25 agosto 2008

Pastéis de Bacalhau


Em casa dos primos em Nova Iorque conseguimos esquecer-nos que estamos longe de casa e da comidinha que o nosso paladar tão bem conhece.

No frigorifico e nas prateleiras as embalagens grandes não enganam quanto à proveniência mas no quintal, o vermelho dos tomates sobressai do verde das tomateiras. A salsa, o majericão, a hortelã e até uns morangueiros completam a pequena hortinha.

O cheirinho a pão caseiro também paira lá por casa e de vez em quando sai uma daquelas fornadas que dá para umas semanitas, bem acondicionada no congelador.

E se há coisa que os primos gostam muito é de pastéis de bacalhau. Eu já tinha enviado a receita por e-mail mas agora quando lá estive a Rosália pediu-me para os fazer porque, diz ela: "os meus não me saem tão bem.." Eu como adoro (mas adoro mesmo!) acedi logo ao pedido e numa tarde de cozinha fiz uma dose de 50 pastéis de bacalhau. Metade para comer na hora e outra metade para congelar. A receita é do senso comum mas vale sempre a pena relembrar e partilhar! Aqui fica:

Ingredientes: 5 postas de bacalhau previamente demolhado 5 batatas médias 4 ovos 1 cebola média salsa sal e pimenta q.b.

Cozer as batatas e o bacalhau na mesma água, com um pouquinho de sal. Entretanto picar finamente a cebola e a salsa e bater as claras em castelo. Reservar. Depois de cozidos, reduzir as batatas a puré e retirar a pele e as espinhas do bacalhau. Desfiar o bacalhau bem miudinho para um recipiente - eu faço esta operaão à mão mas pode ser utilizado uma picadora ou um almofariz. Juntar a cebola e envolver. Incorporar de seguida o puré de batata. Juntar 4 gemas e envolver bem. Temperar com pimenta e sal caso necessário. Juntar a salsa e misturar bem para que todos os ingredientes fiquem ligados.

Com o auxilio de uma colher de pau, incorporar aos poucos as claras em castelo no preparado e envolver delicadamente até obter uma massa homogénea.

Moldar os pastéis com a ajuda de duas colheres de sopa e fritá-los em óleo bem quente. Quando estiverem douradinhos retiram-se para um parto com papel absorvente e deixa-se arrefecer.

Para congelar basta dispô-los num recipiente largo forrado com pelicula aderente e levar ao congelador. Pode optar por deixá-los nesse recipiente desde que devidamente tapado ou colocá-los num saco de plástico bem fechado.

9 comentários:

  1. Margarida atravessas o Atlantico e fazes logo pasteis de bacalhau!
    Tambem gosto muito dos pasteis e da tua foto.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Também gosto imenso de pastéis de bacalhau, infelizmente só eu lá em casa...
    Ficaram com um aspecto delicioso estes teus pastéis!
    Uma imagem realmente vale bem mais que mil palavras...

    ResponderEliminar
  3. Agora bem que ia um pastelinho, que saudades.
    Já faz algum tempo que não como.
    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Nota mil para esses lindos bolinhos de bacalhau, humm fico aqui só imaginando o sabor!!! hehe

    ResponderEliminar
  5. Que lindos pasteis de bacalhau, gosto muito mas nunca os fiz... um dia hei-de experimentar! Beijocas

    ResponderEliminar
  6. De repente achei que tinhas acabado de chegar e tinhas ido logo a correr fazer pasteis de bacalhau...lol...mas afinal não, foi para a familia...muito bem...ficaram lindos...bj

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a todas!
    Isabel, experimenta que não vais querer mais outra coisa! São fáceis de fazer e são deliciosos! Bjss

    ResponderEliminar
  8. Olá tb sou fã de pasteis de bacalhau...pois cá em casa sou a unica...por isso é que já não como á uns tempos.
    Deu-me saudades...até senti o cheiro.
    parabens
    bjs
    Abelha Maia

    ResponderEliminar
  9. Ablha, quando fizer cá em casa convido-te logo!
    Bjs grandes

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!