22 novembro 2008

Torta de cenoura

Cheguei ontem finalmente a casa depois uma semana chata de reuniões. Quase todos os anos estou nesta feira de golfe que percorre o mundo e que este ano, à semelhança de 2006, decorreu em Marbelha. Sinceramente não sou apaixonada por Marbelha, nem lhe reconheço grande beleza. É demasiado turística e nesta altura assemelha-se bastante a Albufeira no Inverno. Há apenas o rebuliço diário dos habitantes.

Os restaurantes estão vazios e a nossa presença vem dar algum trabalho aos empregados que permanecem esncostados ao balcão. Comemos mal todos os dias. Nem mesmo nas "pesqueras" se consegue comer peixe fresco tal é a falta de turistas.. No recinto da feira o almoço foi paella nos 3 dias. Mas paella só mesmo de nome porque era apenas um prato de arroz tingido de amarelo e decorado com 2 ou 3 pedacinhos de carne e 2 ou 3 camarões. Enfim.. O melhor de tudo foi o presunto serrano, o queijo manchego, o vinho e o bloco de foie gras que trouxe na bagagem. ; )

Ainda só cozinhei coisas leves para aliviar o estômago da intempérie que por lá passou esta semana. E para isso nada melhor que uma canjinha de frango do campo. Mas como tinha prometido colocar cá algumas receitas da festinha da Mathilde, hoje fica a torta de cenoura que é uma doce maravilha.




Torta de cenoura

Ingredientes: 600gr de cenoura, 1 pau de canela, 300 gr de açúcar, 4 ovos, 4 colheres de sopa de farinha, 1 colher de chá de fermento em pó, sumo e raspa de 1/2 laranja, canela em pó para polvilhar

(T): Cozer as cenouras com o pau de canela e reduzi-las a puré (retirar o pau de canela antes). Juntar o açúcar, a raspa e o sumo da laranja, os ovos inteiros e bater bem. Envolver a farinha com o fermento e juntar ao preparado. Misturar bem. Deitar o preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com margarina. Cozer em forno pré-aquecido a 170º, durante cerca de 20 minutos.
Desenformar a torta ainda quente sobre um pano polvilhado com bastante açúcar. Retirar o papel vegetal, polvilhar com a canela em pó e enrolar delicadamente com a ajuda do pano.

(B): Colocar a cenoura no cesto partida aos bocados juntamente com o pau de canela, introduzir o cesto no copo e programar 18 min, temp 100, veloc 3. Escorrer a água, retirar o pau de canela, colocar a cenoura no copo e reduzir a puré uns segundos na vel 5-7-9. Juntar o açúcar, os ovos inteiros, a raspa e o sumo da laranja e misturar bem 5 min, vel 3. Acrescentar a farinha e o fermento e misturar 15 seg, vel 4.

Deitar o preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com margarina. Cozer em forno pré-aquecido a 170º, durante cerca de 20 minutos.Desenformar a torta ainda quente sobre um pano polvilhado com bastante açúcar. Retirar o papel vegetal, polvilhar com a canela em pó e enrolar delicadamente com a ajuda do pano.




Bom domingo!

25 comentários:

  1. :)
    Obrigada pelo desafio!! Por acaso já o tinha recebido há algum tempo atrás e já o postei. Mas valeu a intenção :)
    Bem vinda a casa!

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de comentar a torta de cenoura que eu tanto gosto!!! Deve ficar deliciosa. Vou ver se tento fazê-la em breve porque cenoura e canela é mesmo comigo :)

    ResponderEliminar
  3. Margarida
    Que linda cor tem essa torta!
    Obrigada pelo desafio,a Ameixinha e o Apokalipsus já me tinham desafiado.Espero que não te importes,mas nou vou participar.
    Ainda bem que estás de volta.
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  4. Margarida,
    Essa torta ficou cá com um aspecto... delicioso...
    hei-de experimentar...
    Quanto ao desafio... aceite e cumprido...
    bjs e bom domingo

    ResponderEliminar
  5. Margarida querida, essa tortinha de cenoura ficou maravilhosa! Que delicia, amiga! Vc já me passou o desafio literário há um tempão e eu ainda não postei... mas o farei amanhã sem falta!! =D
    Super beijo...

    ResponderEliminar
  6. Margarida,
    esta torta est+a uma delícia. Fez-me lembrar uma que eu comia quando era míuda na casa de uma amiga. A mãe dela fazia muitas vezes para o nosso lanche.
    Excelente.
    Bjocas

    ResponderEliminar
  7. A torta está com uma cor mesmo apetitosa!
    De sabor de certeza que é uma delícia!

    Quando ao desafio, obrigado por te teres lembrado de mim!
    Responderei com todo o gosto!
    As tuas manias são bem simpáticas!!!!

    ResponderEliminar
  8. obrigado pelo desafio minha linda... já não és a primeira pessoa a desafiar-me... juro que assim que tiver tempo respondo.

    ResponderEliminar
  9. Parceira querida, que linda e suculenta esta torta de cenoura, amei. Olha, gostei de saber dos seus sonhos e suas manias, assim te conheci um pouco melhor. Bj grande amiga.

    ResponderEliminar
  10. Querida, torta de cenoura com canela é uma ótima novidade para mim. Deve ser uma maravilha!! Hummm


    Bjus

    ResponderEliminar
  11. Olá Margarida! Sê bem vinda de volta!
    Que linda torta, e de cenoura e canela não tem como se lhe resistir...
    Obrigada pelo desafio. Tenho andado meia sem tempo mas assim que tiver um tempinho eu vou tentar responder sim? :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que bom que finalmente te temos de volta!!!:)

    Ainda bem que já acabou a semana chata e que podemos disfrutar da tua deliciosa torta de cenoura!

    (depois de comer mal toda a semana a tua comidinha caseira deve ser um reconforto!)

    ResponderEliminar
  13. Que óptima torta... até consigo sentir o cheirinho da cenoura e da canela.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Fiquei realmente encantada com essa linda torta de cenoura!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Com essa torta nem sabes as memórias que me fizeste lembrar.
    a minha mãe é que costumava fazer essa torta, era dos pouco doces mais elaborados que ela fazia e eu e a minha irmã adoravamos.

    Obrigado pelo desafio.

    Jinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá Margarida
    Essa torta ficou um espanto. Acredita que nunca fiz uma vida. Vou ter que exprimentar.
    Adorei a foto.
    Beijocas

    Já estão abertas as votações para o desafio Finger Food, organizado pela Mirepoix.
    Se desejas votar visita o link que está no meu blog.
    http://chefdeboracordeiro.blogspot.com/2008/11/votao-aberta-finger-foods.html
    O prazo é até dia 27 de Novembro.

    ResponderEliminar
  17. Margarida, essa torta tá bem apetitosa mesmo.. É 1 torta que adoro, mas acho k não tenha coragem para a fazer :)..LOL

    bjinhus

    ResponderEliminar
  18. Ficou super apetitosa a torta de cenoura é uma excelente sugestão agora para o Natal, bjs

    ResponderEliminar
  19. Obrigada a todas pelo carinho. Sem dúvida que vo regresso a casa depois de uma semana fora tem um gostinho muito especial, por tudo!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olha Margarida....

    Este torta de cenoura esta aqui a provocar-me ela diz:
    Come-me come-me e aí eu tenho de responder (com muito custo...)
    - não posso não posso!!

    Está tão perto, mas tambem tão longe...

    ai ai.... =O

    Bjufas =)

    ResponderEliminar
  21. Que torta maravilhosa e com uma cor linda.
    Adoro este tipo de tortas
    Bjs
    Abelha Maia

    ResponderEliminar
  22. Adoro essa torta...a tua ficou linda mesmo...beijinho

    ResponderEliminar
  23. Margarida,

    A Farófia também publicou no blogue - logo no início - uma receita de torta de cenoura parecida com esta (e com o pudim), mas a tua parece-me melhor (espero que ela não me leve a mal ;-)), pois tem bastante menos açúcar.

    beijocas

    ResponderEliminar
  24. Sem dúvida deliciosa! Gostamos imenso, e já repeti.
    Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!