17 janeiro 2009

Bacalhau com mostarda

Ano novo, costumes novos. Cá em casa a dispensa e o frigo andavam sempre a abarrotar.. Conclusão, quando os prazos de validade terminavam o balde do lixo mais parecia uma mercearia. Este ano resolvi que seria diferente. Vou esgotar a dispensa, o frigorifico e o congelador até à última e só depois vou às compras. Poupo dinheiro e comida porque este mês ainda não joguei nada fora! Até porque eu adoro ir ao supermercado e acabo por ir muito mais que o necessário, acabando sempre por trazer isto e mais isto e mais aquilo.. Pronto, está oficialmente declarado o fim aos gastos desnecessários!

Esta receita retirei de um pequeno livro de receitas de uma marca de bacalhau - Sr. Bacalhau - que já tinha cá em casa há imenso tempo. É muito rápida e muito saborosa. E óptima amiga para aqueles dias em que não há nada programado para jantar ou almoçar.


Bacalhau com mostarda


Ingredientes (para 2/3 pessoas): 2 postas médias de bacalhau, 1/2 chávena de pão ralado (125ml), 2 colheres de sopa de salsa picada, 2 colheres de sopa de mostarda, 1 chávena de leite (250ml), queijo ralado q.b., sal


(T): Coloque as postas de bacalhau demolhadas num tabuleiro de ir ao forno untado com manteiga.
Num recipiente fundo ou no liquidificador misture bem
o pão ralado, a salsa picada, a mostarda e o leite. Cubra as postas de bacalhau com o molho, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno a gratinar (180º, +/- 20 minutos).


(B): Coloque as postas de bacalhau demolhadas num tabuleiro de ir ao forno untado com manteiga. No copo da Bimby coloque o pão ralado, a salsa picada, a mostarda e o leite e misture bem durante 1 min, vel 4. Cubra as postas de bacalhau com o molho, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno a gratinar (180º, +/- 20 minutos).


Notas:
- Se as postas forem muito grandes ou se quiserem fazer maior quantidade basta aumentar as quantidades dos ingredientes para o molho.
- Se o bacalhau for congelado basta retirar do congelador, escaldá-lo em água quente uns minutos e colocar no tabuleiro.
- Podem acompanhar com puré de batata e colocar no tabuleiro (a ladear o bacalhau) antes de levar ao forno.

25 comentários:

  1. Compreendo-te bem! Trago quase tudo o que vejo, e depois com passar do tempo tenho de congelar a maior parte das coisas para não se estragar!
    Bacalhau com mostarda nunca fiz, mas já se comia pelo aspecto!
    Ha, e com a preparação sem bimby, que é mesmo prático!:)

    ResponderEliminar
  2. Eu também tinha o costume de ter as prateleiras sempre cheias... e depois tinha que andar sempre a controlar os prazos de validade. Ia ao supermercado e comprava sempre mais do que planeava.
    Agora tento planear/gerir melhor as refeições e compro os alimentos mais "em cima da hora". Ficamos sempre a ganhar: comemos os alimentos mais fresquinhos, desperdiçamos menos logo fazemos menos lixo e ficamos com mais euros na carteira.
    Aproveito a oportunidade para dizer também que tenho visitado o teu blog e gosto muito do teu cantinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Aiiii, se já tivesses entrado em crise como eu cá em casa, não te sobrava nada nem no frigo nem no congelador :) O cinto aperta cada vez mais mas há sempre uns trocos para um belo bacalhau he he Eu gosto com puré!
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Margarida,
    Gostei muito desta receita.
    Se ontem não tivesse saído bacalhau, fazia hoje mesmo...
    Já está anotadissima.
    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  5. Margarida querida, sabe que eu era como você? Comprava demais, de uma vez só, e depois me agoniava com a validade dos produtos vencendo.
    Mudamos isso aqui em casa, no ano passado: as compras são semanais, e de pouco em pouco.
    Assim estamos sempre felizes: a comida não estraga, e a consciência nao dói.
    Esse bacalhau está maravilhoso, como tudo o que vc faz... sinto demais o bacalhau ser um produto tão raro e caro por aqui... só comemos na páscoa. :(
    Bjo grande

    Mari

    ResponderEliminar
  6. Olá Margarida!!

    Quando saí de casa dos meus pais, onde todos os dias se deita comida fora, jurei que em minha casa tudo seria diferente...
    Não gosto de desperdiçar...custa-me deitar coisas fora por me esquecer que as tenho, ou deixar que os prazos passem até terem que ir irremediavelmente para o lixo!

    Normalmente planeio o que vou comer por toda a semana e tento aproveitar e reciclar ao máximo: ganho em tempo, como melhor e ainda consigo poupar dinheiro! :)

    Quanto ao teu bacalhau, ficou com um aspecto maravilhoso! E se é fácil de fazer...guardo para um dia experimentar!
    Adoro bacalhau!:)

    ResponderEliminar
  7. Eu sou super "indisciplinada" no k toca a programar o k vou fazer pro comer.. De qualquer forma já me queixei do mesmo, comprar mais do k precisava e depois ia pro lixo. A vida obrigou-me a ter mais cuidado, e agora sou muito mais controlada nas compras :)...
    Agora falando de bacalhau, esse teu.. Óptima ideia, rápida como eu gosto, e deve ficar super saboroso :).. Vou levar a receita comigo..
    bjinhus

    ResponderEliminar
  8. Deve ficar muito bom este bacalhau...
    Pelo menos o aspecto está excelente !!!

    ResponderEliminar
  9. Tenho um desafio para ti no meu blog :)

    ResponderEliminar
  10. Olá Margarida! Sou igual a ti. Isto deve ser mal dos ares algarvios. Compro tudo e mais alguma coisa na esperança de vir a usar mas depois passa a validade e lixo! O meu marido bem se zanga comigo mas então, ainda não aprendi.A arca e os congeladores já nãolevam mais mas arranjo sempre maneira de ir ao talho porque me falta q coisa e acabo por trazer muita coisa para congelar. Tenho que tomar uma atitude igual à tua. Beijinhs
    Suzel

    ResponderEliminar
  11. Estou igual a vc, sem estragar nada. Na verdade odeio estragar comida.
    Essa bacalhau com mostarda é uma super novidade para mim.

    Bjus querida amiga.

    ResponderEliminar
  12. Olá Margarida!
    Eu vim retribuir tua visitinha ao meu cantinho, adoooorei teu Figo!
    Isso mesmo, sou totalmente contra desperdícios, ainda mais de dinheiro e comida!
    A gente vai aprendendo né, às vezes por aqui acabavamos jogando algo fora. Mas isso é bem raro.
    Esse bacalhau ficou com uma carinha linda!
    Kisss^^

    ResponderEliminar
  13. Como eu te compreendo rapariga que eu tenho exactamente o mesmo "problema"...adorei este bacalhau...beijinho

    ResponderEliminar
  14. estava eu a ler o teu poste a ver o filme cá de casa.
    É exactamente como aqui em casa.
    E também eu já fiz essa promessa.
    Esse bacalhau ficou 5*****.
    Bjos grandes

    ResponderEliminar
  15. Voltei... Anda aí 1 onda de mimos, há lá 1 pra ti no Ratatui :)
    bjinhus

    ResponderEliminar
  16. Margarida tenho um mimo para ti no meu blog.
    bjs

    ResponderEliminar
  17. Olá!

    Coisa para ti no meu blog!

    Beijinhos =)

    ResponderEliminar
  18. Como eu a compreendo. Comigo acontecia o mesmo pois adoro fazer compras (muita gente não percebe este nosso gosto e às vezes até goza pois estão sempre a dizer que fazem as compras sempre a correr para ser o mais rápido possivel mas comigo é diferente , eu gosto de ver tudo devagarinh, de ver as novidades, promoções e demoro imenso tempo nas coisas novas para cozinhar ;-)
    Mas a verdade é que indo menos vezes ao supermercado gastamos menos dinheirinho e em época de crise tem mesmo de ser.
    Este bacalhau já está na minha lista de receitas a experimentar pois deve ser delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Por acaso, eu detesto andar sempre nas compras e por isso tudo o que posso comprar que tenham prazos de validade alargados, compro.

    Os perecíveis eu vou controlando e quando estão a chegar ao fim do prazo, arranjo forma de os utilizar, porque detesto desperdício!

    Já agora, este bacalhau está um mimo!

    E ainda por cima bacalhau... :P

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  20. Margarida,
    Tenho um prémio para ti no meu blog
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Margarida,
    Passa pelo meu blog. Tenho lá uns prémios para ti.
    Beijocas.
    Susana.

    ResponderEliminar
  22. Ummm que maravilha... e eu que sou uma apaixonada por bacalahu... sim senhora, bela receita, belo gratinado... ;)

    ResponderEliminar
  23. Olá Margarida
    Conheço o sintoma de culpabilidade, eu também detesto jogar ingredientes fora e as idas ao super são sempre perigosas. Optei por fazer listas de compras e assim só trago o que realmente necessito. A vida está bem cara e ao mesmo tempo há muita gente a passar mal por este mundo a fora.
    Gostei muito desta tua receita de bacalhau.
    Desejo-te um Feliz fim de semana x

    ResponderEliminar
  24. Como verdadeira fão do bacalhau, é mais uma receitinha a reter, bom trabalho e bom fim de semana, bjs.

    ResponderEliminar
  25. Mary, acho que muitas mulheres têm este problema.. ; ) bjo

    Marina, tens toda a razão. Nada melhor que alimentos fresquinhos! Obrigada pela tua visita. bjo

    Ameixa, eu também sou do clube do puré! : ) bjo

    STA, obrigada! bjo

    Mari, aqui o bacalhau também está muito caro mas fazer o quê? Bacalhau é comidinha de português! ; ) bjo

    Leonor, ganhas tempo, dinheiro e saúde! Boa gestão. : ) bjo

    Xana, leva-a contigo e na volta diz-me que gostaste! ; ) bjo

    borboleta, obrigada! bjo

    Ameixa, obrigada pelo desafio. Assim que puder respondo. bjo

    Suzel, vais ver que ajuda bastante! bjo

    Ana, obrigada! bjo

    Axly, obrigada pela simpática visita!

    Samma, as mulheres e as compras.. lol bjo

    Isa, vamos lá cumprir a promessa. Eu alinho! bjo

    xana, borboleta africana e Mão na Massa, obrigada pelos mimos! bjos

    Filipa, eu passo mais tempo dentro de um supermercado do que numa loja de roupa.. ehehh bjo

    CSS.. eu adoro compras! ; ) bjo

    STA e Susana, obrigada pelos mimos! bjos

    Alegna, Ana e Nani, obrigada! bjos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!