23 Dezembro 2012

Madalenas de limão com coração de chocolate

Photobucket


Gosto de acreditar que todos os sonhos se realizam. Os meus, os teus, os nossos.
Gosto de conseguir concretizá-los. De sentir e saber(-vos)(-nos) felizes com isso.

Do pouco se faz muito e os meus sonhos partem disso mesmo, da fórmula mágica eu, tu, nós. 
E a partir daqui, todos os sonhos são possíves.
A todos, um feliz e harmonioso Natal!

Photobucket
 
Madalenas de limão com coração de chocolate e avelã
(ligeiramente adaptada da revista Saveurs de Out/Nov 2012)
 
Ingredientes (para cerca de 14 unidades):  75g de farinha com fermento, 70g de açúcar em pó, 65g de manteiga sem sal, 1 ovo, 1 pitada de sal, raspa de 1 limão, creme de chocolate e avelãs q.b. (tipo Nutela)
(t): Pré-aqueça o forno a 180º. Bata os ovos com o açúcar e o sal até obter uma mistura esbranquiçada. Junte a farinha, a raspa de limão e a manteiga derretida. Envolva delicadamente. Deixe a massa repousar por cerca de 30 minutos.
Deite a massa nas formas de madalenas previamente untadas até ¾ da sua capacidade. Coloque no centro de cada forma uma colher de café de creme de chocolate. Leve ao forno durante cerca de 10-12 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Photobucket

19 Dezembro 2012

Bolachas Linzer (para o Pai Natal)

Photobucket


Bolachas Linzer
 
Ingredientes: 75g de farinha de amêndoa, 220g de farinha de trigo sem fermento, 75g de açúcar em pó, 150g de manteiga sem sal cortada em cubos, raspa de 1/2 limão, 1 gema de ovo, doce de framboesa q.b., açúcar em pó, peneirado, para polvilhar
 
(bimby):
1. Coloque no copo da Bimby as farinhas e o açúcar em pó. Junte a manteiga e misture 10 seg na vel 5. Junte a raspa de limão e a gema de ovo e misture 10 seg na vel 6. Retire a massa do copo, envolva em película aderente e leve ao frio durante cerca de 10 minutos.
 
2. Pré-aqueça o forno a 170º. Estenda a massa com um rolo sobre uma folha de papel vegetal ou sobre um tapete de silicone, com cerca de 0,5cm de espessura. Com um cortador de bolachas linzer corte as bolachas e leve-as ao forno durante 10-12 minutos. Vigie a cozedura, as bolachas devem ficar branquinhas e brandas.
Após a cozedura retire-as do forno e deixe-as endurecer uns minutos. Retire-as do tabuleiro e deixe-as arrefecer completamente sobre uma grelha.
 
3. Coloque uma colher de chá  de doce de framboesa no centro das bolachas que não têm o recorte e espalhe ligeiramente. Polvilhe as bolachas recortadas com o açúcar em pó e coloque-as sobre as bolachas não recortadas. 
 

(tradicional): 
1. Coloque as farinhas e o açúcar numa taça. Junte a manteiga e misture com os dedos até obter uma massa areada. Junte a raspa de limão e a gema. Trabalhe bem a massa de forma a ligar todos os ingredientes. Envolva a massa em película aderente e leve ao frio durante cerca de 10 minutos.
 
Continue a preparação das bolachas como descrito acima a partir do ponto 2.

 
Photobucket

Notas/dicas:

- Se não tiver um cortador de bolachas linzer use um cortador canelado com 5cm de diâmetro, aproximadamente, para as bolachas e cortadores de diversas formas mais pequenos (1,5 a 2cm) para fazer os recortes nas bolachas do topo;
- Pode usar outra compota a gosto;
- Estas bolachas conservam-se muito bem em caixas de metal ou de plástico.
- Receita adaptada ligeiramente do livro 200 receitas de bolos e bolachas.


Photobucket


11 Dezembro 2012

Presentes de Natal caseiros

Photobucket


Como prometido aqui ficam mais umas sugestões de presentes de Natal caseiros. Estes foram preparados para um cabaz de Natal especial que teve destaque numa pequena reportagem transmitida no programa Portugal Português (aos 27:50 min), no TVI24, no passado domingo.

A receita é simples: reciclar, poupar e surpreender. A confecção é ainda mais simples e o carinho que aplicamos na sua preparação torna estes presentes ainda mais especiais.

Espero que gostem!

 
Presentes de Natal caseiros

Photobucket

Ingredientes: 1 queijo de cabra curado, 2 colheres de sopa de azeitonas pretas descaroçadas e laminadas, 1 colher de sopa de óregãos secos, azeite virgem extra q.b.
 
(t): Corte o queijo em cubos e coloque no fundo de um frasco de vidro previamente esterelizado. Junte as azeitonas e os óregãos. Adicione o azeite até encher o frasco.


Photobucket

Ingredientes (para um frasco como o da foto): 1/2 chávena de chá de sal marinho, 2 folhas de louro, 1 colher de chá de alecrim, 1 colher de chá de pimentão, 1 colher de chá de pimenta preta moída
 
(t): Coloque as aromáticas num almofariz e moa-as. Junte-as ao sal, envolva bem e coloque no frasco.
*Se o sal for muito grosso moa-o também no almofariz.



Photobucket
Ingredientes: 2 colheres de sopa de nozes tostadas, 2 colheres de sopa de amêndoas torradas, 1/2 chávena de mel 
 
(t): Coloque as amêndoas e as nozes no fundo do frasco. Junte o mel até encher o frasco.


Photobucket
 
Ingredientes: 3/4 de chávena de avelãs, 1 colher de sopa de azeite, 1/2 colher de café de sal fino, 1/2 colher de café de pimenta da Jamaica, 1/2 colher de café de cominhos, 1 pitada de noz moscada, 1/2 colher de café de canela
 
(t): Numa pequena taça misture muito bem as especiarias, o sal e o azeite. Junte as avelãs e envolva bem. Prepare um pequeno recipiente de forno coberto com papel vegetal. Coloque a mistura das avelãs e especiarias sobre o papel vegetal e leve a forno pré-aquecido durante cerca de 10 min. Retire do forno, deixe-as secar e embale-as num saco de papel celofane.
 
 
***
 
Finalização:
 
* etiquetas de papel previamente personalizadas com o nome do produto e/ou pequena descrição do mesmo
* fio de cozinha
* saco de papel kraft
* fita de tecido ou semelhante
* furador, cola, agrafador
 
Feche bem todos os frascos. Certifique-se que estão bem vedados.
Faça um furo na etiqueta e prenda-a ao frasco com fio de cozinha. Proceda da mesma forma com todos os frascos. Agrafe o saco de celofane e cole a respectiva etiqueta na frente.
 
Cole a fita na face do saco como na foto ou guarde-a para fechar o saco.
Coloque os produtos dentro do saco, agrafe-o e coloque uma etiqueta com os campos de:/para: ou com votos de boas festas.
 
 
Notas:
- As quantidades apresentadas são referentes à capacidade dos frascos usados; 
- Podem encontrar diversos templates de etiquetas gratuitos na internet. Eu recorri a uma sugestão da Martha Stweart ;
- Todos os produtos foram comprados no mercado, a pequenos produtores locais. Desta forma consegue-se produtos mais conta, caseiros e genuínos;
- Usem embalagens recicladas para acondicionar os produtos e personalizem-nas a gosto.


07 Dezembro 2012

Cake pops de especiarias

Contenção rima com imaginação, criação, dedicação. E este Natal é esta a minha máxima, imaginar e criar, com carinho e dedicação. 
Por isso, e porque este blog é movido pelo epírito de partilha, os próximos posts são dedicados ao Natal e aos presentes caseiros. Com carinho e dedicação, sempre. De mim, para vós!  

Espero que gostem!
 

Photobucket

Cake pops de especiarias

Ingredientes (para cerca de 16 cake pops):

  • 400g de pão de especiarias, 70g de queijo creme, 80g de ganache de chocolate de leite
  • 200g de chocolate branco para envolver, estrelas de açúcar e purpurinas douradas para decorar, palitos ou paus de chupa para segurar

(b): Coloque o pão de especiarias no copo da bimby e reduza-o a migalhas com alguns toques de turbo. Junte o queijo creme e a ganache de chocolate e envolva 10 seg na vel 5. Deve obter uma massa moldável (verifique a consistência retirando um pouco de massa e formando uma bola).

Retire a massa do copo da bimby para um recipiente. Tire pequenas porções de massa (20 a 25g) e role entre as palmas da mão até obter uma bola.

Disponha-as sobre uma folha de papel vegetal e leve-as ao frigorífico durante cerca de 30 minutos.

Entretanto derreta o chocolate branco em banho-maria.

Retire os cake pops do frio. Molhe a ponta do palitos ou dos paus de chupa no chocolate e introduza-os nos cake pops até meio sensivelmente. Leve ao frio por mais uns minutos para solidificar o chocolate.

Mantenha o chocolate quente.

Retire os cake pops do frio e mergulhe um a um no chocolate. Retire e vá rolando o pauzinho entre os dedos de modo a que o excesso de chocolate vá caindo.

Coloque-os de novo sobre o papel vegetal. Decore-os com a estrela de açúcar, salpique-os com as purpurinas  e deixe a cobertura de chocolate solidificar.
 

Photobucket

Dicas:
- Aproveite para reciclar embalagens para embrulhar os seus presentes caseiros. Para os cake pops use por exemplo caixas de ovos. Retire-lhes a tampa, coloque os cake pops nos orficíos dos ovos e embrulhe a caixa em papel celofane. Feche o embrulho com uma fita de tecido e coloque uma etiqueta personalizada.

Photobucket

02 Dezembro 2012

Pão de especiarias {pain d'épices}

PhotobucketEstá oficialmente aberta a época das especiarias nesta cozinha. Aquela mistura de especiarias quentes que perfuma a casa e aquece a alma. É curioso mas o Outono sabe-me muito a especiarias. E não deixa de ser engraçada a forma como, inadvertidamente, as agrupo nesta altura. Cominhos, cravinho, canela, gengibre, noz moscada, pimenta, andam ali lado a lado na gaveta, na parte mais próxima do fogão.  Associo-as ao tipo de cozinhados que mais faço nesta altura, às sopas, aos assados, ao pão, bolos e biscoitos. Aos frutos e legumes da estação, às estações frias.
 
E há misturas de especiarias tão mágicas capazes de transformar um simples cozinhado num festim de sabor e aroma. Este pão de especiarias, original da França, é exemplo disso. O mel e as especiarias ganham vida dentro do forno e libertam um aroma inconfundível!

Photobucket

Pão de especiarias {pain d'epices}
 
Ingredientes: 300g de mel, 100g de manteiga sem sal, 250g de farinha, 1 colher de chá de fermento em pó para bolos, 50g de farinha de amêndoas, 1 1/2 colher de sopa de mistura de especiarias para pain d'epcies (ou 1/2 colher de chá de cada uma das seguintes especiarias: canela, gengibre, noz moscada, erva doce, pimenta da Jamaica), 1 pitada de sal, 2 ovos, raspa de uma tangerina

(t): Pré-aqueça o forno a 170º. Passe spray desmoldante numa forma de bolo inglês. Reserve.
Leve ao lume uma caçarola com o mel e a manteiga até ferver. Retire do lume.
Misture as farinhas com o fermento, o sal e as especiarias. Junte a mistura do mel e manteiga e envolva bem. Incorpore os ovos um a um e de seguida a raspa da tangerina.
Deite a massa na forma preparada e leve ao forno durante 30/40 minutos (faça o teste do palito para verificar se a massa está cozida).
Deixe arrefecer e desenforme.

(b): Pré-aqueça o forno a 170º. Passe spray desmoldante numa forma de bolo inglês. Reserve.
Coloque o mel e a manteiga no copo da bimby. Programe 10min, 100º, vel 2. Reserve.
Passe o copo por água e seque-o.
Misture as farinhas com o fermento, o sal e as especiarias 5 seg, vel 4.

Junte a mistura do mel e manteiga e envolva bem 10 seg, na vel 4. Ligue a máquina na vel 3 e incorpore os ovos um a um e de seguida a raspa da tangerina. Pare a máquina quando estiver tudo bem misturado. Se necessário utilize a espátula para envolver na massa o que ficou nas paredes do copo.
Deite a massa na forma preparada e leve ao forno durante 30/40 minutos (faça o teste do palito para verificar se a massa está cozida).

Deixe arrefecer e desenforme.
 
Photobucket

Dicas:
- Optei por dividir a massa por formas de mini bolos (adquiridas na More Than Cookies). Funciona muito bem e pode servir como presente de Natal caseiro. Este pão aguenta perfeitamente alguns dias, intensificando-se inclusivamente o seu sabor.

Notas:
- Receita adaptada ligeiramente do livro Florence Edelman Patissiere maison, da Marabout.