30 agosto 2008

Portobello recheado a dois


Desde que experimentei uma vez uma receita de portobello no forno que fiquei fão destes grandes cogumelos. Nem sempre os encontro nos super's cá do sítio mas quando os avisto nas prateleiras não escapam. De receita original fui ajustanto alguns ingredientes ao meu paladar e finalmente achei o sabor final que hoje partilho convosco.

Para um jantarzinho de duas pessoas vão precisar de:

Ingredientes: 2 cogumelos portobello, 1 cebola pequena, 1 dente de alho, 1 colher de sopa de cubos presunto + 1 colher de sopa de bacon fumado, 3/4 metades de tomate seco (cerca de 30gr), 3 colheres de sopa de polpa de tomate, 0,5 dl de vinho branco, 1 folha de manjericão fresco (das grandes), 2 fatias de queijo mozzarela, 3 colheres sopa de azeite, pimenta q.b.

(B): Lave bem os cogumelos, corte-lhes os pés (ou o que resta deles) e uma fina base no topo e reserve. Coloque a cebola em quartos e o alho no copo e dar 4 golpes de turbo. Limpe as paredes do copo com uma espátula e juntar o azeite, o bacon e o presunto. Cozinhar 5 min, 100º, vel 11/2. Juntar os pedacinhos dos cogumelos, o tomate seco, a polpa de tomate, o manjericão e o vinho. Temperar com pimenta moida a gosto e cozinhar durante 4 min, tem varoma, vel 11/2. No último minuto retirar o copinho para apurar o molho. Triturar tudo 30 seg, vel 4-5. Dispôr os cogumelos numa travessa, rechear com o preparado e cobrir com uma fatia de queijo mozzarela. Regar com um fio de azeite e levar ao forno a 180º até estarem dourados (cerca de 12/15min).

Por norma acompanho com risotto de cogumelos porcini. Pode servir como entrada mas o tamanho de cada cogumelo compromete o prato seguinte. ; )

Bom apetite!

10 comentários:

  1. Isso é mesmo muito, muito bom! :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Que bonitos que ficaram...excelente sugestão para dois...beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá Margarida
    Gostei muito da tua receita de cogumelos portobello recheados. É verdade mas é mesmo um problema para encontrar esses cogumelos aí nos supermercados. Os teus estão muito bem gratinados, têm um douradinho excelente.
    Desejo-te um bom fim de semana.
    Beijinhos

    P.S. Hoje fez um dia excelente aqui na Inglaterra, assim que organizamos um barbecue aqui em casa.

    ResponderEliminar
  4. gostei dessa sugestão, que parece-me excelente!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Margarida
    Adorei a tua receita!
    Bj

    ResponderEliminar
  6. Adorei esta receita ,deve ser deliciosa
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pela visita ao receitas e vida. Não conhecia o teu blog e foi uma agradável surpresa. Vou colocar nos meus favoritos.Bjs.

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto imenso de cogumelos, estes ficaram divinais!! Adorei!! ;) Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Ainda não provei portobello mas acredito que seja uma delícia. Adoro cogumelos e se forem a gratinar ainda melhor ;)

    ResponderEliminar
  10. Nunca tinha provado portobello e adorei. Esta receita é maravilhosa!!!! Aqui estão os meus http://receitasdapatanisca.blogspot.com/2009/02/portobello-recheados.html

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!