Há dias tive visitas para jantar. Como o tempo é pouco, resolvi descongelar um lombinho de porco, bem generoso no tamanho, e temperar de véspera. Como o fazer depois isso era problema do dia seguinte, por isso não me preocupei muito. Depois do trabalho passei no supermercado e deparei-me com umas ameixas secas lindas que deram a dica para o final da receita! Ficou com cheirinho de Natal mas soube muito bem!
Ingredientes (para 3/4 pessoas):
Para o tempero: 1 dl de vinho branco, 1 folha de louro, 6 dentes de alho, 50gr de banha, 1 colher de sopa rasa de colorau (pimentão doce), sal grosso e pimenta preta q.b.
Para o lombo: 1 lombinho de porco grandinho (este tinha 700gr), 6 fatias de bacon, 7a10 ameixas pretas secas, 40gr de banha, 50 gr de margarina, 1 colher de sopa de mostarda de dijon
Para o arroz de pinhões: 1 chávena de arroz vaporizado mal cheia, 2 chávenas de água, 2 colheres de sopa de pinhões, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de azeite, sal q.b.
(T): Num almofariz coloque os alhos e esmague-os bem. Junte o colorau, a folha de louro em bocadinhos, o sal e a pimenta moida na altura e misture bem. Junte a banha e envolva até obter uma pasta. Barre o lombo com esta pasta, regue com o vinho e deixe marinar de um dia para o outro.
Corte o lombo na horizontal de forma a obter a forma de um bife (2 cortes: 1.º corte para um lado e segundo corte para o outro). Disponha em cima as fatias de bacon e as ameixas descaroçadas e abertas ao meio (espalmadas). Feche o lombo enrolando-o como uma torta e prenda as extremidades com palitos (pode sempre utilizar fio de cozinha). Barre-o com a mostarda.
Coloque-o numa travessa de ir ao forno, regue-o com o tempero e disponha por cima a banha e a margarina em pequenas nozes. Leve ao forno a 180º durante cerca de 30/40 minutos (verificar a cozedura).
Faça entretanto o arroz. Coloque num tacho os dentes de alho laminados na vertical e o azeite. Deixe alourar e junte o arroz e os pinhões. Frite 2/3 minutos e junte a água a ferver. Tempere com sal e deixe cozer o arroz.
Bom dia!!!
ResponderEliminarTenho a certeza absoluta que as "visitas" adoraram!!!
A carne tem óptimo aspecto...quase que consigo imaginar o saborzinho agridoce...depois com um arroz de pinhões!...parece-me uma conjugação perfeita!
Mas que delícia de jantar!!!
ResponderEliminarVou fazer-me de convidada também!
Parabéns, ficou tudo com um aspecto fantástico!
Que delícia de refeição!! Para a próxima faço-me de convidada!! hehe :P
ResponderEliminarque delicia de jantar.... assim ate eu queria ser convidada tambem...
ResponderEliminaradorei a receita
beijinhos
liliana
Que excelente ideia Margarida! Esses lombinhos parecem-se deliciosos!!
ResponderEliminar****
Combinação perfeita...achei graça falares do Natal pois é uma receita que costumo fazer no Natal também e com o arroz de Pinhões...deliciosa...beijinho
ResponderEliminarGosto de tudo,do lombinho e do arroz!
ResponderEliminarBj
Carne de porco é algo que combina divinamente com frutas e coisas adocicadas me encantei com sua receita!
ResponderEliminarmas que delicia de jantar.....
ResponderEliminarbjos e até amanhã
Olá Margarida
ResponderEliminarUma receita genial. Eu adoro a combinação de fruta na comida.
Tenho as papilas a começar a funcionar, só de olhar para a foto.
Adorei
Margarida, tenho a certeza de que as visitas adoraram o jantar. Está tudo com um aspecto fabuloso. Eu adoro carne de porco recheada com ameixas.
ResponderEliminarbeijinhos
Gosto da combinação doce/salgado... e com arroz de pinhões a acompanhar, uma delícia.
ResponderEliminarBjs
Olá!
ResponderEliminarFico feliz que seja sua companheira no desafio! Beijos!
Carne de porco com ameixas é uma combinação que de tão boa já é um clássico e com arroz de pinhões ainda melhor!O aspecto é lindo!
ResponderEliminarBeijinhos
Olá, Margarida estava sumida, agradeço a sua visita, esta sua receita parece ser bem apetitosa, adoro comida agridoce.
ResponderEliminarbjs
Margarida,
ResponderEliminarVim retribuir a visita e me deparei com essa receita maravilhosa!
Parabéns pelo blog e pela simpatia!
bjo.
Elaine
O que eu gosto de ameixas secas... não tem explicação. E de figos? UIII... é a loucura ;)
ResponderEliminar