07 junho 2010

ruibarbo + crumble + bolo?!..

As férias não têm na generalidade que ser perfeitas, mas deviam. Quem vai de férias não se deveria esquecer da carteira em casa, mas esqueceu-se. Em Junho, de férias, o tempo deveria estar quente e solarengo, mas não estava. E quem vai de férias, em Junho, para o Alentejo, não leva normalmente casacos e roupa quente na bagagem, mas devia.
 
E amanhã é segunda-feira e eu regresso ao trabalho com a sensação de que não estive de férias, mas não devia! Sim, eu sei, tenho mau feitio, mas nem tudo é perfeito. Mas devia.......

Perfeito, perfeito, é este bolo que me lançou na descoberta do ruibarbo e que despertou uma pequena paixão entre mim e esta planta. Não é doce, nem é amargo. Não é macio, nem é áspero. Faz lembrar uma maçã verde, ligeiramente ácida. Combinou na perfeição com a massa do bolo e com o crumble. Não o provei ainda de outra forma mas tenho (quase) a certeza de que nenhuma outra mistura com este ingrediente me vai cativar tanto, ainda que esteja a mentalmente a deixar-me seduzir por uma panna cotta com uma compota de ruibarbo....

E vocês, ainda não experimentaram este bolo? Ahhhh, mas deviam!! : )

Boa semana!


Bolo crumble de ruibarbo
Ingredientes:
Recheio de ruibarbo: 230g de ruibarbo, ¼ medida de açúcar, 2 colheres chá de amido de milho, ½ colher chá de gengibre em pó

Para o crumble (cobertura): 1/3 medida de açúcar mascavado escuro, 1/3 medida de açúcar branco, 1 colher chá de canela em pó, ½ colher chá de gengibre em pó, 1/8 colher chá de sal, 113g de manteiga (sem sal) derretida, 1 ¾ medidas de farinha (sem fermento)

Para o bolo: 1/3 medida de sour cream (usei crème fraiche), 1 ovo grande, 1 gema grande, 2 colheres chá de extracto de baunilha, 1 medida de farinha (sem fermento), ½ medida de açúcar, ½ colher chá de bicarbonato de sódio, ½ colher chá de fermento em pó, ¼ colher chá de sal, 85g de manteiga amolecida (mas não derretida), cortada em pedaços

(T): Pré-aqueça o forno a 160ºC. Unte uma forma quadrada 20x20cm com manteiga (usei uma redonda).
Para o recheio: corte o ruibarbo em fatias de aproximadamente 1cm. Junte-lhe o açúcar, o amido de milho e o gengibre e misture bem. Reserve.
Para o crumble: num recipiente grande, misture os açúcares, as especiarias, o sal e a manteiga até obter uma pasta macia. Acrescente a farinha e misture bem com uma espátula. Deve ficar uma massa sólida. Reserve.

Para o bolo: numa tigela pequena, misture o crème fraiche, o ovo, gema e a baunilha. Reserve. Na batedeira misture a farinha, o açúcar, o bicarbonato, o fermento e sal. Junte a manteiga e uma colher de sopa da mistura de ovo e bata bem, a média velocidade, até a farinha estar toda humedecida. Aumente a velocidade e bata durante 30 segundos. Junte a restante mistura de ovo, metade de cada vez, e bata durante 20 segundos entre cada adição. Pode ter de ir rapando os lados da tigela com uma espátula para garantir que a massa fica bem batida e homogénea. Retire aproximadamente 1/2 medida de massa e reserve.

Transfira a restante massa para a forma preparada. Espalhe o ruibarbo sobre a massa. Acrescente a 1/2 medida de massa reservada – é pouca, não vai cobrir todo o ruibarbo, mas não há problema.
Com os dedos, desfaça a massa do crumble em pedaços de 1cm a 1,5cm. Não têm de ser uniformes, mas a maior parte deverá ser deste tamanho. Polvilhe sobre o bolo. Leve a assar até que um palito inserido no centro saia sem massa de bolo (poderá sair húmido por causa do ruibarbo), 45 a 55 minutos. Deixe arrefecer completamente antes de servir.
 

Notas:
- A receita veio directamente
daqui, sem alterações, que, por sua vez, a foi buscar aqui;
- Usei como medida um cup americano;
- A meio do tempo de cozedura, necessitei de cobrir a forma com papel de alumínio para evitar que o crumble queimasse (a massa fica muito húmida por causa do ruibarbo e leva algum tempo a cozer).

20 comentários:

  1. Eu nunca comi ruibarbo, mas tenho muita cutiosidade em provar. Sempre vejo no mercado, mas tenho medo de gostar. Um dia vou provar.
    O seu bolo ficou com ótimo aspecto e devia...
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  2. Margarida há muito que visito o teu blog,mas nunca comentei.
    Estás de parabéns...tens feito um excelente trabalho...quer a nível de introdução, receitas e fotos.
    O bolo está lindo!!
    Nunca comi ruibarbo...mas já á muito tempo que penso nisso,estou curiosa quanto ao sabor...só que nunca encontrei á venda.
    Bjs

    Isabel(MIDAO)

    ResponderEliminar
  3. um beijinho para ti!
    (adorei a sugestão, ainda que não me pareça que a vá por em prática tão cedo...)

    ResponderEliminar
  4. Adoro ruibarbo, o seu sabor é excelente e combina muito bem com outro tipo de frutas. Também tenho 2 receitas com ele a publicar, e todas duas optimas. Este bolinho já experimentava uma fatia, ficou bem bonito.

    Melhores férias virão! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Nunca comi ruibarbo, mas estou com imensa curiosidade!! Há tanta receita com ele, que deve ser uma delícia, assim como este bolo , uma maravilha, adorei!!
    Mas ainda não consegui descobrir o ruibarbo por estas bandas!! :(

    Não fiques tristinha, desta vez as férias não correram bem mas para a próxima vão ser espectaculares!!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Entre o dever e o poder existe uma grande diferença. Eu devia já ter provado ruibardo mas não posso porque nunca encontrei, devia comer uma fatia desse bolo mas não me enviaste nenhum :)

    ResponderEliminar
  7. Olá maragrida, farto-me de ver receitas com ruibarbo (inglesas então, é um fartote) mas passo sempre à frente porque nunca vi à venda, em lado nenhum. É um fruto/legume ?) que me suscita muita curiosidade, mas por enquanto, só vou poder deliciar-me com a tua foto ;)

    ResponderEliminar
  8. Só provei ruibarbo uma vez, em compota, e gostei!
    E a sua sugestão é muito boa! Vou experimentar, sim! Assim que encontrar o ruibarbo por aí!
    :o)

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha amiga ficou mesmo tentadora,jinhosss

    ResponderEliminar
  10. Pois eu já devia ter provado ruibarbo, mas nunca vi à venda...
    Pela descrição da maioria das pessoas é ácido e eu tenho quase a certeza que gostarei.
    Beijinho e boa semana que espero que para compensar o resto, seja perfeita ;)

    ResponderEliminar
  11. Aqui por estas bandas também ninguem provou ... mas devia ... por isso para a próxima aguardamos uma fatia bem generosa, até porque Tavira a Faro não é muito longe,e nem devia....
    Aguardamos a vinda do TGV.
    Eh Eh Eh
    Ass: Grandes malucas

    ResponderEliminar
  12. Aqui na Alemanha é muito fácil encontrar ruibarbo e já provei várias sobremesas, na minha opinião é amargo e por isso conjuga muito bem com o doce.
    Já fiz doce de morango e ruibarbo e é delicioso, experimenta.
    Este bolinho com o crumble tem um óptimo aspecto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. nunca provei rubiardo nem sei bem, o que e.
    bom regresso ao trabalho eu tambem fiquei uns dias mas em casa o que quase nao sabe a ferias
    beijinhos e boa sermana

    ResponderEliminar
  14. Não conheço o sabor desse dito :)...
    Conheço bem essa sensação de final de férias, e não é bom mesmooo...
    Bom regresso ;)
    beijo

    ResponderEliminar
  15. Adoro ruibarbo, um bolo bem divino ♥

    ResponderEliminar
  16. Que pena que não tenhas tido umas boas férias :\ O tempo anda esquisito por estes lados...Esse bolo parece-me muito bom! bjinhos

    ResponderEliminar
  17. Amiga, ninguém merece mesmo. Ponto!
    Mas melhores férias virão. Ponto! :) :)

    Tb me sinto tentada pelo ruibarbo que nunca provei.
    Ainda hoje estive a olhar para ele no super biológico mas acabei por não trazer.
    Ai se tivesse vindo comigo, este crumble não passava de hoje! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Apesar de não gostar de ruibarbo, adorei este bolo, que bonito :*

    ResponderEliminar
  19. Margarida... vim actualzar-me contigo e só agora me apercebo que o vosso cantinho (o outro) já não existe...???? Ou existe e eu não encontro?? :-(
    Oh.
    Fiquei triste.
    Espero que estejam todos bem. Um beijo grande

    ResponderEliminar
  20. Ola Margarida
    Queria agradecer-te o teu comentario la no Reino da Prussia. E verdade, o meu bolo de ruibarbo nao foge muito do teu, com a diferenca que o meu ficou tipo pudim, para comer a colher. A tentativa de cortar uma fatia falhou e ela desmoronou-se no prato! :)
    Mas ficou delicioso, como o teu tb deve ter ficado!
    bjs!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!