10 novembro 2008

Desafio literário, o fim-de-semana e as lagartas do quintal

A Canela do blog Sabores de Canela lançou-me o desafio de:
  • exibir 3 livros que gostamos
  • lançar o desafio a 5 amiga(o)s da blogosfera

Como ela também optei pelo tema do blog, principalmente por não me ser fácil nomear apenas 3 dos livros que fazem parte da minha biblioteca literária.


Escolhi 2 livros que já tenho há algum tempo na estante da cozinha e aos quais recorro habitualmente para sugestões, dicas e técnicas e ingredientes. Troquei o 3.º livro por duas revistas a que sou bastante fiel, que não dispenso nunca e que são uma excelente fonte de inspiração:


- O livro de Pantagruel, 62.ª edição, 2002

- Doçaria Tradicional Portuguesa do Chefe Silva, 1.ª edição, 2000

- Revista Saberes e Sabores, da Vaqueiro e Revista blue cooking


Passo este desafio às cozinheiras:


Ana, do Magic Flavours

Mari, do Mari's Kitchen

Téia, do Banquetes e Lanchinhos

Susana, do Menos Calorias, Mais Vida!

Liliana, do Surpresas Coloridas


Este fim-de-semana foi passado no norte, em Matosinhos. O marido teve uma prova de vela e nós lá fomos quase com a casa atrás. Sim porque ir passar o fim-de-semana fora com um bebé de 12 meses é assim.. O tempo estava frio e chuvoso e não deu para grandes aventuras. Mas deu para comer um leitãozinho na Mealhada e provar um excelente arroz de serrabulho acompanhado por rojões e as frituras de belouras. Divinal!


O arroz de serrabulho tem um sabor muito característico e é feito com o sangue do porcoe as carnes desfiadas. No seu tempero é bastante importante o
sumo de limão, louro, cravinho e cominhos do arroz. Os rojões são servidos em travessa à parte juntamente com as frituras de belouras e são acompanhados de batata alourada em banha de porco e cortadas em cubos. Aconselho vivamente!


O regresso a casa foi ontem por volta das 23h30, com muito cansaço e anseio por uma boa noite de sono. E hoje, quando fui ao quintal ver as minhas plantinhas e ervas aromáticas, deparo-me com um triste cenário.. Três verdes lagartas deram fim, literalmente, à minha hortelã que ainda na sexta-feira estava coberta de dezenas de folhas verdes. Fiquei capaz de comer as lagartas à dentada! E ainda houve uma que passou para o vaso do manjericão e furou duas folhas. Mas, ao que parece, a bicha não era fã destas ervas mais modernas e ficou por ali. O que vale é que elas não se lembraram de ir ao canteiro da salvia, dos coentros e da salsa porque há ums meses acabaram-me com a cultura.. Mas hoje já lhes trato da saúde, ai trato, trato!


Vejam lá como ficou..

Photobucket

7 comentários:

  1. Mas que belo fim-de-semana! Pena que o tempo no Norte seja sempre pior... frio e chuvoso... Ao menos que tenha dado para comer umas belas iguarias da nossa comida portuguesa!!:)
    Depois de uma viagem longa, acredito que o cansaço seja imenso (não sou nada fã de viagens de carro) e tudo o que menos apeteça seja chegar a casa e deparar com essas lagartas comilonas! (confesso que o meu senão em relação às borboletas...é saber que foram lagartas!)
    Agora é ter paciência e esperar que essas ervinhas cresçam para nos apresentares mais pratos deliciosos e bem aromáticos!;)

    ResponderEliminar
  2. Parceira lindona, ôba, adorei o desafio e já vou postar, obrigada por lebrar de mim. Eu não conheço os livros, mas a Blue Cooking chega aqui e tenho umas edições, é mesmo uma leitura maravilhosa e as fotos? Lindas demais. Nossa, o final de semana foi animado, cansaste, mas a 'comilança foi boa", quantas delícias, imagino! Suas ervas estão lindas, tadinha da hortelã...eu também planto aqui em casa, as sálvias, coentros e salsas ficaram lindas, a cebolinhas mais ou menos, e a hortelã e o manjericão, nadica d enada, vou tentar de novo. BJ grande amiga.

    ResponderEliminar
  3. Querida Margarida
    É com muito prazer que aceito o teu desafio, vou têr que organizar as coisas.
    Já aos anos que não vou ao Norte de Portugal.
    Conheço bem a sensação das pestes que invadem as plantinhas e devoram-nas sem piedade. Para elas, as pestes, eu tenho um cantinho no meu jardim, chamado "the slaughter corner".
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Margarida
    Parece que o Pantagruel é comum a muitas cozinhas...Tambem costumo comprar a Sabores,mesmo não usando vaqueiro..da Blue cooking sou assinante,esse do chefe não conheço...
    Obrigada por teres participado.
    Quanto aos danos que as tuas ervinhas sofreram só prova que são biologicas!;)

    ResponderEliminar
  5. Pois é, a minha hortelã, manjericão e cidreira também sofreram ataque de lagartas verdes que depois viraram castanhas. Ficou só os pauzinhos das aromáticas. Não fui capaz de contaminar o solo com insecticida, cortei tudo e voltei a semear noutros vasos ;)

    ResponderEliminar
  6. Gostei das tuas preferências, vou estar mais atenta á revista Cookinkg que por vezes pode ser uma boa alternativa ás tradicionais que são muito repetitivas ano após ano.
    Quanto ao teu passeio, no Norte come-se muito bem, quase que não há sol e sempre se faz umas comprinhas.
    Agora o ataque da lagarta é que não foi nada bom, imagino a tua desilusão mas acredito que vai crescer tudo de novo.
    Beijinhos
    Pi

    ResponderEliminar
  7. Leonor, a gastronomia é sempre a parte melhor das viagens. Compensa a viagem e o cansaço. : ) bjo

    Téia, a blue cooking é excelente e só as fotos deixam logo água na boca. Boa sorte para o manjericão e a hortelã. bjo

    Ana, adorei o salughter corner! : )bjo

    Canela, foi com muito prazer! Este do chefe Silva comprei há uns bons anos e é muito bom no que diz respeito à nossa doçaria tradicional. bjo

    Ameixa, normalmente é o que faço. A 1.ª vez que sofreram um ataque a salsa e os coentros desapareceram sem deixar rasto. Nem a lagarta vi.. A hortelã também mas essa conseguiu rebentar depois e agora que estava linda pronto.. Mas ontem já catei as lagartas e hoje vou-lhe cortar os tronquinhos para rebentar de novo. Que pestes!!! bjo

    Pi, concordo contigo. Costumo comprar a Mulher Moderna na Cozinha às vezes porque as teleculinárias estão tão repetitivas que acho que não valem o dinheiro que custa. Mas estas duas que referi são excelentes!
    bjo

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!