A chegada à praia é rápida. Ela corre pela passadeira fora de chapéu enfiado na cabeça, balde numa mão e pá na outra. O pai chama por ela, pede-lhe para esperar, mas as suas palavras não acompanham o ritmo dela. Já na areia pede para se descalçar. Por esta altura o olhar já está perdido no mar e os seus pezinhos guiam-na intuitivamente até ao chapéu de sol que o pai abre no areal. Os seus olhinhos fintam a água. Não quer perder tempo. Senta-se à nossa frente para o ritual do protector solar. Aqueles segundos parecem horas.. Não larga a pá nem o balde.
O “já está” dita a corrida até à água. Daí em diante o mundo dela é ali. Escava a areia molhada, saltita dentro de água, dá gritinhos efusivos de alegria e desafia-nos a levá-la até às ondas. Os lábios chegam a ficar roxos, o queixo treme e toda ela vibra num misto de frio e euforia.
Conseguimos vencê-la e embrulhamo-la na toalha. Fica sentada com o olhar perdido no horizonte enquanto come uma sandes de queijo. Cansada, mas muito serena e tranquila.
Eu fico a contemplá-la e, por instantes, recuo no tempo e recordo-me ali, naquela mesma praia, junto àquele mar, a bater o queixo de frio, de olhar sereno fixado no mar, segurando um pequeno pedaço de pão com manteiga com os dedos enrugados e cheios de sal.
Eu fico a contemplá-la e, por instantes, recuo no tempo e recordo-me ali, naquela mesma praia, junto àquele mar, a bater o queixo de frio, de olhar sereno fixado no mar, segurando um pequeno pedaço de pão com manteiga com os dedos enrugados e cheios de sal.
Salada morna de bacalhau assado e batatas novas
Ingredientes (para 3 pessoas): 10 batatinhas novas com pele, 2 postas de bacalhau do lombo demolhado, ½ molho de coentros finamente picados, 50g de azeite, 1 colher de sobremesa de vinagre de vinho, sal q.b.
(T): Lave muito bem as batatas e coza-as numa panela com água e sal durante cerca de 15/20 minutos (pique-as com o garfo para verificar a cozedura). Escorra a água, deixe-as arrefecer ligeiramente e corte-as em quartos com ajuda de uma faca afiada. Coloque-as numa saladeira.
Entretanto pincele os lombos de bacalhau com azeite e grelhe-os ligeiramente (apenas para ficarem cozinhados). Desfaça-os em lascas e junte-as delicadamente às batatas. Emulsione o azeite com o vinagre e junte os coentros bem picados. Deite sobre a salada, envolva e sirva de imediato.
Notas:- Para poupar tempo grelhe o bacalhau enquanto as batatas cozem;
- Não deixe as batatas cozerem demasiado para não se desfazerem ao cortar;
- Pode servir esta salada fria.
A minha amiga dos sapos também passou a amiga do queijo :) É cá das minhas. Acho que quando era pequenita também vibrava com a praia e confesso que, com este calor, até deve saber bem apanhar a brisa do mar :) Se a salada pode ser servida fria... então que venha ela :)
ResponderEliminarMais do que da receita, adorei a recordação, o sabor saudade.
ResponderEliminarE eu sempre tive frio para entrar na água :) e os meus irmãos gozavam comigo
Margarida, que bonito o seu texto! Relembrou-me algo da minha infância :)
ResponderEliminarQuando eu era pequena adorava praia, mas naquela época acho que não tinha protetor solar ainda.
ResponderEliminarInfelizmente ninguém levava umas comidinhas, a fome a gente matava na volta, no almoço.
Eram bons tempos, muito simples mesmo.
Eu tb prefiro a salada bem gelada!
Bjs :)
humm... boa receita :)
ResponderEliminarA salada sabe bemm num dia de calor. A tua filha é como a minha a areia, o mar, é a loucura total :)))
ResponderEliminarBjs
É nestas alturas que eu adorava viver ao lado da praia.
ResponderEliminarO calor aperta, procura-se uma sombra, fazem-se uns belos petisquinhos, dão-se uns belos mergulhos, só me falta mesmo um tecto à beira mar e este ano está difícil :( maldita crise.
Adorei a tua sugestão e tenho que lembrar o "gajo" do supermercado que ainda não trouxe batatinhas novas p´ro pessoal.
Beijocas
Que fofura a tua pequenina! :) É tão bom crescer junto ao mar! São experiências lindas, inesquecíveis!
ResponderEliminarA tua salada também está excelente...que bem que sabem agora essas comidas! bjinhos
Que tempos mágicos!
ResponderEliminarUm beijinho grande para vocês.
Simples, mas tão delicioso e requintado ♥
ResponderEliminarao ler a tua introducao, pensei: podia ser a minha filhota a tremelicar o queixo, podia ser eu a viajar ao passado pelas areias da praia e eu não poderia ter descrito melhor!
ResponderEliminare a tua salada de bacalhau poderia ser o meu jantar! ;)
bjs
Olá Margarida!
ResponderEliminarHá quanto tempo!
Pois é as histórias repetem-se , o nosso papel é que muda...
Saladinha apetitosa esta, ainda no sabado saiu uma cá em casa com as batatinhas novas claro!
Beijinhos com saudades para todos aí em casa, hã?!
Mas que bela saladinha! Com este calor mesmo não apetece outra coisas... beijinhos e boa praia,lol
ResponderEliminarAdoro a maneira como escreves!
ResponderEliminarA história repete-se...a tua menina é um amor.
Que delicia esta salada de bacalhau.
Bjs
Isabel
São as coisas simples que nos enchem a vida querida :) E momentos como esses hás-de recordá-los sempre com um sorriso nos lábios, porque são felizes, são únicos e são tão simples quanto marcantes :)
ResponderEliminarA salada é isso mesmo, simples, mas marcante... Adoro o sabor do bacalhau grelhado e essa salada enche-me de felicidade :)
Que os teus dias continuem tão felizes assim :)
Beijinho*
Tão bom .... ummm.
ResponderEliminarBjs
E enche-nos o coração vê-los tão felizes com coisas tão simples, não é?! Beijinhos!
ResponderEliminarOLá! Andava à procura de uma receita "fresca" com bacalhau e encontrei aqui, é perfeita! Gostei do blog que não conhecia, Parabéns!
ResponderEliminarGosto muito de Bacalhau Assado com batatinhas novas, mas o que me leva hoje a comentar, são as saudades... As saudades que a descrição da tua Filhota na praia, me fez crescer no peito...Saudades dos tempos em que os meus eram pequeninos e brincavam no Verão aí pelos Algarves! Passaram tantos anos...mais de 30! E agora são os netinhos que me aquecem o coração, mas estão longe. Com um bocado de sorte, talvez lá mais para diante possa estar assim, embevecida como tu, com eles numa praia aí próxima de ti...
ResponderEliminarE a tua sandes de queijo, fez-me lembrar as mini Bolinhas de Berlim que se vendiam na praia...
Bjs. Bombom