17 abril 2012

Brownies com pimenta e nozes. Para a Manuela.

Fiz-me de convidada para a festa deaniversário em que celebraria o ano feito de boas partilhas, aprendizagem, conhecimento e bons momentos. Algo me dizia que ela ia gostar de me ver por lá.
Sorriu quando cheguei embora não me reconhecesse à primeira. O sotaque denunciou-me. “Margarida?”
“Sim!!”
Esboçou um largo sorriso e estendeu as mãos na minha direção. Senti o carinho que sempre transmite nos comentários que me deixa habitualmente no blogue.
Ofereci-lhe uma caixa bonita de metal, decorada com flores que tanto gosta. Sorriu e disse-me que não era preciso presente. Para a festa apenas queria boa disposição e um prato de arroz.
Sorri e respondi-lhe que era exatamente isso o que trazia. Abriu a caixa desconfiada do seu conteúdo não crendo que lá fosse encontrar arroz. Tranquilizei-a assim que vi o seu olhar apreensivo quando se deparou com aqueles quadrados escuros. “São brownies Manuela. Com farinha de arroz.” E acrescentei: “No seu primeiro comentário no figo lampo presenteou-me com a reprodução do meu bolo de aniversário e eu não podia retribuir de outra forma senão com um bolo. Com arroz como pediu!”
E sorriu de novo agradecida.
Parabéns Manuela!
Photobucket


Brownies com pimenta e nozes (sem glúten)

Ingredientes: 90g de manteiga sem sal, 220g de chocolate negro com 70% cacau, 120g de açúcar mascavado claro, 2 ovos, 1/2 colher de café de pimenta da Jamaica, 30g de farinha de arroz, 1 pitada de sal, 100g de nozes pecãs tostadas e picadas
(t): Forre uma forma quadrada (20cm) com papel vegetal. Unte o papel vegetal com manteiga. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Derreta o chocolate em banho maria juntamente com a manteiga. Retire do fogo e deite num recipiente. Junte o açúcar e os ovos, um de cada vez, e bata bem.  
Envolva a farinha de arroz aos poucos, a pimenta e o sal e misture bem até obter uma mistura lisa. Envolva as nozes com uma espátula de silicone. Deite o preparado na forma e leve ao forno durante aproximadamente 30 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer completamente na forma.
Photobucket

Notas:
- Pode usar outro fruto seco e/ou outra especiaria a gosto;
- Não deixe o brownie cozer demais.

26 comentários:

  1. No meu aniversário podes vir também e trazer uma bolinho destes!!!eheheheh
    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Oh, tão lindo... :) Adorei os brownies e estou certa que a querida Mané também tecerá elogios. E sem gluten! Enganaste-a bem :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Estas brownies estam um sonho amiga que delicia eu jà me servia!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que honra e que surpresa estes brownies Margarida. Gostei sobretudo da surpresa e do mistério sobre o conteúdo estranho :) :) ::)
    E a história...deixou-me muito mimaaaaada, um obrigada meio comovida
    Um beijinho de agradecimento
    Mané
    PS
    Ainda esta manhã estive a falar do famoso cremor de tártaro (gostaria de repetir o bolo)...lembro-me da paciência com que foi explicado o ingrediente que desconhecia por completo (ando de farmácia em farmácia e, depois de olharem para mim com um ar interrogativo, a maioria delas consulta o Armazém e já não têm/fornecem!! Finalmente encontrei uma, a maior, mas demora 30 dias a entregar sendo que a quantidade mínima que vendem é 500g...estou a ver que vou ser muito muito muito velhinha, mas mesmo já do outro lado, e ainda ando a fazer o chifon de aniversário da Margarida!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mané fico muito contente por ter gostado! Eu acho que consigo encontrar o cremor tártaro por cá. Quer que compre e lh envie? 500g é muito.. :)
      Beijinho

      Eliminar
    2. Margarida
      Fico muito grata por mostrar essa possibilidade. Mas deixe-me tentar através de uma colega/amiga que já se ofereceu (dado que também faz chiffon de chocolate) para explorar a hipótese na sua área de residência - onde costumava comprar.
      Depois dou-lhe o feedback
      Muito obrigada uma vez mais ;)

      Eliminar
  5. Ficaram lindos! A receita é deliciosa, sem dúvida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que lindo! Adorei a surpresa. A Mané merece!!!!
    Beijinhos grandes (os brownies estão com um aspecto divinal)

    ResponderEliminar
  7. Margarida, que surpresa fantástica tinha essa latinha, gostei imenso da receita e das fotos, estão lindas, parabéns
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  8. Adoro utilizar farinha de arroz não só em bolos mas também em pão. E estes brownies, que tentação!!!!! Fáceis de fazer, o que só facilita a gula :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ondina, as bolachas feitas com farinha de arroz também ficam muito boas. :) beijinho

      Eliminar
  9. Ai Margarida, que se esse brownie estive aqui à mão eu desgraçava-me à grande! Que aspecto delicioso. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Uma forma deliciosa de te "fazeres" convidada Margarida, um brownie fantástico e tentador para afesta da nossa querida Mané,

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  11. Que brownies tão bonitos! E que boa ideia usar a farinha de arroz - sem gluten e deliciosos. :)
    Um àparte: as colherzinhas de medida que vejo no fundo da fotografia fazem-me inveja. :) Tenho procurado mas não as encontro em lado nenhum. Posso perguntar onde as arranjaste?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita. As colheres medidoras que estão na foto vieram dos Estados Unidos. Por cá nunca encontrei em metal só em plástico. Beijinho

      Eliminar
    2. Desculpem meter-me na conversa.
      Também nunca vi cá as colheres em metal mas há na Amazon, e como é no UK não há que pagar direitos alfandegários (Aqui fica o link: http://www.amazon.co.uk/s/ref=nb_sb_ss_i_9_5?url=search-alias%3Daps&field-keywords=spoon+measures&sprefix=spoon%2Caps%2C376)
      :)

      Eliminar
    3. Hoje fui à Loja dos Bolos (a Moira, que viu a nossa conversa aqui, tinha referido que há lá cremor de Tátaro e vi as colheres - não havia de metal mas a senhora diz que também há
      e vende não sei a localização geográfica da Rita mas a "Para Bolos" há em vários locais, sendo o próximo em Évora e vende on line (mesmo que não esteja aqui no catálogo é so telefonar - referiu a funcionário - http://parabolos.blogspot.pt/
      Bjs

      Eliminar
  12. Querida Margarida,
    Que brownies deliciosos! Nunca usei farinha de arroz, mas esta tua receita é tentadora. Muito tentadora!
    Um grande beijinho
    Sofia

    ResponderEliminar
  13. Que belo brownie!
    Mais uma receita que vou querer experimentar;)

    ResponderEliminar
  14. Fantástica receita esta!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  15. Ai que sorte a da Manuela, leva com cada iguaria :) beijos adorei a tua receita

    ResponderEliminar
  16. Que fotos tao lindas Margarida...deixam qualquer um a salivar por esses brownies. A Manuela e uma sortudo...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Arroz é uma dádiva, é mesmo uma Festa!

    Chegou o dia do primeiro aniversário e à mesa estamos 33... perdão, corrijo, estamos 34, com a minha prima Margarida que trouxe o ingrediente para fazermos toda esta!

    E, decerto que não nos importamos de partilhar com cada um que nos visite!

    Se alguma dúvida havia sobre a festividade que o arroz encerra ela ficou completamente dissipada com esta festa. Ver chegar cada uma das participações foi também uma confirmação de dádiva, que agradeço com um rasgado sorriso.

    Obrigada, nunca é demais repetir, por partilharem as vossas histórias, por trazerem o vosso arroz e estarem aqui comigo.

    Não tenho a noção de quando tempo teremos estes momentos de partilha, não estou inquieta com isso, mas quero que saibam que o balanço deste ano inesperado aqueceu-me o coração e fez-me sentir grata por cada um de vós.

    A ordem que aqui colocarei as participações será a ordem de chegada, creio não me estar a esquecer de ninguém - sintam-se completamente à vontade para o referirem , se tal lapso acontecer.

    E, por favor sirvam-se… partilhem e saboreiem cada momento neste momento.

    A festa é nossa!

    Vamos, está quase na meia noite, vamos lá saborear todas estas iguarias!

    http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/04/arroz-e-uma-dadiva-e-mesmo-uma-festa.html

    ResponderEliminar
  18. Estes estão na lista! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!