Começar o ano com um quilo e meio a mais não é bom augúrio.. Mas as festas dão nisto e longe de mim privar-me daquelas iguarias que só se comem uma vez por ano! E estão aí 365 dias para repor calorias e energias. Mas é certo que depois dos excessos também vem a vontade e necessidade de fazer refeições mais leves. O estômago ressente-se e apela aos pratinhos mais saudáveis.
A sugestão de hoje vem da revista Blue Cooking de Novembro. A receita orginal tem o nome de Embrulho de espinafres com radiatori, mozzarella e cogumelos. Alterei quantidades, ingredientes e modo de preparação, mudei-lhe o nome e acompanhei com um excelente puré de couve-flor que adaptei da Blue Cooking de Dezembro (não, garanto que não tenho o patrocínio deles ; ) ).
Querem provar?
Embrulho de espinafres com puré de couve-flor
Ingredientes (para 2/3 pessoas): 1 molho de espinafres (só as folhas), 150gr de massa fusilli ou outra (na receita original usaram radiatori), 2 dentes de alho picados, 1 lata média de cogumelos laminados (podem ser usados frescos), 2 tomates médios maduros, 1 colher de sopa de bacon em cubinhos, 40gr de azeite, 100gr de queijo mozarella (fresco ou ralado), sal, pimenta preta moída e mistura de ervas aromáticas a gosto
Para o puré: 1/2 cabeça de 1 couve-flor média, 20gr de manteiga sem sal, 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
(T): Cozer a vapor as folhas de espinafres até estarem macias. Cozer ao mesmo tempo a couve-flor partida em pequenos pedacinhos. Reservar.
Fazer um refogado com o azeite e o alho. Adicionar o tomate, os cogumelos e o bacon. Temperar com o sal, a pimenta e as ervas e deixar cozinhar durante aproximadamente 15 minutos.
Cozer entretanto a massa numa panela com uma pitada de sal e um fio de azeite. Escorrer e reservar.
Juntar este preparado à massa e envolver bem. Adicionar o quejo e envolver. Forrar duas pequenas formas com as folhas de espinafres, deixando algumas pontas de fora. Encher as formas com o preparado da massa, fechar com as pontas e voltar a cobrir com mais folhas de espinafres. Reservar.
Para o puré junte a manteiga à couve-flor e esmague bem. Lve a lume baixo e vá mexendo durante 2/3 minutos. Retire do lume, junte o queijo e envolva bem. Desenformar o embrulho de espinafres e acompanhar com o puré.
(B): Colocar água até meio do copo. Juntar sal a gosto e um fio de azeite. Encaixar o cesto e colocar dentro a massa. Montar a varoma e colocar a couve-flor partida em pedacinhos pequenos. No tabuleiro dispor as folhas de espinafres bem lavadas. Programar 20 min, temp varoma, vel 4. No final do tempo, escorrer a massa e reservar, bem como os espinafres e a couve-flor. Pelar o tomate e cortar em cubos pequenos. Colocar o azeite e o alho no copo e programar 3 min, 100º, vel colher. Juntar os cogumelos, o tomate, o bacon. Temperar a gosto com o sal, a pimenta preta moida e as ervas aromáticas e programar 12 min, 100º, vel 1 inversa.
Juntar este preparado à massa e envolver bem. Adicionar o quejo e envolver. Forre duas pequenas formas com as folhas de espinafres, deixando algumas pontas de fora. Encha as formas com o preparado da massa e volte a cobrir com mais folhas de espinafres. Reserve.
Fazer entretanto o puré colocando os troncos de couve-flor no copo com a manteiga. Dar 2 toques de turbo e programar 3 min, 37º, vel 2. Adicionar o queijo e triturar tudo 10 seg, vel 5. Desenformar o embrulho de espinafres e acompanhar com o puré.
Antes de terminar o post, quero dizer-vos que agora passo a visitar-vos directamente no meu novo companheiro de cozinha, o Eee Pc. Foi o presente de Natal do marido que se cansou de me ver escada acima, escada abaixo e me ofereceu este portátil que é mais pequeno que uma folha A4. Digno computador de bolso mesmo! : )
Não me esqueci de modo algum dos selinhos que me foram passados pela Isabelocas - Pantagruela, pela Isabel - O meu cantinho especial, pela Mari - Mari´s Kitchen e pela Susana - Menos Calorias, Mais Vida!. Aqui ficam agradecidos e dedicados a todos os blogs que visito habitualmente!
Só 1 kg e 1/2 a mais não está nada mal... mas com esses pratinhos deliciosos voltas à boa forma num instante e sem sacrificio...um grande beijinho
ResponderEliminarOi Margarida, passei para retribuir a visita e desejar um 2009 maravilhoso pra vc e sua família. Bjs.
ResponderEliminarÉ a primeira vez que vejo purê de couve flor!! Que maravilha!!
ResponderEliminarBeijinhos
Feliz Ano Novo!!!
ResponderEliminarOh, como é que vais perder esse kilo e meio??
A fazer step no subir e descer escadas acabou!! Venham alternativas, comidinha saudável.
Sim porque a tua cara metade deu-te um presentinho fantástico para a tua cozinha.....
Beijinhos,
Pi
Que maravilha!!! Deve ser muito bem. Acho que depois das festas precisamos de pratos mais leves para desenjoar ;)
ResponderEliminarQue bela refeição esta para iniciar este novo Ano.
ResponderEliminarMas agora com esse belo presente do Natal Marido, a ginástica que fazias escada a cima, vai deixar de ser...!
Com sugestões como esta tenho acerteza que esses kilos depressa se vão embora.
Bjos e Bom Ano
Parceira querida, que receitas chiques e lights, amei. Também estou precisando perder um bons quilos e já estás me ajudando. UM ano especial para ti, o marido e a pequena. Bj grande.
ResponderEliminarOi Margarida, passei pra desejar 1 óptimo ano de 2009, k te traga tudo de bom :)...
ResponderEliminarPuré de couve flor, nunca tinha ouvido falar mas parece-me bem...
Quanto a esse portátil.. é LINDO :)
bjinhus
Achei um luxo esses embrulhinhos de espinafres!!
ResponderEliminarwww.saboresdalica.blogspot.com
Gostei muito....original
ResponderEliminarPortatil...primo do meu lol
bjs
Abelha Maia
Olá!
ResponderEliminarA tua receita deve ser óptima! Tambem nunca tinha ouvido falar em puré de couve flor... O teu portátil é lindo, tem graça também recebi um igualinho, preto nos meus anos em Dezembro! Eu sei... dá muito jeito não dá?
Bjs
Achei super interesante a receita do pure de couve flor...
ResponderEliminarParabens pelo bichinho novo, eu tambem tenho o portátil na cozinha na minha nova zona de escirtório... ;) e dá imenso jeito!