03 Outubro 2012

Mojito cake pops no regresso

voltar - v. tr.
1. Dar volta a, volver, virar; pôr do avesso.
2. Mostrar ou apresentar pelo lado ou face oposta.
3. Dar em troco.
4. Regressar.
5. Tornar a vir.
6. Reaparecer, tornar.
7. Replicar, responder; dar volta ou voltas; tornar a fazer.
(...)
 
 
Sabe bem voltar. Muito bem! Não tinha dado conta do tempo que tinha passado desde o último post. Não há como dobrar as horas e os dias e por mais que a vontade seja muita acabamos por perder esta batalha contra o tempo.
 
Os últimos meses foram de mudanças. Boas mudanças. Pela primeira vez em 34 anos mudei de cidade. Relutante, apreensiva. Mas, lá no fundo, confiante. (caranguejo de carapaça bem mole como sou, resisto sempre às grandes mudanças que me façam sair da minha zona de conforto) 
Acredito sempre que o amanhã será melhor que o hoje, lá, aqui ou em qualquer parte do mundo.
 
Mas sim, gosto de pensar que (talvez um dia) saberia bem voltar.
 
E hoje permito-me voltar atrás no tempo e regressar ao Verão. A uma noite quente em conversas, sorrisos e boa disposição em torno da celebração de um aniversário e da amizade.
 
E como me soube bem voltar! 
 
Photobucket
 
 
Ingredientes (para cerca de 16 cake pops):
  • 400g de bolo de baunilha, 150g de queijo creme, 2 colheres de sopa de sumo de lima, raspa de 2 limas, 15 folhas de hortelã picadas finamente, 1 colher de sopa de rum
  • 200g de chocolate negro para envolver, folhas de hortelã para decorar, palitos ou paus de chupa para segurar
 
(b): Coloque o bolo no copo da bimby e reduza-o a migalhas com alguns toques de turbo. Junte o queijo creme, o sumo e a raspa das limas, as folhas de hortelã e o rum e envolva 10 seg na vel 5. Deve obter uma massa maleável.
Retire a massa do copo da bimby para um recipiente. Tire pequenas porções de massa (20 a 25g) e role entre as palmas da mão até obter uma bola.
Disponha-as sobre uma folha de papel vegetal e leve-as ao frigorífico durante cerca de 30 minutos.
Entretanto derreta o chocolate negro em banho-maria.
 
Retire os cake pops do frio. Molhe a ponta do palitos ou dos paus de chupa no chocolate e introduza-os nos cake pops até meio sensivelmente. Leve ao frio por mais uns minutos para solidificar o chocolate.
Mantenha o chocolate quente.
 
Retire os cake pops do frio e mergulhe um a um no chocolate. Retire e vá rolando o pauzinho entre os dedos de modo a que o excesso de chocolate vá caindo.
Coloque-os de novo sobre o papel vegetal, decore-os com uma folhinha de hortelã e deixe a cobertura de chocolate solidificar. Coloque-os no frio até à hora de servir.
 
Photobucket  
 
Notas:
- Receita baseada nesta do blog Sprinkle Bakes;
- Pode usar sobras de um bolo que tenha feito. Para os cake pops pode ser usado qualquer bolo seco, de preferência com pouca gordura;
- Ao invés de usar queijo creme pode usar ganache de chocolate, creme de manteiga ou outro recheio que permita obter esta massa moldável.