07 março 2017

Granola de pêra, gengibre e canela

Habituei-me há algum tempo às manhãs mais leves e cheias de energia que começam com uma opção mais saudável e equilibrada ao pequeno-almoço. Os hábitos levam tempo a mudar mas quando as nossas escolhas interferem com a nossa saúde a mudança impõe-se e de forma rápida. Deixar o café com leite e o pão com queijo fresco ou a torrada não foi de todo simples e não foi nem à primeira nem à segunda tentativa que as alternativas ganharam terreno. O leite vegetal já fazia parte das substituições mas faltava o pão que, apesar de se revelar um inimigo no meu processo de digestão, insistia em ficar pelo efeito saciante (mais uma crença...).
Do pequeno-almoço até ao primeiro (sim, primeiro) lanche da manhã era um instante e isso também me incomodava. Procurei outras soluções, dediquei algumas horas à leitura e outras tantas a provas. Eduquei o meu palato (altamente resistente a papas, por exemplo) e encontrei energia redobrada, boa disposição e bem estar físico, emocional e intelectual nas minhas novas escolhas. 

E foi para aprofundar ainda mais este tema e outras opções que me inscrevi no workshop "pequenos-almoços e lanches saudáveis" promovido pelo Alfarroba Café. O espaço é tão luminoso e cheio de boa energia que convida a uma chávena de chá e dois dedos de conversa com a Sandra e o Arménio, anfitriões deste espaço que oferece refeições caseiras cem por cento vegetais, feitas com os melhores ingredientes biológicos e locais, sem aditivos e sem açúcares refinados.  

Falámos de cereais integrais, leites vegetais, infusões de ervas tradicionais, algas, adoçantes naturais e outras coisas saudáveis que tais. Cruzámos a teoria com a prática num creme de arroz, leite de amêndoa, panquecas de aveia, papas de aveia, quiche de vegetais, bolo de maçã e amêndoa e granola. Das provas resultaram taças e pratos vazios e sorrisos de conforto.
Se estão no Algarve espreitem a página e descubram o curso de culinária natural de macrobiótica que estão a preparar. 

E agora a receita. A granola é uma das opções que faz parte dos meus pequenos-almoços e há sempre uma diferente para acompanhar o iogurte, as papas ou os batidos. Esta é especialmente aromática e quente, perfeita para manhãs frias.


 photo b234abb9-4fbc-4ae0-95d2-0d5617bfe8a5_zps0kki8eqt.jpg


Granola de pêra, gengibre e canela
Inspirada na receita de granola simples do Alfarroba Café


Ingredientes

3 chávenas bem cheias de flocos de aveia
1 chávena de arroz tufado
4 colheres de sopa de linhaça moída
2 colheres de sopa de canela em pó
4 colheres de sopa de sementes de abóbora
1/2 chávena de miolo de amêndoa com pele
1 pêra madura reduzida a puré
1 colher de sopa de gengibre ralado
1/2 chávena de geleia de milho*
2 colheres de sopa de óleo de coco**



{Tradicional}


Pré-aqueça o forno a 180º.
Misture numa taça os ingredientes secos (os flocos de aveia, o arroz tufado, a linhaça, a canela, as sementes de abóbora e as amêndoas).
Noutra taça misture o óleo de coco, a geleia de milho, a pêra e o gengibre. Deite as mistura liquida sobre a mistura dos secos e misture muito bem até estar bem ligado.
Deite a mistura num tabuleiro e leve ao forno por 20 minutos. 
A meio do tempo mexa com uma colher para dourar de forma uniforme.

Guarde num recipiente hermético.


Notas:
*Pode substituir por mel

**Pode substituir por azeite 

 photo 53dcd250-5b7e-44dc-8dd3-0556dc814522_zps5rjzpgk7.jpg

 photo b5817dc6-3933-4755-9753-3f9ce227ec38_zpskocdaoqh.jpg

2 comentários:

  1. Adoro aqui em casa até os homens comem.
    Nunca juntei nem pêra nem gengibre mas parece-me uma excelente ideia.
    Tem muito bom aspecto.

    ResponderEliminar
  2. Nada como uma granola caseira! Com estes sabores dá vontade de experimentar:

    Beijinho, Ana Teles | Telita LifeStyle - Facebook: Telita LifeStyle FB


    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!