25 Fevereiro 2011

Um fim-de-semana de sol e O bolo de maçã

Os dias curtos, frios e cinzentos entediam-me. Enclausuram-me num estado de espírito enfadonho ao qual não consigo fugir durante todo o Inverno. As minhas raízes estão no sol, não num céu empalidecido por nuvens cinzentas! E ele voltou a brilhar nestes últimos dias. E eu senti-me regenerada por dentro, recarregada de boas energias e cheia de vontade de sorrir para o mundo.

23 graus a sul anunciam-se num fim-de-semana radioso e por isso a proposta de hoje é doce, frutada e com um travo quente a rum e baunilha. Tem uma textura única, um aroma embriagante e um sabor contagiante. E já leva vantagem sobre este que detinha o título de “o meu bolo de maçã preferido”. Consegui convencer-vos? Corram para a cozinha e tenham um óptimo fim-de-semana!
Photobucket

Marie-Hélène’s Apple Cake
Adaptado do livro
Around My French Table da Dorie Greenspan

Ingredientes: ¾ chávena de farinha, ¾ colher de chá de fermento para bolos, 1 pitada de sal, 4 maçãs médias (se possível use 4 variedades diferentes; eu usei 1 Bravo de Esmolfe, 1 reineta, 1 Granny Smith e 1 Gala), 2 ovos grandes, ¾ chávena de açúcar, 3 colheres de sopa de rum escuro (usei añejo), ½ colher de chá de extracto de baunilha, 8 colheres de sopa de manteiga sem sal, sumo de limão q.b.

(T): Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma de 20cm (usei uma forma de bolo inglês) com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.
Derreta a manteiga em banho-maria e deixe arrefecer. Descasque as maçãs, retire-lhes o caroço e corte-as em cubos de cerca de 1,5cm. Regue com o sumo de limão para evitar oxidarem.

Peneire a farinha, o sal e o fermento para um recipiente. À parte bata os ovos com uma vara de arames até espumarem. Junte o açúcar e bata durante 1 minuto. Misture o rum e a baunilha. Junte metade da farinha e metade da manteiga derretida e incorpore bem. Repita o processo com a restante farinha e manteiga. Por fim, e com a ajuda de uma espátula de silicone, envolva bem a maçã na massa.
Deite o preparado na forma e leve ao forno durante cerca de 60 minutos ou até obter uma cor dourada escura no topo do bolo. Deixe arrefecer e desenforme com cuidado uma vez que o bolo tem uma textura bastante húmida.
Photobucket

Notas:
- O rum escuro dá ao bolo um aroma e sabor inconfundíveis, não o substitua por rum branco.
- Este bolo fica pequeno. Se quiser duplicar a receita aumente o tempo de cozedura.

18 Fevereiro 2011

Pudim de Laranja para uma comemoração

Muito antes de sequer pensar em me aventurar na blogosfera culinária já seguia este blogue. Sentia uma empatia com a escrita da Laranjinha, com aventuras culinárias que partilhava e, acima de tudo, com a proximidade que me transmitia através dos seus posts sobre o Algarve.

Lembro-me que um dia enchi-me de coragem e deixei-lhe um comentário que seria o primeiro de muitos e viria a ser, sem eu saber, o ponto de partida para um
convite e para uma amizade genuína.

Esse blogue completou este mês 5 anos e a Laranjinha lançou o
desafio aos seus leitores de criarem uma receita com cinco ingredientes para comemorar este aniversário. Aqui fica o meu simples contibuto, com laranja como não podia deixar de ser. Longa vida ao Cinco Quartos de Laranja!
Photobucket

Pudim de laranja
Ingredientes: 2 ovos + 7 gemas, 300ml de leite (temperatura ambiente), 450g de açúcar, raspa e sumo de 1 laranja, 1 colher de sopa bem cheia de amido de milho (farinha Maizena)

(T): Caramelize 250g de açúcar directamente na forma de pudim ou num recipiente à parte. Distribua o caramelo uniformemente por toda a forma. Deixe arrefecer enquanto prepara o pudim.

Bata os ovos, as gemas e 200g de açúcar até obter uma gemada consistente. Continue a bater e adicione o leite, o sumo e a raspa da laranja e o amido de milho.

Deite o preparado na forma, previamente caramelizada, e leve ao forno pré-aquecido a 180º, em banho-maria, durante cerca de 40/50 minutos.

Deixe arrefecer e desenforme.
Photobucket
Notas:- Este pudim fica pequeno, pelo que não deverá utilizar uma forma muito grande;
- A consistência é ligeiramente diferente dos pudins tradicionais devido à adição do amido de milho, que o torna mais macio e encorpado;
- Esta receita foi baseada nas várias receitas de pudim francês.

07 Fevereiro 2011

Pudim cremoso de chocolate

Pão e chocolate. Dois dos alimentos que mais me têm apetecido nesta gravidez. Não pão com chocolate. Só pão, só chocolate. E por incrível que pareça, não fiz um doce ou bolo de chocolate nestes últimos 7 meses e meio (medo…). Mantenho-me submissa e fiel a uma tablete de chocolate negro que vai sucumbindo aos desejos mais arrebatadores, à velocidade de um quadradinho apenas por momento de desejo.

E porque me tem apetecido chocolate, lembrei-me deste pudim que fiz há já algum tempo (pelo menos há 7 meses e meio atrás..). Recordo-o pelo seu sabor intenso a chocolate e pela sua cremosidade característica. Não deixem de experimentar!

Boa semana!
Photobucket

Pudim cremoso de chocolate
Ingredientes: 2 e ¼ chávenas de leite gordo (usei meio gordo), 6 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de cacau em pó, 2 colheres de sopa de amido de milho (Maizena), ¼ colher de chá de sal, 1 ovo grande, 2 gemas, 125 g chocolate negro, 2 colheres de sopa de manteiga sem sal, 1 colher de chá de extracto de baunilha

(B): Coloque no copo 2 chávenas de leite, o açúcar, o cacau, o amido de milho e o sal. Programe 8 minutos, 90º, vel 3.
Num recipiente à parte misture o leite restante com o ovo e as gemas. Programe 2½ minutos, 80º, vel 3 e verta a mistura dos ovos pelo bucal. No fim do tempo junte o chocolate, a manteiga e a baunilha e aguarde 1 minuto. Programe de seguida 1 minuto, 80º, vel 3.
Distribua o creme por tacinhas individuais e leve-as ao frigorifico durante 4 horas no mínimo. De forma a evitar a formação da camada superficial mais dura e seca, cubra-as com película aderente antes de as colocar no frio.
Photobucket


Notas:- A receita veio do blogue da Canela que por sua vez a retirou daqui;
- A Bimby facilita bastante a preparação deste pudim. Para obter a forma de preparação tradicional consulte o blogue
Sabores de Canela.