09 Agosto 2011

Tarte rústica de curgete, ricotta e pinhões

O tempo continua aguerrido e tórrido. O Algarve está no pico de ocupação e eu mantenho-me em casa. Há filas de trânsito intermináveis, há praias entupidas, há restaurantes, bares e cafés com lotação esgotada. E eu mantenho-me em casa. Abasteço a despensa nas horas em que meio mundo está na praia e volto para casa. Ontem o termómetro do carro marcava 34º. Hoje sinto o ar ainda mais quente e para os próximos dias já há avisos de subida de temperatura. É assim o mês de Agosto no Algarve. Por isso fico em casa e vou-me deliciando com estes pequenos prazeres.

Photobucket

Tarte rústica de curgete, ricotta e pinhões

Ingredientes: 2 colheres de sopa de azeite, 4 curgetes finamente fatiadas, 500g de queijo ricotta, 4 ovos, 1 mão cheia de folhas de manjericão picadas, 50g de queijo parmesão ralado, 1 dente de alho esmagado (usei alho em pó), 1 base de massa folhada refrigerada, 1 mão cheia de pinhões, sal, pimenta preta e noz-moscada, sementes de sésamo pretas (opcional)

(T): Pré-aqueça o forno a 180º. Aqueça 1 colher de sopa de azeite numa frigideira e aloure as curgetes durante cerca de 5 minutos. Reserve. Num recipiente misture a ricotta com os ovos, o manjericão, metade do parmesão e o alho. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
Abra a massa folhada e coloque-a no tabuleiro do forno. Espalhe a mistura de ricotta sobre a massa, deixando um rebordo com cerca de 4cm. Disponha as fatias de curgete sobre esta mistura pressionando ligeiramente. Polvilhe com o restante queijo parmesão, com os pinhões e com as sementes de sésamo pretas. Dobre o rebordo da massa para dentro, sobre o recheio, e pressione ligeiramente. Leve ao forno por 30 minutos aproximadamente. Sirva a tarte morna acompanhada por uma salada.

Photobucket

Notas:
- Receita do
BBC Good Food;
- Pode substituir o queijo ricotta por requeijão.

04 Agosto 2011

E assim se celebrou o 3!

O desafio foi lançado. Pedia-se que celebrassem o 3 com uma receita simbolicamente ligada a este número. Chegaram estórias com 3 personagens, 3 gerações, 3 sentimentos, receitas com 3 ingredientes, com 3 sabores preferidos, com 3 cores. Foi uma celebração e tanto. E tenho a certeza que o 3, um número já com tanto simbolismo, ficou ainda mais a ganhar com tantas e tão boas receitas. Querem ver?

Photobucket

Participações:

1. “Maria, Joana e Manuel, cresceram, tiveram filhos e o avô António já partiu. Mas acreditam que ainda se recordam com um sorriso nos lábios daquelas férias de verão e da receita de peixe do avô, feita agora em ocasiões especiais.” Um arroz de goraz e uma estória das aventuras de Verão dos três netos do avô António pela laranjinha, do Cinco Quartos de Laranja.

2. A 3 bruxinhas d’O Bolinho de Sábado propõe-nos 3 ingredientes numas
bolachinhas simples e rápidas de fazer.

3. “Álvaro abre a boca e deixa escapar, como se se deixasse cair uma moeda da algibeira, está muito bom. Lágrimas redondas e salgadas rolam-lhe pela face. Três. Três lágrimas.” Bem ao seu estilo, a Filipa do recipe box and co. traz-nos uma estória e uma focaccia de azeitonas e alecrim.

4. A Guida do blogue Niveladores estava com apetites de pizza caseira “com massa estaladiça e com os três ingredientes preferidos no recheio: cogumelos, tomate cereja e presunto serrano” e é esta a sugestão que nos deixa.

5. Com pimentos de 3 cores, recheados a preceito com soja e legumes, chega a proposta da Gisela, do Pão e Beldroegas.

6. 3 ingredientes preferidos, coco ralado, limão e morangos, combinam-se num refrescante bolo de frutas para comemorar o 3.º aniversário do figo lampo feito pela Miscelânea de Prazeres

7. “Neste mundo de corre-corre fazemos tudo em três tempos e, a maior parte das vezes, tratamos as oportunidades que nos são oferecidas às três pancadas… acho que temos aqui a oportunidade para pararmos bebermos um chá e reflectirmos, enquanto comemos estes biscoitos…” A Mané d'O Bolo da Tia Rosa deixa-nos uma bonita reflexão sobre a amizade e sobre “as três coisas que hão-de sempre perdurar: fé, esperança e Amor” e uns biscoitos de alfarroba e amêndoa.

8. A Moira do Tertúlia de Sabores “queria fazer uma receita com apenas 3 ingredientes, mas não consegui, então resolvi utilizar a fórmula de sucesso do Paulo Futre, ou seja 3 + 1”. Trouxe-nos assim “uma sugestão que nasceu a partir de uma lata de Atum à Algarvia”, uns envelopes de atum e queijo fresco.

9. A Canela vive agora rodeada por aromáticas e exóticas frutas e não resistiu ao apelo das goiabas para um doce. 3 ingredientes num doce de goiaba pelo Sabores de Canela.

10. “(…) a curgete, a morcela e a maçã são sabores de que gosto muito e que dançam aqui uma valsa a três tempos.” As palavras são da gasparzinha do No Soup for you e eu não podia estar mais de acordo. 3 ingredientes preferidos numa quiche de curgete, morcela e maçã.

11. A Susana, mais conhecida por Belina da Ilha, sugere 3 ingredientes para rechear umas almofadinhas de massa folhada.

12. A Sónia do Diário de Receitas adora compota de morango e é precisamente essa a sugestão que nos deixa, um doce de morango com 3 ingredientes.

13. “As Três Marias estavam lá, no meu imaginário representando eu e as minhas irmãs. Alongava o olhar buscando unir as estrelas com fio biográfico, desejosa que as três marias na terra estivessem sempre juntas como as do céu.” Uma memória afectiva das noites de Verão passadas entre as 2 irmãs e a mãe e um pudim de de iogurte tricolor é o que nos traz a Adriana do Sabor com Letras.

14. A Belinha Gulosa do blogue Receitinhas da Belinha Gulosa já nos habituou à sua boa disposição e à boa vontade com que faz tudo. Para o 3.º aniversário do figo lampo sugere 3 pratos para uma refeição - entrada, refeição principal e sobremesa-, destacando em cada um, 3 ingredientes principais.

15. “Tinha mais de sessenta anos quando saiu da ilha pela primeira vez. Ao chegar, trouxe presentes para todos. Como quem faz uma viagem muito longa. Disse à família: “Se morrer, vou satisfeita. Já saí daqui.” Só morreu dali a mais de uma década. Saiu da ilha mais duas vezes. Ao todo, três.”
A Ilídia, do Acre e Doce, traz-nos uma memória da sua avó materna e umas
amêijoas à Bulhão Pato.

16. À esquina da Tecla está a Luisa, que mesmo sem ter um blogue de culinária participa mais uma vez no desafio de aniversário do figo lampo. Este ano celebra a data com uns bolinhos de coco feitos com 3 ingredientes, dos quais 3 ovos.

17. A Carolina e a Margarida, do Caderninho de Receitas, recordaram os dias passados na sua quinta com amigos, sempre pela altura do Verão, e a aventura da apanha das amoras silvestres. Este ano será a 3.ª vez que recebem os amigos, a 3.ª vez que irão apanhar as amoras e a 3.ª vez que vão saborear aquele doce de amora feito com 3 ingredientes.

18. “Para mim o número três tem um significado muito especial, amizade verdadeira de 3 amigas de à 30 anos (…) Nos nossos encontros tem de haver sempre gelado (…) É sempre uma grande aventura, Sandra...trás aí as 3 colheres, a C já leva as 3 taças, lá vem a D com os 3 guardanapos...... e todas sentadas nas 3 cadeiras à volta da mesa, começa agora as horas felizes!!” O 3 tem um significado especial para a Sandra do Chocolate e Cajú e a celebrá-lo traz-nos um gelado de chocolate branco com doce de cereja.

19. A Sofia lá do seu Reino da Prússia traz-nos no seu tom de escrita fantástico três finisterras e três estórias servidas em três pratos.

20. 3 ingredientes para aqueles bombons de coco e chocolate que tanta gente gosta, especialmente os 3 gulosos da casa da Paula Mariana, do blogue Na Cozinha da Mariana.

21. “Somos tão diferentes, é verdade. Mas ao mesmo tempo tão iguais. Existem certas coisas que nos unem, certas coisas que nos tornam três pés do mesmo caldeirão. Uma dessas coisas é, sem dúvida, o amor pela cozinha.” Um Bacalhau à Conde da Guarda e uma estória que celebra a amizade das 3 amigas é a proposta da Picarota do blogue Da Cozinha da Picarota.

22. A Ameixinha do inigualável Canela Moída relembrou 3 dias passados no Algarve e oferece-me 3 panquecas levedadas na esperança de voltar ao Algarve para degustar as panquecas “prometidas e desaparecidas”.

23. A Ginja do blogue Ananás e Hortelã escolheu os seus 3 sabores preferidos para a sobremesa que traz para o desafio – Creme de chocolate e coco com chantilly de canela.

24. Para a BValério da Cozinha de Sábado o 3 também tem um significado especial, são 3 irmãs, está a prestes a iniciar o 3.º ano da universidade, tem 3 animais de estimação e é uma das duas amigas da Picarota. Sugere-nos uma omelete de forno preparada em 3 tempos.

25. “A "santíssima trindade" numa receita de muitas gerações”. Um gaspacho que faz parte das memórias das férias de Verão em casa da avó é a sugestão da Sónia do blogue Bijunet@as.

26. A Argas d’Os temperos da argas traz-nos uma Banofee Pie de chocolate “com 3 camadas bem calóricas”.

27. “Diz o provérbio que três é a conta que Deus fez. Um triângulo. Uma troika. Três. Como se a conta fosse redonda. Perfeita na sua harmonia de vértices e ângulos rectos e agudos, numa geometria de vontades. Ou de sabores. De sons. De cores.” Ou de ingredientes, acrescentaria eu já que a Suzana do gourmets amadores nos traz uma tarte com curgetes, tomate e ricotta, 3 dos seus ingredientes preferidos.

28. A Carla do blogue De Cozinha em Cozinha passando pela minha, propõe um brinde fresco numa tarde de Verão com um granizado de 3 frutos.

29. A Conceição do blogue eu e os tachos traz-nos um pudim de morangos feito com 3 ingredientes “para um almoço em que juntou 3 gerações da minha família”.


Foram 29 participações fabulosas, onde se destacaram sentimentos, modos de vida, gostos, cores e sabores e, sobretudo, a paixão pela cozinha, comum a todos os participantes. E coincidência ou não, por uma, teriam sido 30 participações a celebrar o 3.

Obrigada a todas pelas vossas participações, para mim foi uma alegria ler as vossas palavras e sentir o carinho que demonstraram pelo figo lampo. E sem mais, vamos aos 3 participantes seleccionados através do random.org:

O primeiro, que receberá um livro de Cozinha Regional do Algarve e um Guia de Vinhos do Algarve, gentilmente oferecidos pela Entidade Regional de Turismo do Algarve, é a Ilídia, do blogue Acre e Doce.

O segundo participante, contemplado com 1 avental bordado com o nome do blogue, gentilmente oferecido pela Lojinha da Pi, é a Filipa do blogue recipe box and co.
O 3.º participante seleccionado e que vai receber um conjunto de produtos do Algarve, oferecidos pelo figo lampo, é a Picarota do blogue Da Cozinha da Picarota.
Mais uma vez obrigada a todas! Solicito às participantes seleccionados o favor de me enviarem por mail a vossa morada completa e nome.