27 março 2009

Torta de claras e amêndoa com banho de ovos moles

É doce, irresistível e provocante quanto baste. Tem uma textura aveludada que se desfaz na boca.. A primeira fatia desaparece num segundo. E quando voltamos para repetir.... já não há.


Ingredientes para a torta: 8 claras, 80gr de açúcar, 100gr de farinha de amêndoa pelada
Ingredientes para os ovos moles: 8 gemas, 150gr de água, 240gr de açúcar
Cobertura: amêndoa laminada ou filetada

(T): Pré-aqueça o forno a 180°.
Unte um tabuleiro quadrado com óleo ou margarina, forre com papel vegetal e volte a untar. Reserve.
Bata as claras em espuma e junte-lhes o açúcar aos poucos sem parar de bater até obter um ponto de castelo bem firme. Incorpore a amêndoa aos poucos, envolvendo delicadamente. Deite o preparado no tabuleiro, alise a superfície com uma espátula e leve ao forno durante aproximadamente 7 minutos.

Prepare entretanto os ovos moles. Leve a lume brando a água e o açúcar mexendo até dissolver bem. Deixe no lume sem mexer até ferver e formar um ponto de fio fraco. Fora de lume, e num recipiente à parte misture bem as gemas com ajuda do fouet e, sem parar de mexer, adicione a calda aos poucos e em fio às gemas até engrossar um pouco. Leve de novo a lume baixo, sem deixar ferver, e mexa até engrossar ligeiramente. Deixe arrefecer.



Desenforme sobre uma folha de papel vegetal, cubra com os ovos moles e enrole cuidadosamente. Transfira-a para uma tarteira, regue-a com os restantes ovos moles e decore com a amêndoa.



(B): Pré-aqueça o forno a 180°. Unte um tabuleiro quadrado com óleo ou margarina, forre com papel vegetal e volte a untar. Reserve.

Coloque a borboleta na lâmina, deite as claras no copo e programe 8 minutos, vel 3. Programe mais 8 minutos na mesma velocidade e vá deitando o açúcar pelo bucal. Retire a tampa do copo e incorpore a amêndoa aos poucos, envolvendo delicadamente com a ajuda da espátula.

Deite o preparado no tabuleiro, alise a superfície com uma espátula e leve ao forno durante aproximadamente 7 minutos.

Prepare entretanto os ovos moles. Coloque a água no copo com o açúcar e programe 15 minutos, temp varoma, vel 1 1/2. Num recipiente à parte, misture bem as gemas com ajuda do fouet e, sem parar de mexer, adicione parte da calda aos poucos e em fio às gemas até engrossar um pouco. Encaixe a borboleta na lâmina, programe 5 minutos, 100º, vel 1 1/2 e vá deitando pelo bucal a mistura das gemas e da calda. Se ficarem líquidos programar mais uns minutos até obter o ponto desejado. Retire de imediato do copo e deixe arrefecer.

Desenforme sobre uma folha de papel vegetal, cubra com os ovos moles e enrole cuidadosamente. Transfira-a para uma tarteira, regue-a com os restantes ovos moles e decore com a amêndoa.




Dicas:
- Toste ligeiramente a amêndoa filetada ou laminada no forno enquanto a torta coze.

24 comentários:

  1. Ficou linda!! Essa foto ficou um pecado!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que forma tão docinha e pecaminosa que aproveitar as claras! Hehehe
    As imagens dizem tudo, Margarida!
    Custa-me desviar o olhar desta fofura toda...hihihi
    Ha, e combinação de cores está demais! :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro torta de claras... e Molotoff, e suspiros...

    Pois assim que se mete na boca parece que derretem com a sua leveza...

    A tua torta está linda!!!

    Jinhos!

    ResponderEliminar
  4. Isso não se faz!!!!!!!!!!! :(

    Quero uma fatia dessas e bem grande, sff.

    Está perfeita

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Margarida,
    Isto é uma verdadeira, mas deliciosa provocação.
    Tenho que a acrescentar à minha lista. Onde é que se compra farinha de amêndoa? Acho que nunca vi à venda e já tenho umas quantas receitas para a utilizar.
    Beijinho e bom fim de semana
    Moira

    ResponderEliminar
  6. Que perfeita ficou!
    Está de deixar qualquer um com desejos...

    ResponderEliminar
  7. Como eu adoro essa torta,costumo fazer mas sem as amêndoas nas claras,só por cima.
    A tua esta mais do quie perfeita,está magnifica!!!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Sou fã de sobremesas com claras...esta é uma sobremesa de eleição aí no Algarve. Já experimentas-te fazer com outros molhos?
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Um dos meus doces preferidos. Se eu passar por Tavira posso ver se ainda há? Ah,já não? Então está bem, fica para a próxima. Bjs. Suzel

    ResponderEliminar
  10. Que linda e os ovos moles por cima.... aiii que tentação :)

    ResponderEliminar
  11. Margarida, amada, que saudade!! Estou numa correria de deixar qualquer mortal louquinho de pedra, mas não quis deixar de comentar essa maravilha de torta que você postou... estou a babar com esta delícia!!
    Beijos, minha flor... :)

    Mari

    ResponderEliminar
  12. A combinação de claras batidas e cozinhadas com as gemas em doce de ovos é das coisas que mais gosto :-) ficou perfeita essa tua torta, 5 estrelas :-)

    ResponderEliminar
  13. Que visãoooooooooo, adoro esta torta e nunca fiz, fiquei cheia de vontade de comer.
    Está linda!
    Bjos

    ResponderEliminar
  14. Margarida,
    Esta torta é simplesmente Soberba mas curisamente comi-a sempre no Algarve... será um doce tipíco da região?

    Beijinhos,

    Carlota

    ResponderEliminar
  15. Margarida,

    Gostei desta torta,mais uma receita para a minha lista à espera de vez ..;)

    bjs

    ResponderEliminar
  16. Olá Margarida
    Não há quem te ganhe, as tuas receitas são sempre tão bem apresentadas e excelentes.
    Com a tua autorização fiquei com a tua receita, método tradicional pois não tenho a tão famosa Bimby.
    Adoro torta de claras.
    Tive a familia por aqui de visita, assim que tenho andei super ocupada.
    Feliz fim de semana.

    P.S. Parabéns á tua mãe x

    ResponderEliminar
  17. K linda torta :)...´Conhecia-a por travesseiro de noiva. :)
    bjinhus e bom domingo

    ResponderEliminar
  18. Parceira querida, esta sobremesa está divina, linda e bem ao meu gosto. Um doce com espírito português com um super toque gourmet. COmia logo uns dois pedações. A foto aparenta sua maciez, hummm....Bj grande.

    ResponderEliminar
  19. MARGARIDAAAAAAAAAAA, esta é só a minha torta (sobremesa) preferida... acreditas que nunca me lembrei de a preparar em casa...

    Bem a tua ficou fantástica!

    ResponderEliminar
  20. Esta divinal esta torta!!!
    E tem um aspecto 5* !!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  21. Ficou com muito bom aspecto. Costumo comprar feita, mas um dia destes tenho que experimentar fazer em casa !

    ResponderEliminar
  22. passo a vida a vir "aqui" a este sitio espreitar......lá vim eu + uma vez......eu bem quero fazer ....mas estou com 1 receio terrivel!!!

    ResponderEliminar
  23. Fiz e ficamos fãs desta torta.
    A repetir sem dúvida.
    (vou postar a receita em breve no blog com os devidos créditos)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!