28 Setembro 2010

Linguine com limão, pimento assado e camarão

Por cá continuamos. Com uma apatia e inércia daquelas.. O desejo de comer é muito mas a vontade de cozinhar está limitada. (Que neura!) Valem-me aqueles (poucos) dias em que o marido toma conta do fogão e cozinha refeições saborosas como esta. E sabe(m) tão bem!..

Linguine com limão, pimento assado e camarão

Ingredientes: 375g de linguine, 1 colher de sopa de azeite, 15g de manteiga, 1 dente de alho finamente picado, 2 cebolas novas cortadas em rodelas finas, ½ pimento vermelho assado, 450g de camarão cru, sumo de ½ limão, 2 colheres de sopa de coentros picados, sal e pimenta q.b.

(T): Coza a massa em água a ferver temperada com sal e azeite, durante 10-12 minutos ou até estar al dente.
Entretanto aqueça o azeite e a manteiga numa frigideira grande antiaderente e refogue o alho, as cebolas e o pimento assado cortado em tiras finas.
Retire a casca e a tripa dos camarões, deixando apenas a ponta do rabo. Junte-os ao refogado e cozinhe em lume forte durante 5 minutos. Adicione o sumo de limão e os coentros, envolva bem e retire do lume. Tempere com sal e pimenta a gosto. Escorra a massa e junte o preparado dos camarões.


Notas:
- Receita adaptada do livro
Amo-te Pasta ;
- A receita original leva duas malaguetas vermelhas cortadas em rodelas finas.

21 Setembro 2010

Um sonho. Um bolo. E mais um aniversário!

Dois dias antes dizia ele: “Ao Homem foi permitido sonhar... então, quando se sonhe, sonhe em GRANDE!”. E referia-se a alguns desejos que gostaria de ver concretizados em breve. Talvez ainda nos 37, que estava prestes a comemorar. Assenti. Aproveitei e questionei-o sobre qual o sabor de eleição para o bolo deste ano. A resposta estava na ponta da língua: “chocolate!” Assenti de novo enquanto, mentalmente, formulava “O” bolo. Não foi difícil. Feita a escolha faltava apenas concretizá-lo. O resultado foi o esperado e o sonho, que era em grande, vai ser realizado. E será de o levar aos céus! ; )


Bolo de chocolate com recheio de mousse de chocolate
Ligeiramente adaptado daqui http://delectabledeliciousness.blogspot.com


Ingredientes para o bolo: 1 ¾ de chávena de farinha, 2 chávenas de açúcar, ¾ chávena de cacau em pó, 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio, 1 colher de chá de fermento em pó para bolos, 1 colher de chá de sal, 1 chávena de buttermilk, ½ chávena de óleo, 2 ovos grandes à temperatura ambiente, 1 colher de chá de extracto de baunilha, 1 chávena de café expresso tirado na hora

Ingredientes para a mousse: 250g de chocolate semi-amargo finamente picado, 2 colheres de sopa de cacau em pó, 1 colher de chá de café instantâneo, 5 colheres de sopa de água, 1 colher de sopa de whisky, 2 ovos (gemas separadas das claras), 1 colher de sopa de açúcar (dividida em 2 x 1 ½ colher de chá), 1/8 colher de chá de sal, 1 chávena + 2 colheres de sopa de natas frescas (usei 1/2 chávena de natas + ½ chávena de mascarpone)

(T): Comece por preparar o bolo. Pré-aqueça o forno a 180º. Forre o fundo de duas formas de aro com cerca de 20cm cada uma e unte-as com manteiga. Misture os ingredientes secos (farinha, açúcar, cacau, bicarbonato de sódio, fermento em pó e sal) num recipiente. Num outro recipiente bata o buttermilk com os ovos e a baunilha. Junte a mistura dos ingredientes secos aos poucos e envolva. Adicione por fim o café e envolva bem. Divida o preparado pelas duas formas equitativamente e leve ao forno por cerca de 35 min. Deixe arrefecer sobre uma grelha.

Prepare entretanto o recheio. Coloque o chocolate, o cacau, o café, a água e o whisky num recipiente e leve a derreter em banho-maria. Reserve. À parte misture bem as duas gemas com 1 parte do açúcar e o sal. Envolva o chocolate derretido e misture bem. Bata as claras em castelo firme com o restante açúcar e misture ao preparado de chocolate. Por fim monte as natas e envolva tudo. Leve ao frigorifico por cerca de 1h30.

Recheie o bolo com a mousse, reservando um pouco para cobrir o bolo. Monte o bolo e cubra-o com a mousse. Decore a gosto e leve ao frio até à hora de servir.



Notas:- Se preferir pode cobrir o bolo com uma ganache de chocolate simples ou com café;
- Na decoração optei apenas por polvilhar o centro com raspas de chocolate negro e chocolate branco com rosas (
daqui) que me tinha sido oferecido pela Carlota. Terminei com framboesas frescas.

14 Setembro 2010

Pão de sementes

Continuam os dias quentes embora já se note perfeitamente uma descida da temperatura. A praia continua apetecível e o corpo ainda não se habituou aos dias rotineiros pós-férias. Ando em modo parado, paradinho… E a verdade é que desde que entrei de férias, em meados de Agosto, que a minha máquina não voltou a entrar na cozinha. Tenho cozinhado pouco e o básico para umas refeições de final de dia. Regressaram as sopas e uns pratinhos rápidos que terminam com a fruta da época que ainda vai chegando aqui a casa. No fim-de-semana não renuncio ao descanso e aceito de bom grado as refeições em casa dos pais e dos sogros. : )

Este pão já fiz há algum tempo e, apesar de ter estado até agora guardado na pasta “a publicar”, é dos que mais sai cá em casa. Tem uma textura, consistência e sabor perfeitos! Experimentei-o a primeira vez para usar o óleo de linho que a Sandra me enviou há uns tempos e de todos os pães de sementes que já testei este é o que mais me agrada. A receita original retirei-a há muito tempo da internet e por lapso não registei a fonte. Mas deixo-vos aqui a minha versão.



Pão de sementes

Ingredientes: 1 ½ chávenas* de água morna, 1 colher de sopa de fermento seco, 1/4 chávena de mel, 2 colheres de sopa de óleo de linho, 1 colher de chá de sal, 1/2 chávena de gérmen de trigo, 1/4 chávena de sementes de linhaça, de sementes de sésamo e de sementes de papoila (1/4 de chávena de cada tipo de semente), 2 ½ chávenas de farinha de trigo



(mfp): Coloque a água, o fermento e o mel na cuba da máquina, mexa com uma colher de pau e deixe descansar por cerca de 5/10 minutos. Adicione os restantes ingredientes e seleccione o programa “Amassar”.
No final do programa unte uma forma de bolo inglês com um pouco de azeite e coloque a massa dentro. Faça uns cortes ligeiros na massa com ajuda de uma faca afiada, pincele com um pouco de água e polvilhe com sementes.
Leve a forno pré-aquecido a 200º, durante cerca de 45 minutos ou até estar cozido. Desenforme ainda quente e deixe arrefecer sobre uma grelha.
 
 
(b): Coloque no copo da Bimby a água, o fermento e o mel e programe 2 min, 37º, vel 2.
Junte os restantes ingredientes e programe 3 min, vel espiga.
Unte uma forma de bolo inglês com um pouco de azeite e coloque a massa dentro. Faça uns cortes ligeiros na massa com ajuda de uma faca afiada, pincele com um pouco de água e polvilhe com sementes.
Leve a forno pré-aquecido a 200º, durante cerca de 45 minutos ou até estar cozido. Desenforme ainda quente e deixe arrefecer sobre uma grelha.


 


Notas:
*1 chávena = 240ml
- Pode perfeitamente amassar e cozer o pão na mfp;
- Use sementes a gosto pessoal.

06 Setembro 2010

Nostalgia de fim de férias

Inicia o Setembro, inicia o trabalho e a escolinha da filhota. Inicia a rotina diária do casa-trabalho-casa. Para trás ficam uns bons dias de férias saboreados a três, antecedidos por um fim-de-semana campestre, num lugar mágico em que o tempo parece parar. Perfeito para miúdos e graúdos.

Na cozinha, oito mãos preparavam os petiscos que subiam à mesa sem hora marcada. Outras tantas mãos punham a mesa. Outras tratavam da piscina. Outras riscavam folhas brancas com lápis de cera. Outras premiam desgarradamente os botões das máquinas fotográficas, imortalizando objectos antigos. Um festim!

Foram dias fantásticos, com amigos magníficos, que nos deixaram saudade e vontade de repetir tudo de novo!

Este bolo que nos acompanhou no fim-de-semana é da querida Laranjinha e não deixa ninguém indiferente. Os 3 quadradinhos que aparecem nas fotos são os que consegui manter afastados dos olhares gulosos de todos para as fotos da praxe. Escusado será dizer que após o último clique desapareceram num ápice. : )

Boa semana!



Bolo de courgette e nozes
Ingredientes: 3 ovos, 2 copos de açúcar (300g), 1/2 copo de óleo (75g), 1 colher de chá de essência de baunilha, 2 copos de courgette ralada com a pele (usei 2 courgettes – 450g), 1 colher de chá de sal, 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio, 1 colher de chá de fermento em pó, 2 copos de farinha (250g), 2 colheres de chá de canela, 1 pitada de noz moscada (extra à receita), 100 g de nozes moídas, 10 metades de nozes picadas grosseiramente, raspa de um limão (usei raspa de ½ lima)

(T): Bata os ovos com o açúcar. De seguida adicione o óleo e a baunilha. Mexa bem. Junte a courgette ralada, o sal, o bicarbonato, a canela, a noz moscada, o fermento em pó e a farinha.
Junte ao preparado as nozes moídas. Envolva. Adicione por fim as nozes picadas e a raspa de limão.
Colocar o preparado num tabuleiro, previamente untado com manteiga.
Levar a cozer ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 25 minutos ou até que um palito espetado no centro saia seco.
Deixe arrefecer, polvilhe com açúcar em pó e corte em quadrados.

(B): Coloque a courgette em pedaços no copo e rale 6 seg na vel 5. Reserve.
Bata os ovos com o açúcar 4 min, 37º, vel 4. Adicione o óleo e a baunilha pelo bocal e misture 5 seg, na vel 4. Junte a courgette ralada, o sal, o bicarbonato, a canela, a noz moscada, o fermento em pó e a farinha e misture 6 seg, na vel 3.
Junte as nozes moídas, as nozes picadas e a raspa do limão e envolva bem com a espátula.
Colocar o preparado num tabuleiro, previamente untado com manteiga.
Levar a cozer ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 25 minutos ou até que um palito espetado no centro saia seco.
Deixe arrefecer, polvilhe com açúcar em pó e corte em quadrados.



Notas:- Este bolo fica bastante grande, é ideal para convívios com amigos e familiares.