28 dezembro 2008

Rolo de carne recheado com arroz de grelos

Como em todos os anos parece-me sempre que o Natal passa a correr. São dias de compras, de preparação de presentes, de cozinhados e depois, a Ceia e o Dia de Natal passam num ápice. Este ano foi uma canseira pra mim. Fiz presentes para os amigos mais chegados e para as educadoras da filhota, doces de cenoura com canela e amêndoa, bolachinhas de vários aromas e bombons. A cozinha andou num reboliço e todas as noites o perfume a gengibre e canela percorria a casa toda. E valeu bem a pena!

Este ano fomos 16 cá em casa. A preparação da Ceia foi repartida com a minha mãe que se encarregou de fazer o bacalhau, as couves, e as empanadilhas (ou azevias) de batata doce. Eu fiz os restantes doces e as entradas. Normalmente não fugimos à tradição e o bacalhau é o rei da noite, embora seja diferente todos os anos. Este ano foi no forno com batatinhas e bróculos. Para entrada foram escolhidos queijos, patés de requeijão com alho e salsa e de delicias do mar, perdiz no tacho e canja de galinha caseira com massinha. Os sonhos, empanadilhas, tronco de Natal, bolo rainha, bombons de noz e madalenas de limão seguiram-se ao bacalhau.

O Pai Natal acabou por ser o centro das atenções e a alegria dos mais pequenos. Na sala reinava a confusão de embrulhos. A princesa da casa estava literalmente camuflada por presentes. E a festa continuou no dia seguinte com um belo arroz de pato e em familia, como se quer! Para o ano há mais!..

Hoje deixo a receita de um rolo de carne que já faço há algum tempo (creio que adaptada de uma Teleculinária) e que é uma boa sugestão para um jantar rápido e saboroso.



Rolo de carne recheado com arroz de grelos


Ingredientes para o rolo: 600gr de carne moida a gosto (usei vaca e porco), 1 cebola média, 1 lata de cogumelos laminados pequena, 3 colheres de preparado de sopa de cebola, salsa, queijo, fiambre e chourição fatiado, 1 colher de sopa de mostarda, 1dl de vinho branco, manteiga, azeite, sal e pimenta preta moida q.b.


Ingredientes para o arroz: 1 chávena de chá bem cheia de grelos grosseiramente picados, 1 chávena de chá de arroz, 2 1/2 chávenas de água quente, 2 dentes de alho, 1 cebola pequena, azeite e sal q.b.


(T)/(B): Colocar a cebola, a salsa e os cogumelos no copo da Bimby ou de uma picadora/liquidificador, e picar bem miudinho. Colocar a carne num recipiente fundo, temperar a gosto com sal e pimenta e envolver bem a mistura da cebola, salsa e cogumelos e a sopa de cebola. Pode fazer esta operação na Bimby, programando 1 minuto, vel 3-4.
Deitar o preparado dentro de um saco de plástico limpo e espalmar bem até preencher todo o espaço. Abrir o saco pelas laterais com ajuda de uma faca (como se estievesse a abrir uma carta). Dispor as fatias de queijo, fiambre e chourição a gosto e enrolar como uma torta, com ajuda do plástico. Unir bem as extremidades para evitar que o recheio saia. Transferir para uma assadeira com duas colheres de sopa de azeite.

Diluir a mostarda no vinho e regar o rolo. Dispor por cima e aos lados umas nozinhas de manteiga e levar ao forno a 180º durante aproximadamente 40 minutos, regando com o molho de vez em quando.


Prepare o arroz entretanto. Leve ao lume numa frigideira o azeite e os dentes de alho picadinhos. Deixe estalar. Junte os grelos e salteie durante uns minutos. Reserve. Pique a cebola e leve ao lume com o azeite num tacho. Junte os grelos e deixe cozinhar uns minutos. Junte a água quente e tempere com sal a gosto. Cozinhe em lume brando com o tacho tapado.



Deixar o arroz apurar um pouco já com o lume apagado e servir com o rolo fatiado.

8 comentários:

  1. Feliz Ano Novo. Pois por o que se estáa ver, neste não se comeu nada mal.
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Margarida
    Já li que o Natal correu bem!
    Bela refeição que aqui nos mostras!
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Tocaste-me no ponto fraco: grelos. Sou uma grande apreciadora dos grelos! Ficou lindo o rolo com este arrozinho :)

    ResponderEliminar
  4. Ai que belo rolo de carne, ficou fantástico!! Boas entradas, Feliz 2009!! Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Parceira querida, teu Natal foi maravilhoso, quantas delícias. Este rolo de carne está lindo demais e o arroz nem se fala...Que 2009 seja repleto de realizações e alegrias para toda a tua família. Bj grande.

    ResponderEliminar
  6. esse rolo está com um aspecto super delicioso...desejo-te um EXCELENTE 2009!! Tudo de bom para ti...

    ResponderEliminar
  7. não podia deixar de cá vir desejar um fantástico ano de 2009, cheio de sonhos realizados e surpresas boas... muitos bjinhos amiga até para o ano!!!

    ResponderEliminar
  8. OALAH ...ITU MAKANAN DIAPAKAN AJA YA,, SEBENARNYA MENARIK JUGA ADA BAYAMNYA, TAPI LIDAH SAYA MUNGKIN KAGAK COCOK. OKE SELAMAT DEH BEREXPERIMEN

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!