminarBjos