23 abril 2012

Salada de cogumelos salteados e queijo manchego. A cores!

Photobucket
Já tranquei os casacos no armário do Inverno e recuso-me a ir buscá-los de novo. Não voltei a calçar botas. Encostei ao canto do roupeiro os cinzas e castanhos da estação anterior. Estou em negação com este tempo. A teimosia castiga-me a garganta mas não me vence. Acredito que a boa disposição e a alegria das cores que me vestem vão banir este frio e deixar a primavera brilhar de vez.

Faço comidas leves, sumos de fruta e saboreio-os a pensar no Verão...
Photobucket

Boa semana!

17 abril 2012

Brownies com pimenta e nozes. Para a Manuela.

Fiz-me de convidada para a festa deaniversário em que celebraria o ano feito de boas partilhas, aprendizagem, conhecimento e bons momentos. Algo me dizia que ela ia gostar de me ver por lá.
Sorriu quando cheguei embora não me reconhecesse à primeira. O sotaque denunciou-me. “Margarida?”
“Sim!!”
Esboçou um largo sorriso e estendeu as mãos na minha direção. Senti o carinho que sempre transmite nos comentários que me deixa habitualmente no blogue.
Ofereci-lhe uma caixa bonita de metal, decorada com flores que tanto gosta. Sorriu e disse-me que não era preciso presente. Para a festa apenas queria boa disposição e um prato de arroz.
Sorri e respondi-lhe que era exatamente isso o que trazia. Abriu a caixa desconfiada do seu conteúdo não crendo que lá fosse encontrar arroz. Tranquilizei-a assim que vi o seu olhar apreensivo quando se deparou com aqueles quadrados escuros. “São brownies Manuela. Com farinha de arroz.” E acrescentei: “No seu primeiro comentário no figo lampo presenteou-me com a reprodução do meu bolo de aniversário e eu não podia retribuir de outra forma senão com um bolo. Com arroz como pediu!”
E sorriu de novo agradecida.
Parabéns Manuela!
Photobucket


Brownies com pimenta e nozes (sem glúten)

Ingredientes: 90g de manteiga sem sal, 220g de chocolate negro com 70% cacau, 120g de açúcar mascavado claro, 2 ovos, 1/2 colher de café de pimenta da Jamaica, 30g de farinha de arroz, 1 pitada de sal, 100g de nozes pecãs tostadas e picadas
(t): Forre uma forma quadrada (20cm) com papel vegetal. Unte o papel vegetal com manteiga. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Derreta o chocolate em banho maria juntamente com a manteiga. Retire do fogo e deite num recipiente. Junte o açúcar e os ovos, um de cada vez, e bata bem.  
Envolva a farinha de arroz aos poucos, a pimenta e o sal e misture bem até obter uma mistura lisa. Envolva as nozes com uma espátula de silicone. Deite o preparado na forma e leve ao forno durante aproximadamente 30 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer completamente na forma.
Photobucket

Notas:
- Pode usar outro fruto seco e/ou outra especiaria a gosto;
- Não deixe o brownie cozer demais.

06 abril 2012

Folar da Páscoa

A minha Páscoa sempre foi saboreada com folar e com amêndoas de açúcar e chocolate, entre a família. A tradição mantém-se e agora há mais uma boquinha pequenina a comer folar. Este ano optei por fazer este que não é tão doce e tem a mais-valia de poder ser moldado a várias mãos, em família. Ficou perfeito.

Aventurei-me a testá-lo na escola com os miúdos numa manhã dedicada à culinária. Cada mesa moldou o seu e daquelas mãozinhas sairam folares lindos decorados com amêndoas de açúcar coloridas.

Por isso hoje partilho-o convosco na esperança de adoçar um pouco a vossa Páscoa. Espero que gostem!

Uma doce e santa Páscoa!

Photobucket

Folar da Páscoa
 
Ingredientes: 1dl leite morno, 25g de fermento fresco, 475g de farinha sem fermento, 75g de açúcar, 75g de manteiga sem sal amolecida, 1 ovo, sumo de 1 laranja pequena, 1 colher de chá de canela em pó, 1 colher de chá de erva doce em pó, 1 pitada de sal
- ovo batido ou leite para pincelar, açúcar e canela em pó q.b.

(T): Dilua o fermento no leite morno. Reserve. Coloque a farinha num recipiente fundo e largo e abra uma cova no centro. Coloque aí o leite com o fermento e misture bem. Junte os restantes ingredientes e amasse muito bem até obter uma massa lisa e macia. Forme uma bola, coloque-a num recipiente e deixe levedar tapada durante cerca de uma hora, ou até dobrar o volume. Ligue o forno a 180º. Retire a massa para a bancada. Forme um rolo comprido e espalme ligeiramente. Polvilhe abundantemente com o açúcar e a canela ao longo de toda a massa. Feche o rolo de modo a que o açúcar e a canela não saiam. Forme um U grande. Enrole um lado do rolo no outro como uma corda e una as pontas formando uma coroa, calcando bem as extremidades para não se separarem. Pincele com o leite ou com o ovo batido e polvilhe com açúcar. Leve ao forno por cerca de 30 minutos.

(B): Deite o leite no copo e programe 2 min, 37º, vel 1. Junte o fermento e ligue a máquina na vel 2 durante alguns segundos até que o fermento esteja diluído. Junte a farinha e todos os outros ingredientes. Misture tudo 15 seg na velocidade 4. Amasse 3 minutos na vel espiga. Tire a massa da Bimby, forme uma bola, coloque-a num recipiente e deixe levedar tapada durante cerca de uma hora, ou até dobrar o volume. Ligue o forno a 180º. Forme um rolo comprido e espalme ligeiramente. Polvilhe abundantemente com o açúcar e a canela ao longo de toda a massa. Feche o rolo de modo a que o açúcar e a canela não saiam. Forme um U grande. Enrole um lado do rolo no outro como uma corda e una as pontas formando uma coroa, calcando bem as extremidades para não se separarem. Pincele com o leite ou com o ovo batido e polvilhe com açúcar. Leve ao forno por cerca de 30 minutos.

(mfp): Dilua o fermento no leite morno. Reserve. Coloque a farinha na cuba da máquina e abra uma cova no centro. Coloque aí o leite com o fermento e misture bem. Junte os restantes ingredientes. Selecione o programa massa e deixe prosseguir até ao fim (levedação incluída). Ligue o forno a 180º. Retire a massa da cuba da mfp para a bancada. Forme um rolo comprido e espalme ligeiramente. Polvilhe abundantemente com o açúcar e a canela ao longo de toda a massa. Feche o rolo de modo a que o açúcar e a canela não saiam. Forme um U grande. Enrole um lado do rolo no outro como uma corda e una as pontas formando uma coroa, calcando bem as extremidades para não se separarem. Pincele com o leite ou com o ovo batido e polvilhe com açúcar. Leve ao forno por cerca de 30 minutos.

Photobucket

Notas:
- Pode moldar um folar mais simples: forme uma bola ligeiramente achadata. Com dois pedaços de massa faça dois rolos compridos e disponha-os sobre o folar em forma de cruz. Pode colocar um ovo cozido no centro também ou decorar com amêndoas de açúcar.