08 julho 2010

As recordações são como as cerejas...

Estamos (já) em Julho. Definitivamente, o meu mês. É o mês do meu nascimento. Mas não é só isso que o torna especial.
Julho sempre marcou o início das férias grandes. Julho trazia as primeiras idas à praia. Os primeiros banhos de mar. De manhã à noite. De chinelas nos pés e saco às costas fazíamos muitas vezes o caminho para as 4 Àguas a pé. Dinheiro para o autocarro não havia, os pais nem sempre nos podiam levar e nem sempre conseguíamos apanhar a carreira desde Tavira. O saco pesava e debaixo daquele sol tornava-se quase impossível caminhar.
Alugávamos uma palhota, ou deixávamos os sacos na palhota de alguém que já lá estivesse e que haveria de ir embora mais tarde. Se já estava paga, melhor!
Nessa altura a sombra pouco mais servia do que para colocar os sacos e privar ao máximo as sandes e a fruta do calor. Se me lembro, fazíamos baguetes com delicias do mar e alface para parecer que tínhamos ido comprar ao apoio de praia. Embrulhadas em film ficavam tal e qual.. A fruta, normalmente uvas, melão ou melancia vinha guardada em pequenas caixas de plástico bem fresquinhas.


E o ritual mantinha-se. Chegar, estender toalhas, ir até à água, espalhar o óleo de coco ou cenoura na pele ainda molhada e lagartar ao sol (meu Deus, grandes escaldões apanhei..).
Quando o sol estava a pique e começava a queimar os pés sentávamo-nos à sombra e comíamos regaladas as sandes de delícias do mar. Depois era hora de estender o corpinho na toalha e deixarmo-nos embalar pelo som do mar naquele sono tranquilo e salgado.
Nos fins de tarde ainda havia tempo para ler um livro, para fazer uns joguinhos de voley e claro, comer uma bola de Berlim. Dispensávamos o papel para no fim lambermos o açúcar que ficava agarrado aos dedos.


O dia de praia estava no fim e o pessoal acumulava-se nas filas para o barco. Os ombros picavam da mistura de sol e sal. O biquíni ia marcado no vestido pelo mergulho final. O cansaço fazia-se sentir mas resistíamos. Era tempo de chegar a casa, tomar um banho rápido e vestir aqueles modelitos curtos, leves e de cores quentes que faziam notar o tom bronze de um dia de praia. E a noite estava mesmo a começar..





Bolo recheado de cerejas
Ingredientes: 500g de cerejas, 2dl de natas espessas, 150g de açúcar em pó (coloquei 80g), 5 ovos, 250g de farinha com fermento, 2-3 colheres de sopa de kirsch (não coloquei), 1dl de leite, 1 pitada de sal, 25g de manteiga

(T): Lave as cerejas, tire-lhes os pés e os caroços. Reserve.
Misture as natas e o açúcar num tigela.
Parta 3 ovos e separa as gemas das claras. Coloque as gemas numa taça, junte-lhe os outros 2 ovos e misture. Adicione depois o preparado das natas. Incorpore, pouco a pouco, a farinha, misturando delicadamente. Quando a massa estiver homogénea junte o kirsch e o leite em pequenas quantidades. Ligue o forno a 200º.
Bata as claras em castelo firme com o sal e incorpore-as delicadamente na massa.
Deite um terço do preparado numa forma com cerca de 24cm de diâmetro, previamente untada com manteiga. Junte metade das cerejas. Cubra com mais 1/3 da massa e depois junte as cerejas e de seguida a massa restante.
Leve ao forno durante 45 a 50 minutos. Deixe o bolo arrefecer fora do forno, depois desenforme-o sobre uma grelha. Sirva frio.

(B): Lave as cerejas, tire-lhes os pés e os caroços. Reserve.
Coloque o açúcar e as natas no copo e misture 30seg na vel 3. Reserve.
Parta 3 ovos e separa as gemas das claras. Coloque as gemas no copo da bimby junte-lhe os outros 2 ovos e misture 15 seg na vel 4. Adicione depois o preparado das natas 10 seg na vel 3. Ligue a máquina na vel 2 e vá deitando a farinha, pouco a pouco, pelo bucal. Quando a massa estiver homogénea junte o kirsch e o leite em pequenas quantidades e envolva com ajuda da espátula. Reserve. Ligue o forno a 200º.
Lave bem o copo e seque-o. Encaixe a borboleta. Bata as claras em castelo firme com o sal 3 min vel 3 ½. Incorpore-as delicadamente na massa.
Deite 1/3 do preparado numa forma com cerca de 24cm de diâmetro, previamente untada com manteiga. Junte metade das cerejas. Cubra com mais 1/3 da massa e depois junte as cerejas e de seguida a massa restante.
Leve ao forno durante 45 a 50 minutos. Deixe o bolo arrefecer fora do forno, depois desenforme-o sobre uma grelha. Sirva frio.

Notas:
- Receita adaptada do livro Lanches, da colecção 100% sabor Larousse;
- Com a quantidade de açúcar utilizada obtive um bolo pouco doce que se tornou ideal para comer com o doce de cerejas que tinha feito no dia anterior;
- O bolo fica com uma textura bem leve e fôfa.

Dicas:- Não deite fora os pés das cerejas, deixe-os secar para fazer chá.

18 comentários:

  1. Revi os dias passado na praia com os meus amigos, ás vezes bate uma saudade.Escaldões também apanhei!!

    Um bolo muito bom!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que nostalgia boa! :D
    Adorei a descrição... Senti-me lá a observar e tudo eheh
    É verdade as recordações são como as cerejas...! Doces e intemporais! :)
    O bolo ficou óptimo!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Que delícia de texto/descrição.

    O bolinho com cerejas está uma tentação.

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Fizeste-me lembrar o tempo que vivi em Portimão e que faziamos o caminho a pé até à praia em bando pelo meio das alfarrobeiras, o calor apertava, o caminho de Portimão à Praia da Rocha ainda era longo mas a nossa vontade de lagartar ao sol fazia com que parecesse curto.
    Boas recordações e que bonito bolo.
    Nunca provei chá de pés de cereja, para mim é completa novidade.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Moirita,
    Consumo muito chá de pé de cereja junto com barba de milho para as infecções urinárias. O chá de pés de cereja é anti-infeccioso e diurético, drenante e eliminador de toxinas.
    Tens que experimentar, é muito bom.
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Amiga,


    Adorei a textura de bolinho.... e a tua dica já está anotada ;)

    Bjocas grandes

    ResponderEliminar
  7. A introdução valeu pelo retrato fiel das idas á praia noutros tempos...o bolo, simplesmente delicioso
    um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Que bons tempos que me lembraste! :) O bolo está lindo e parece mesmo fofinho! bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Margarida
    A tua introdução é linda e fez-me quase chorar de alegria ao recordar os meus tempos de jovem vividos entre a praia de Monte Gordo e a Ilha de Tavira.
    Fecho os olhos e consigo ouvir as ondas do mar e sentir o calor do sol no corpo, cheira a Verão na minha terra querida.
    Caramba, como é que os anos passaram tão depressa? Tenho saudades da vida simples á beira do mar, dos chinelos e da salmora no corpo.
    Com certeza e como sempre, excelente receita. Falo com a minha irmã todos os dias e ela diz-me que as cerejas agora estão bem baratas pelas vossas bandas. Votos de muita felicidade ♥

    ResponderEliminar
  10. Boas recordações...
    O bolo ficou divino...adorei!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Margarida, adoro ler as tuas "estórias". Esta dá-nos uma certa nostalgia, daqueles tempos em q podiamos virar as costas ao Mundo e apreciar os dias ao máximo, junto dos amigos.
    O bolo está de se babar.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  12. Adorei tudo, o bolo deve ser muito bom!
    Já estou seguindo.
    Beijos!

    http://myblogsaborear.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Adoro suas fotos, as receitas são uma gostosura, mas a intensidade nos seus textos é o que me encanta 100%
    Adoro seu blog de coração :)
    bjoka e bom final de semana

    ResponderEliminar
  14. belos dias de poraia esses.
    se ha coisa que adorei estar ai em olhao foi do sol.
    como eu adorava viver ai nesta epoca:-)
    o bolo ficou fantastico
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Olá,

    A tua discrição de um dia de praia, está tão boa como o bolinho de cerejas. Parabéns, para além de seres boa cozinheira, descreves bem as situações.
    Eu incentivada pela minha filha, também tenho um blog de culinária (muito modesto).
    Já agora aproveito para apresentar o blog da minha filhota, que se dedica nos tempos livres às artes manuais, se puder faça-lhe uma visita:
    http://salpicosimaginacao.blogspot.com/
    Gostei de conhecer o teu blog. Parabéns!!!
    Bjinho
    http://papinhadoce.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. As memórias ainda mornas dos verões passados :)

    ResponderEliminar
  17. so agora cheguei mas revime de imediato neste post vou visitalo mais vezes e viva o algarve

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!