O tempo anda tão às avessas que o meu guarda-fatos parece mais a feira da ladra do que outra coisa. São t-shirt's de manga curta e saias, blusas de malha, blusas de linha, lenços, casacos, sapatos, botas e havaianas, e sei lá bem que mais. Isto porque, à semelhança da mudanças de estação nos outros anos, eu troco a roupa de verão pela de inverno e guardo-a até à próxima estação.
Mas este ano a coisa não tá fácil e ainda não consegui fazer as mudanças definitivas. Ainda na terça andei de cavas e sapatos abertos. Hoje mais pareço um pinguim. Tenho uma t-shirt, um pullover e um casaco de inverno. E mesmo assim consigo ter os pés gelados. Irra!
Mas é melhor não me queixar muito porque para este mal contribuimos todos e até ver, ainda conseguimos, pelo menos cá no Algarve, ter um clima excelente quase 365 dias por ano. E porque aqui a sul o poejo é rei em alguns pratos típicos, deixo-vos esta sugestão que, saída à pressa e de cabeça, reconfortou, e bem, a alma e o estômago!
Ingredientes: 1 frango pequeno partido em bocadinhos, 1 cebola, 3 dentes de alho, 50gr de azeite, 50gr de bacon e chouriço mouro em cubos, 30ml de brandy, 40ml de água, 4-6 pézinhos de poejo fresco, sal e pimenta preta q.b.
(T): Picar a cebola e o alho e colocar num tacho com o azeite, o bacon e o chourio. Refogar uns minutos. Juntar o frango e o poejo. Regue com o brandy. Temperar com sal e pimenta e deixar estufar em lume brando sem tampa. Quando o alcool evaporar, acrescente a água, tape, e deixe cozinhar durante cerca de 20/30 minutos.
(B): Colocar a cebola e o alho no copo e picar uns segundos na velocidade 7. Descer os residuos do copo e juntar o azeite, o bacon e o chouriço. Refogar 4 min, 100º, vel1. Juntar o frango, o poejo, o brandy e a água. Temperar com sal e pimenta e rpogramar 25min, 100º, vel colher inversa. Nos últimos 5 minutos retirar o copinho para apurar o molho.
Óptimo para acompanhar com arroz branco ou esparguete.
Que belo franguinho!! :P
ResponderEliminarSimplesmente delioso, adoro estas refeições! :P
Beijocas!
Bem, que aspecto fantástico!
ResponderEliminarE o poejo aromatiza tão suavemente a comida, deixa aquele cheirinho tão bom!!!
Parabéns!
O Algarve é o Algarve... e pelo bom clima que aqui temos podemos dar-nos ao luxo de usar botas e havaianas durante quase todo o ano... jajaja
ResponderEliminarO pior é para semana quando mudar para a hora de Inverno, ai sim vai haver muito mal humor... :(
O franguinho vem mesmo a calhar com este tempinho mais fresquito...
Esse franguinho parece estar uma maravilha, apesar de eu não gostar do poejos.
ResponderEliminarBjos
Que bommm...até sinto o cheirinho
ResponderEliminarO armário...deixa lá...tens que comprar outro.
bjs
Abelha Maia
Linda, isso é conford food para mim, lembro infancia.
ResponderEliminarQue delicia.
Bjs
Fiquei encantada com esse franguinho, e por cima da massa é realmente um pecado!
ResponderEliminarwww.saboresdalica.blogspot.com
E o poejo é tão desconhecido no Norte como o coentro... Infelizmente ainda não provei nada com essa aromática.
ResponderEliminarFicou com bom aspecto esse frango em cama de esparguete :)
Olá Margarida!!
ResponderEliminarEu tenho um quarto cheio de roupa para arrumar, não me cabe tudo dentro dos armários!Já tenho todos os espaços debaixo das camas preenchidos e a arrumação na garagem atulhada de porcarias!
Também costumava arrumar e trocar tudo com a mudança das estações, mas aqui em Palma, o tempo nunca é demasiado frio e dá sempre jeito ter tudo à mão! :)
...Mas o que dava mesmo jeito, era ter aqui esse frango com poejo...que ar maravilhoso!
A minha alma e o meu estômago anseiam por isto!;)
Beijinho!
Pois é Margarida,eu pareço uma cebola,vou despindo as "camadas"durante o dia....
ResponderEliminarEsse frango com o sabor fresco do poejo deve ficar delicioso.
O aspecto está fantastico.
Bj
Com o frio que está aqui no Porto esta receitinha vem mesmo a calhar,;)
ResponderEliminarEu também ando ás avessas com o tempo e as roupas ora faz calor ora frio, bem mas para esquentar os animos nada melhor do que essa carninha perfumada com o poejo, bjs
ResponderEliminarMargarida parceira, este frango com a massa está maravilhoso. Precisamos trocar as receitas para o Intercâmbio, a gente pode começar a trocar idéias, por favor, me mande o seu e-mail, o meu é a24mm11@gmail.com. Bj grande.
ResponderEliminarEste frango tem um aspecto de bradar aos Deuses... delicioso. Até tenho poejos, por isso é uma receita possível de fazer dentro de pouco tempo!
ResponderEliminarObrigada a todas! Efectivamente o poejo confere-lhe um sabor bem diferente e muito agradável ao paladar!
ResponderEliminarbeijinhos