12 janeiro 2011

Cinnamon rolls ou simplesmente caracóis de canela

Perdi a conta às receitas de cinnamon rolls que venho guardando nos últimos tempos. As fotos conquistam-me à primeira mas depois há sempre qualquer coisa na receita que faz com que não a ponha em prática. Ou talvez tivesse sido sempre o medo interior de encontrar A receita e não mais parar de a fazer. Talvez nunca o tenha dito por aqui mas sou doida por caracóis de canela. Cá pelo meu reino apenas os encontro numa pastelaria. São enormes, fofos e escorrem aquele melaço característico de tanta canela e açúcar. É quase impossível resistir-lhes e sempre que o faço saio da pastelaria num turbilhão de remorsos. Ou porque não comi nenhum ou porque o que comprei para comer ao lanche acabou por ser devorado mesmo à saída da pastelaria…

Mas desta vez, e já em casa, foi o desejo que falou mais alto e me levou para a cozinha com a última receita encontrada. A massa é macia e óptima de trabalhar e são de execução relativamente rápida. Portanto, nada de remorsos e desculpas e ponham a mão na massa. Se gostam de canela tanto como eu não percam tempo!
Photobucket

Cinnamon Rolls
Ligeiramente adaptados
daqui

Ingredientes: 90g de açúcar, 80g de manteiga à temperatura ambiente, 1 colher de café de sal, 45g de ovo ligeiramente batido (1 ovo pequeno), raspa de limão (a gosto), 460g de farinha, 6g de fermento seco, 260ml de leite amornado

Ingredientes para o recheio: 115g de açúcar com canela (40g de açúcar branco, 50g de açúcar amarelo, 15g de canela em pó), 2 colheres de sopa de manteiga derretida

(mfp): Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina e seleccione o programa amassar. À medida que a máquina amassa observe a textura da massa que deve ficar macia e fina. Se necessário adicione mais farinha até obter esta textura. Deixe a máquina terminar de amassar e levedar (deverá duplicar o volume).

Retire a massa para uma bancada ligeiramente untada. Abra a massa com o rolo até formar um rectângulo de cerca de 30x35cm, com cerca de 1,5cm de espessura. Pincele toda a superfície com a manteiga derretida e polvilhe com a mistura de açúcar e canela. Enrole como se fosse uma torta mas sem apertar demasiado de modo a que os rolos não fiquem secos. Corte a massa em fatias de cerca de 3cm de largura.

Disponha-os no tabuleiro do forno, sobre um tapete de silicone ou papel vegetal, deixando uma margem de 1,5cm entre eles. Deixe-os levedar até estarem juntos ou terem dobrado o tamanho. Leve a forno pré-aquecido a 175º, durante 20 a 30 minutos ou até estarem dourados.
Deixe-os arrefecer no tabuleiro.

Photobucket

Notas:
- Normalmente os cinnamon rolls levam por cima uma cobertura feita à base de açúcar em pó, queijo creme e manteiga que não fiz já que a acho totalmente dispensável;
- Tive necessidade de ajustar a quantidade da farinha pelo que a quantidade aqui indicada poderá sofrer pequenas alterações;
- Vigie a cozedura e não os deixe cozer em demasia para não ficarem secos.

26 comentários:

  1. Margarida:
    Tal e qual como eu. Acho que colecciono todas as receitas de caracóis de canela que vão sendo publicadas. Mas as minhas ainda não saíram do papel. E Simplesmente adoro. Mais uma para levar. Parece-me que em breve ou vai, ou racha!
    tenho de experimentar!
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Amig,a ainda com o jantar na barriga, tenho a certeza que se me visse com esse prato à frente, iam todos de seguida! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Isto é q são desejos de grávida. Esta semana tb me deu o "desejo" por canela e tb fiz, mas ainda só experimentei uma receita.
    Talvez da próxima vez experimente esta, para testar se é melhor.
    São tão fáceis de fazer e super saborosos.
    Ainda não consegui fazer uns como os q se vendem no IKEA...adoro. Cada vez q lá vou, é uma tentação.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Eu tb adoro canela :) irei experimentar os teus caracois de canela em breve.

    Um beijinho, ficaram optimos!
    http://broademaca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Olá Margarida
    Não sabia, achei engraçado porque eu também me perco com esta receita. Já experimentei várias e nunca publiquei nenhuma.
    Ficaam perfeitos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que desejos bons! :)
    Não te sabia tão louca por cinnamon rolls! :)
    Ficaram lindos querida, mesmo a apetecer roubar um... e depois outro... e outro! :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Bom, Margarida, mais uma para a colecção. É tentadora esta receita e ficarma lindos e apetitosos ao olhar e depois de encher os olhos, há que encher a barriga.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que delícia Margarida, se eu apanhava esse pratinho á frente :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adoro, adoro, adoro!! Sabes que vendem uns congelados mto bons na loja Sueca do Ikea? pois é... às vezes compro com a promessa de só comer 1 por dia ;)

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  10. Nunca experimentei fazer em casa, mas poupaste-me o trabalho de pesquisa! Es´tão magníficos!

    bjs

    ResponderEliminar
  11. também tenho várias receitas de caracóis de canela impressas e ainda nunca fiz nenhum.. agora fiquei cheia de vontade de experimentar esta tua receita.

    ResponderEliminar
  12. Ainda bem que o desejo falou mais alto e que a levou até à cozinha para confeccionar estas maravilhas, agora aqui partilhadas.
    É de comer sem remorsos mesmo (de vez em quando).

    ResponderEliminar
  13. Adoro também, mas como tu tinha um pouco de receio de experimentar. Quem sabe agora não me convenceste.

    ResponderEliminar
  14. Humm,que bom!!
    Acho que pena não estares aqui por perto.

    Bjinhos
    Sandra

    ResponderEliminar
  15. Margarida, partilho contigo o mesmo gosto por estes cinnamon rolls, são muito bosn.Já fiz em casa e o problema e deixar de comê-los.

    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Eu sou fã do caracol de canela:)
    Os teus cinnamon rols ficaram lindissimos

    ResponderEliminar
  17. Amiga, que bem que nos sabem os teus desejos, vais partilhando connosco estas coisas deliciosas, e já ninguém tem desculpa para não fazer.
    Lindos!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  18. Os únicos que encontro por aqui são os que têm fruta cristalizada e eu não gosto nada. Mas já fiz em casa (também na MFP) e fiquei fã. Tal como tu tenho montes de receitas para experimentar :)

    ResponderEliminar
  19. maragarida olha o meu desejo de canela aqui:-)
    tem graça que hoje fiz uma delicai com canela
    estes tambem me persegem mas temo que levem tempo e que nao corra bem e desisto sempre
    vou anotar a tua receita
    beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  20. Hummm que aspecto delicioso, só de imaginar o cheirinho da canela a emanar pela cozinha aiiiii :)

    ResponderEliminar
  21. Com um cafézinho hein.... tudo de bom!

    ResponderEliminar
  22. tão bom!!! também já fiz! delicia. ficaram deslumbrantes

    ResponderEliminar
  23. AdOOOOOOrei esse blo estou encantada ... hoje j´´a fiz uma receita daqui e como adaptei acabei dando outro nome ... mais as dicas retirei daqui ... agora esses Cinnamon Rolls
    vou fazer amanha mesmo ... Parabéns!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!