28 maio 2010

Risotto de pato

Esta semana fiz um bolo que me deixou maravilhada. Atrevo-me a dizer que foi dos melhores que comi recentemente. O aspecto exterior de pouco ou nada lhe vale, mas o sabor e textura.. Hummmmm.. Ele cá aparecerá por estes dias.

Para já fica um arroz de pato na versão risotto. A receita é a mesma de sempre mas a forma de preparação é outra. Além disso, nesta versão eliminam-se os ovos e o chouriço da cobertura e poupa-se um pouco a saudinha. : )

O fim-de-semana está mesmo à porta e depois seguem-se umas mini-férias para descansar a alma e o corpinho.
Divirtam-se!


Risotto de pato
 

Ingredientes (para 3/4 pessoas): metade de 1 pato grande, 1 cenoura, 2 cebolas, 1 talo de aipo, 1 raminho de salsa, 1 colher de café de tomilho, 2 cravinhos, 2 folhas de louro, 1dl de vinho tinto, 1 dl de vinho branco, 1 chávena de arroz para risotto, água, azeite, sal e pimenta da jamaica q.b., 1 colher de sopa de manteiga


(B): Tempere o pato de véspera com o vinho tinto, uma cebola em meias luas, o aipo, a salsa, a cenoura partida em bocados, o tomilho, o cravinho, as folhas de louro, os grãos de pimenta e o sal. Cubra o recipiente com folha de alumínio e deixe repousar no frigorífico.
Coloque o pato na panela e cubra-o com água. Junte a marinada. Tape a panela e deixe cozinhar durante cerca de 40 minutos (se necessário deixar mais tempo).
Retire o pato e desfie-o. Descarte as folhas de louro e os cravinhos e triture tudo 10 seg, na vel 7-8. Reserve.
Coloque no copo a cebola e o azeite e pique 5seg na vel 5. Junte o arroz e programe 3 min, 100º, vel colher inversa. Adicione o vinho, retire o copinho e deixe evaporar 2 min, varoma, vel colher inversa. Programe 15 minutos, na mesma temperatura e velocidade e de imediato junte, aos poucos e pelo bocal, o líquido da cozedura. A 5 minutos do final junte pelo bocal o pato desfiado. No final do tempo adicione a manteiga e envolva com a espátula. Retifique os temperos e sirva de seguida.

(T): Tempere o pato de véspera com o vinho tinto, uma cebola em meias luas, o aipo, a salsa, a cenoura partida em bocados, o tomilho, o cravinho, as folhas de louro, os grãos de pimenta e o sal. Cubra o recipiente com folha de alumínio e deixe repousar no frigorífico.
Coloque o pato na panela e cubra-o com água. Junte a marinada. Tape a panela e deixe cozinhar durante cerca de 40 minutos (se necessário deixar mais tempo).
Retire o pato e desfie-o. Descarte as folhas de louro e os cravinhos e triture tudo com a varinha mágica. Passe pelo passador e mantenha em lume baixo.
Pique a outra cebola e leve ao lume numa panela com o azeite. Deixe alourar.
Junte o arroz e envolva bem. Quando o arroz estiver ligeiramente dourado, junte o vinho e deixe evaporar sem parar de mexer. Acrescente aos poucos o líquido da cozedura e continue a mexer. Na última adição de líquido junte o pato desfiado. Quando o arroz tiver absorvido praticamente todo líquido apague o lume, envolva a manteiga e retifique os temperos. Sirva de seguida.




Notas:- Se for realmente apreciador do sabor do chouriço no arroz de pato pode juntá-lo na sua preparação, cortado em cubinhos;
- Use vinhos de boa qualidade, o resultado será compensador!

16 comentários:

  1. Este risotto ficou com um aspecto apetecivel e delicioso, já anotei a receita e agora vou ficar à espera de ver também o bolo e receita, fiquei curiosa e com água na boca hummmm. Beijos e obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  2. Que belo risotto amiga,de pato mais uma para a lista enorme de risottos,agora fico á espera do boleco,boas férias amiga,jinhoss

    ResponderEliminar
  3. Hummmmmmm... Que apetitoso esse risoto, deve ter ficado muito bom! Bjinhos Margarida!

    ResponderEliminar
  4. Adoro risotto de pato...pena ser tão caro por aqui carne de pato.

    Aguardo você no nosso passatempo, ok?

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. o risotto está um clamor, fico á espera do bolicório...entretanto desejo umas magnifica férias
    um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Deliciosa sugestão para este fds. Agora fiquei com imensa curiosidade em saber a receita do tal bolinho.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  7. Lá se foi mais um primo do Luísinho :)

    ResponderEliminar
  8. Ficou com um aspecto divinal.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Margarida
    Nunca experimentei de pato, tem boa cara.....
    Então e o bolo?!
    Beijinhos e boas férias!

    ResponderEliminar
  10. Margarida agora fiquei curiosa com o bolo.
    O risotto está espectacular.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Tem ar de ser excelente...:) bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Mas que boa ideia!
    eu acho que não dispenso é o chouriço. :)

    Boas férias e queremos bolo no regresso.
    :) :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Delicioso. Experimente colocar um pouco de couve lombarda picada fininha tipo juliana. Não se nota o seu sabor mas desenjoa das gorduras deste tipo de pratos, que no seu caso não utilizou chouriço.
    Cumprimentos do
    Miguel
    http://cozinha-sem-tabus.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Absolutamente delicioso.
    Estive em Portugal por isso não tenho visitado o teu espaço ♥

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!