11 novembro 2012

Sopa de abóbora, batata-doce e castanhas com especiarias


Não sou de frio nem de chuva. Não sou de dias curtos. Não sou de manhãs nebulosas e dias cinzentos. Entedia-me, é um facto. E o Outono traz consigo tudo isto. E talvez por isso me resigne, ano após ano, a entrar nesta estação. Talvez..
 
Mas depois chegam as abóboras, as romãs, as castanhas, os marmelos, as tangerinas, os frutos secos, e o Outono ganha um outro sentido. Conquista-me com os aromas e sabores. E torna-se impossível resistir às sopas quentes, aos assados, aos bolos caseiros de domingo. 
 
Não sou de certeza apaixonada pelo Outono mas admito, o Outono tem sabores apaixonantes.

 
Photobucket


Sopa de abóbora, batata-doce e castanhas com especiarias


Ingredientes: 350g de abóbora, 100g de castanhas, 100g de batata-doce, 1 cebola média, 2 colheres de sopa de azeite, 1 pitada de pimenta da Jamaica, 1 pitada de erva-doce, 1 pitada de cravinho, 1l de caldo de legumes, ½ chávena de natas de soja
 

(t): Num tabuleiro forrado com papel vegetal coloque a abóbora e a batata-doce peladas e cortadas em cubos e as castanhas peladas e inteiras. Regue com 1 colher de sopa de azeite, tempere com a pimenta da Jamaica, o cravinho e a erva-doce e envolva tudo muito bem. Leve ao forno a 200º durante cerca de 50 minutos.
 
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e reduza tudo a puré.
 
Pique a cebola e leve ao lume com 1 colher de sopa de azeite uns minutos até amolecer. Junte o puré da abóbora, batata-doce e castanhas e o caldo de legumes. Envolva tudo bem e deixe ferver. Apague o lume. Envolva as natas e sirva.
 
 ***
(b): Num tabuleiro forrado com papel vegetal coloque a abóbora e a batata-doce peladas e cortadas em cubos e as castanhas peladas e inteiras. Regue com 1 colher de sopa de azeite, tempere com a pimenta da Jamaica, o cravinho e a erva-doce e envolva tudo muito bem. Leve ao forno a 200º durante cerca de 50 minutos.

  
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e reduza tudo a puré.


Coloque a cebola no copo e o azeite. Pique 5 seg na vel 5. Programe 5min, 100º, vel 1. Junte o puré da abóbora, batata-doce e castanhas e o caldo de legumes. Envolva tudo na vel 4. Programe 15min, 100º, vel 3. Junte as natas pelo bucal e envolva 5 seg na vel 5.

Sirva de imediato.