12 agosto 2010

Pérolas da Ria

Já não conto os dias para entrar de férias. Amanhã por esta hora dou início ao período de sopas e descanso por que tanto anseio. Estão a chegar os dias vividos em slow motion, A palavra descansar está no topo da to do list. Seguem-se as palavras dormir, ir à praia, ler, petiscar, passear…

E por falar em petiscar, deixo-vos uma sugestão com sabor a mar e cheiro a verão. Eu prefiro-as ao natural, com um pouco de sumo de limão apenas.

Entretanto, e se for caso disso, aproveitem os dias de férias!



Ostras
Ao natural: Escove bem as ostras para limpar todas as areias, algas e lamas que possam ainda ter agarradas. Coloque a ostra numa tábua de cozinha na bancada, segure-a com um pano de cozinha (de modo a proteger as mãos) com a casca mais achatada virada para cima. Segure-a firmemente e insira a ponta de uma faca para ostras (ou uma faca pequena de cozinha) na extremidade mais estreita (junto à articulação), entre as duas conchas.

Rode ligeiramente a faca para ambos os lados para forçar as conchas a abrir. Quando a ponta da faca estiver entre as conchas, faça-a deslizar até partir o músculo da ostra. Abra-a com cuidado e descarte a concha superior.

Sirva-as num prato sobre uma camada de gelo picado e limão em quartos.

Na chapa: Depois de as escovar, disponha as ostras numa chapa ou numa frigideira de ferro larga e leve ao fogo até as conchas abrirem. Deixe-as arrefecer e com a ponta da faca ajude a soltar a concha superior. Sirva-as com limão em quartos.

Pode de igual modo abrir as ostras no grelhador ou, se preferir um processo mais rápido, colocando-as no microondas por uns segundos.


18 comentários:

  1. Acreditas que nunca provei?
    Tenho receio de as comprar pois não percebo nada do assunto.
    Bjs e boas férias!

    ResponderEliminar
  2. Margarida, Boas Férias e óptimo descanso! Carrega bem as baterias para voltares com toda a energia e nos presenteares com tão gulosos manjares!Nunca comi ostras! Nem sabia fazê-las, mas com as tuas receitas pode ser que quando as encontrar a jeito me inicie,he,he!
    Hoje deve seguir o prometido!
    Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  3. Ostras é um grande pitéu, mas eu sou alérgica.
    Umas fotos lindas.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Boas férias! O que eu gosto de ostras!

    ResponderEliminar
  5. Para mim ou na chapa ou cozidas em agua e sal por breves minutos. Adoro e sempre que vou a Tavira tenho de as comer. O titulo do teu post ate parece um nome de um barco.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu, como não sou esquisita, como das duas maneiras ;) Pena não tê-las agora à minha frente! Boas férias.

    ResponderEliminar
  7. Votos de boas férias.
    Eu também as prefiro ao natural com sumo de limão, mas que não sejam muito grandes.
    Lembro-me bem de quando o meu avó trazia-as para casa e nós iamos comê-las a propósito a Tavira ♥

    ResponderEliminar
  8. Ostras ao natural são as minhas preferidas! :)

    Um beijinho e boas férias,

    ResponderEliminar
  9. Amiga, espero que as férias sejam boooas. :)

    Sabes com quem é que eu comi ostras pela primeira vez? Contigo, claro. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Nunca comi ostras, mas fiquei curiosa para experimentar...
    Beijos

    Eliane

    ResponderEliminar
  11. Realmente as ostras ao natural são as melhores...como estou no meio delas em férias, não posso deixar de as degustar.
    Margarida tenha umas optimas férias,e diverta-se...

    ResponderEliminar
  12. Puxa que coisa mais linda e com certeza gostosa...

    tenha ótimas ferias ;)

    bjssssssss

    ResponderEliminar
  13. Que lindas! E fresquinhas da ria, melhor! bjinhos

    ResponderEliminar
  14. até olhei pela janela do quarto! faltou o sol!
    e desejo que ele apareça muuuito nas suas ferias!
    um beijo doce e na volta apareça no blog novo das abobrinhas!
    www.docesabobrinhas.com

    ResponderEliminar
  15. o meu namorado diz que e um piteu
    mas so de pensar que esta cru nao consigo
    boas ferias
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Boas Férias...
    Aproveita bem...
    Eu vou no final do mês, parece q nunca mais chega HEHEHE...
    Bela sugestão...

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Adoro ostras e também as prefiro ao natural e com o suminho de limão por cima...
    Só de falar nisso até já estou a salivar...
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  18. A nossa padaria fechou para férias, e o dia não convidava à praia... nada melhor do que ir tomar o pequeno-almoço com esta vista!! E assim começou o nosso domingo, primeiro saciamos a vista e a fome com um delicioso pequeno-almoço, e de seguida a visita às exposições.air max 2009

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!