14 fevereiro 2008

Ervilhas (ou griséus) com ovos

Este prato é dos que mais vezes se come cá em casa. As ervilhas, os ovos e os coentros vêm direitinhos da horta da sogra! Eu faço sempre assim (agora na versão Bimby), para duas pessoas:

Igredientes (+/- a olho): 500gr de ervilhas 150gr de água rodelas de chouriço (umas 6/7) tirinhas de bacon (uma colher de sopa cheia) toucinho a gosto 2 ovos coentros frescos picados azeite e sal q.b. 1 pitada de açúcar


Bimby (B):
Colocar no copo o azeite, o chouriço, os pedacitos de bacon e um pouco de toucinho (caseiro se possível) e cozinhar 3min, temp varoma, vel colher inversa. Juntar a água, as ervilhas, os coentros frescos picados, sal a gosto e uma pitada de açúcar (é segredo..) e cozinhar 13min, 100º, colher inversa. Entretanto bater ligeiramente os ovos (com um garfo) e juntar no final do tempo. Deixar mais 3min, 100º, colher inversa.

Tradicional (T): Colocar na panela de pressão o azeite, o chouriço, os pedacitos de bacon e um pouco de toucinho (caseiro se possível) e deixar alourar durante 2/3 minutos. Juntar a água, as ervilhas, os coentros frescos picados, sal a gosto e uma pitada de açúcar (é segredo..) e cozinhar até levantar pressão. Entretanto bater ligeiramente os ovos (com um garfo), juntar às ervilhas e deixar cozinhar com a panela fechada até levantar pressão novamente.
Nota: Caso goste pode, para além dos ovos mexidos, juntar 1 ovo inteiro por cada pessoa em cima das ervilhas sem misturar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!