26 maio 2009

Creme de feijão branco e sementes de linhaça

É muitas vezes nas sopas que reencontro o conforto e equilíbrio perdido da correria dos dias de semana. Ao almoço as refeições são quase sempre a correr e ao jantar muitas vezes cozinhamos o que é mais rápido ou o que está à mão. Daí que sinta necessidade de fazer uma sopa nutritiva no inicio de cada semana.

Esta semana os legumes que havia em casa ditaram a receita. Resolvi no final enriquecê-la com sementes de linhaça que, para quem não sabe, são ricas em vitamina A, E, B1, B6, B12, potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selénio.
É também fonte de ómega 3 e ómega 6, minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana. Justamente por ter estas propriedades, é considerado um alimento funcional. Dessa forma torna-se um alimento saudável e indicado para incluir na alimentação da população.

Para além disso tem um enorme potencial medicinal, sendo que as propriedades da linhaça moida auxiliam na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

Aqui fica a receita e, mais abaixo, um resumo dos benefícios que o consumo regular destas sementinhas pode ter no nosso organismo.



Creme de feijão branco e sementes de linhaça

Ingredientes: 250gr de feijão branco cozido, 1 cebola, 2 cenouras médias, 1 alho francês pequeno, 1 courgette, 1/2 couve coração de boi fatiada, 2 colheres de sopa de tomate em pedaços, 45gr de azeite, 1/2 caldo de carne, 1 colher de chá de tomilho seco, 2 colheres de sopa bem cheias de sementes de linhaça, água quente e sal q.b.

(B): Colocar no copo a cebola e picar 5seg na vel 5. Descer os residuos do copo e adicionar o tomate e o azeite. Refogue 7min na vel 2. Adicionar as cenouras, o alho francês e a courgette em pequenos pedaços. Juntar a água em quantidade suficiente para cobrir os legumes e o caldo de carne. Monte a varoma e disponha a couve coração fatiada. Programe 18min, temp varoma, vel 1 1/2. No final do tempo retire a varoma, coloque o copinho e triture 30 seg na vel 4-7-8. Pelo bocal adicione as sementes de linhaça, o tomilho e a couve. Programe 5min, temp 100º, vel 1 1/2 inversa. Retifique temperos e sirva de imediato.

(T): Na panela de pressão ou num tacho, refogar a cebola picada e o tomate no azeite durante uns minutos. Adicionar as cenouras, o alho francês e a courgette em pequenos pedaços. Juntar a água quente em quantidade suficiente para cobrir os legumes e o caldo de carne. Deixe cozinhar durante cerca de 20/30 minutos. Triture tudo com a varinha mágica ou semelhante. Junte a couve, as sementes de linhaça e o tomilho e deixe cozinhar 10 minutos. Retifique temperos e sirva de imediato.



E agora, querem saber os beneficios das sementinhas? Aqui ficam alguns..

- previne o cancro da mama, próstata, cólon, pulmão, pois a semente contém 27 componentes anticancerígenos, entre eles a lignina, evitando assim a formação de tumores;
- previne a diabetes, prisão de ventre e acidez estomacal, porque lubrifica e regenera a flora intestinal, eliminando toxinas e gases gástricos. É um laxante por excelência, pois contém mais fibras dietéticas solúveis e insolúveis que a maioria dos grãos;
- diminui as condições inflamatórias de doenças, tais como a artrite, colite, amidalite, gastrite e hepatite;
- combate o LUPUS, a anemia e alivia alergias;
- diminui a tensão nervosa e energiza o cérebro, porque contém nutrientes que estimulam neurotransmissores, melhorando as funções mentais dos idosos.
- auxilia no tratamento do sistema cardiovascular, pois combate a arteriosclerose, eliminando o colesterol aderido nas artérias, a esclerose múltipla, a trombose coronária, a alta pressão arterial, a arritmia cardíaca, e incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.
- ajuda a função renal, atuando contra a retenção de água.
- é útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. Ajuda no tratamento de problemas de pele, tais como: psoriase e eczema. Recomenda-se, também, como máscara facial para limpeza profunda da pele e auxilia na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc.
- também é útil no tratamento da caspa e perda de cabelo.
- proporciona incremento progressivo na vitalidade e na energia, pois a linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular, ajudando os músculos a se recuperarem da fadiga do exercício.

28 comentários:

  1. Já decidi, vou procurar e comprar sementes de linhaça. Convenceste-me! A sopa até parece um sumo de laranja he he
    Que belo aspecto :)

    ResponderEliminar
  2. Bem, com tanta propriedade benéfica é difícil não ficar com apetite!!!!
    O que gostei foi da cor, muito a meu gosto!

    ResponderEliminar
  3. Conheço muito bem essas sementinhas, tenho em casa quem gosta delas ;)
    Essa sopa ficou bem mais rica e essas fotos estão lindas como sempre.
    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Ameixa, não te vais arrepender. Eu uso-as no pão, no iogurte, nas saladas, nas sopas.. : ) bj

    Luisa, além do sabor a cor também é bastante apelativa! bj

    Isa, obrigada! Aqui em casa até a pequena de 19 meses gosta. Nem pestanejava a comer a sopa.. ; ) bj

    ResponderEliminar
  5. ola Margarida, acho que esta sopa vai-me fazer muito bem, tenho alguns problemas de saude, mais uma vez obrigada, pelas optimas receitas.
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Margarida, tb já conhecia os benefícios da linhaça.

    tenho uma receita de pão com farinha feita a partir das sementes que as tornam mais facilmente digeríveis - tb é uma boa opção!

    Mas sopa, é sempre sopa!!
    E eu cá não a troca por nada - Margarida, adorei esta. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Para se poder usufruir dos beneficios das sementes de linhaça estas tem de ser trituradas, senão passam pelo nosso organismo intactas, já que não temos meios de as digerir.

    "A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor."
    fonte:http://www.segs.com.br/linhaca.htm

    ResponderEliminar
  8. Margarida, adorei essa sopinha, em casa não pode faltar, é o primeiro prato a ser comido á refeição.Está com um aspecto maravilhoso.
    Também utilizo as sementes de linhaça no pão e em saladas, nunca experimentei em iogurtes ou sopa.
    Excelente ideia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que bela sopinha, tem uma cor linda..e com essas propriedades todas, como é que se resiste?! Tenho de procurar as sementes por cá ...:) bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Muito bom deve ser esse creme, então com essas sementes ainda melhor! Tantos benefícios que tem, maravilha! Comprei essas sementes há pouco tempo para usar no pão, etc. Ainda bem que comprei! hehe Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Realmente eh uma semente do bem!Aqui comemos muita linhaca, os graos sobre as saladas, moidas com iogurte. Tambem nos bolos, muffins e panquecas. Agora adorei a ideia com o feijao, vou experimentar.

    Ah, Margarida fez seu bolo do Starbucks, ficou delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Margarida minha linda, vi no mercado sementes de linhaça há bem pouco tempo, senti vontade de comprar, mas acabei não o fazendo. Depois desse teu post, acabaram-se as desculpas! risos...
    Essa sopinha ficou com um aspecto maravilhoso... tenho certeza de que irei amar fazê-la em casa.
    Beijo grande

    Mari

    ResponderEliminar
  13. Conheci há uns anos as sementes de linhaça por uma amiga que as colocava nos iogurtes, eu passei a fazer o mesmo.
    Bela sopinha, sempre tudo um requinte.
    bjsss

    ResponderEliminar
  14. Eu uso as sementes e o óleo já algum tempo mas depois de ver a lista dos benefícios fica difícil não querer experimentar a tua sopa.
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Margarida,
    Que bela sopinha,e bem saudavel.
    gosto bastante das sementes de linhaça.



    bjs

    ResponderEliminar
  16. Eu uso as sementes de linhaça em todo o lado: nas sopas, estufados, guisados, pão, iogurte...e maionese de linhaça? Não viste lá no meu blog? E linhaça a substituir ovos nos bolos!?

    Tenho descobertos coisas espantosas sobre a linhaça. Tenho uma sequência de artigos intitulados "À descoberta da linhaça". Este é a parte 5:

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/04/descoberta-da-linhaca-parte-5.html

    Adorei a tua sopa, especialmente pelas fotos com as sementinhas espalhadas na mesa. Ficou tão giro :-))

    ResponderEliminar
  17. Adorei a apresentação! Bem me enganou, pensei que era uma sobremesa de maracujá e que surpresa tive...

    Bjinho

    ResponderEliminar
  18. nunca vi sopa com essa sementes mas já tinha ouvido falar e também em seu benefícios será uma a experimentar..brigado pela partilha :) xx jinhos

    ResponderEliminar
  19. eu ja vi essas sementinhas mas nunca comprei. mas vou ter de o fazer pois ja vi as imensas vantagens ao nivel da nossa saude.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Este blog é impróprio para ser visitado à hora de almoço... Estou cá com uma fome!
    Também não resisto a exprimentar as sementes. vou procurar!

    beijocas***

    ResponderEliminar
  21. Não sabia que as sementes de linhaça tinham tantas propriedades, tenho-as sempre em casa e costumo adicioná-las na maioria das vezes à massa do pão, nunca imaginei que ficassem tão bem numa sopa.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  22. Conterrânea, que rica sopinha, sim senhor!!!
    Nunca me tinha lembrado de juntar sementes na sopa... logo eu, que tenho sempre frascos e frascos de sementes em casa.

    ResponderEliminar
  23. Ela é milagrosa, eu consumo diariamente, mas no café da manhã com mamão e iogurte. Uso a dourada moida e deixo-a na geladeira.
    Agora me bateu uma vontade de experimentar salgada que deve ficar uma delícia, adorei a receita.Bjss

    ResponderEliminar
  24. Adorei a sopinha, costumo usar as sementes de linhaça mas trituradas na Bimby.
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. vou procurar essas sementinhas milagrosas. Nunca comi, nem conheço, mas já estão na lista de compras :-) Obrigada pela dica!! Beijinhos (estou sp a aprender contigo, és LINDA!!!) Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Margarida
    Bem nutritivo e saudavel!
    Bj

    ResponderEliminar
  27. tenho a dizer-te que já comprei as sementes e hoje ou amanhã vai sair essa sopa da panela de pressão cá de casa (suponho que vou fazer uma ou outra alteração: não juntar alho francês com cebola, já não sei onde li que não se deve, e vou trocar a couve por outra couve ou outro legume verde, que não tenho dessa cá em casa). Desculpa a deturpação da tua maravilhosa receita!!!!! Logo te conto como fica. Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Foi ontem! Ficou deliciosa, toda a gente cá de casa gostou. Obrigada. Vai passar a fazer parte do rol das sopas q por cá se fazem. Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!