29 Setembro 2008

Mais um desafio e um Pavê de chocolate com amêndoas

Este desafio foi promovido por uma menina que aos 12 anos já revela bastante gosto e empenho pela arte culinária. E foi através do seu blog - Mão na Massa - que lançou o desafio com o tema chocolate, agrupando em pares os diversos "concorrentes". Bastava apenas que os pares trocassem entre si uma receita, a testassem e a publicassem no seu blog.

Eu tive oportunidade de trocar a receita com a simpática Mariana do blog Na Batedeira . Aqui fica a receita dela feita na minha cozinha!



Pavê de chocolate com amêndoas200 g de chocolate meio amargo
4 xicaras de leite
3/4 de xícara de açúcar
6 colheres de sopa de maisena
1/3 de xícara de nozes triturada
1/2 xícara de amêndoas triturada
300 g de biscoito tipo maria ou maisena quebrados grosseiramente (usei biscoitos de champanhe)

Para a cobertura
1 xícara de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de açúcar

Ponha o chocolate numa panela e junte o leite. Leve o fogo baixo, mezendo até que o chocolate dissolva.
Em uma vasilha, misture o açúcar e a maisena, acresnte esta mistura na panela que contém o chocolate derretido. Cozinhe, mexendo sempre até engrossar.
Retire do fogo e junte as amendoas e as nozes. Misture e reserve.
Numa taça grande, ponha a camada do creme e outra de biscoito. Alterne até finalizar com o creme.

Numa batedeira, bata o creme de leite até engrossar. Junte o açúcar e bata até obter picos firmes. Espalhe o creme sobre o pavê. Decore com amendoas e nozes (usei amêndoa filetada tostada no forno).

Ficou excelente! beijinho grande pra vc Mariana!

Lombos de pescada com molho de camarão e estragão

O fim-de-semana foi bom mas poderia ter sido bem melhor. O mau tempo não ajudou em nada.. Choveu, faltou a luz e faltou a água quente.. Se a isto somarmos o facto de que nas termas necessitamos de água quente e de luz para fazer os tratamentos.. Tá tudo dito. Mas deu para descansar ao menos.

Lombos de pescada com molho de camarão e estragão

Ingredientes: 6 lombos de pescada, sumo de limão, sal e pimenta preta q.b.

Para o molho: 50gr de cebola, 40gr de margarina, 80ml de vinho branco, 30ml de brandy, 1 colher de sopa de estragão, 1 pacote de natas, 1 colher de sopa de farinha maizena, 40gr de camarão cozido


(T): Tempere com alguma antecedência os lombos com sal, pimenta preta e limão a gosto.
Pique o camarão e reserve. Leve ao lume a margarina com a cebola picada e deixe refogar. Junte o vinho, o brandy e o estragão e deixe reduzir durante cerca de 10 minutos. Juntar as natas e a maizena e apurar bem até obter um molho cremoso. Apagar o lume e envolver o camarão. Regar os lombos de pescada com o molho e servir.

(B): Tempere com alguma antecedência os lombos com sal, pimenta preta e limão a gosto.
Disponha os lombos na varoma e no copo coloque 500gr de água. Programe 20 minutos, temp varoma, vel 1. Depois de cozinhados disponha-nos numa travessa e reserve.
Coloque no copo o camarão cozido e pique uns segundos na vel 5. Reserve.
Coloque no copo a cebola em quartos e dê uns golpes de turbo até ficar bem picadinha. Desça os residuos das paredes do copo, junte a margarina e refoque 4 minutos, 100º, vel 1. Junte o vinho, o brandy e o estragão e programe 8 minutos, temp varoma, vel 1 1/2, sem o copinho. Acrescente as natas e a maizena e deixe cozinhar durante 10 minutos, temp varoma, vel 1 1/2. No final juntar o camarão e envolver uns segundos, vel colher inversa. Regar os lombos de pescada com o molho e servir.

Acompanhei com arroz selvagem.

25 Setembro 2008

Muffins de gelado de baunilha com figos secos

Bem, é impressionate a quantidade de ideias que me passam pela cabeça todos os dias no que diz respeito a gastronomia. Volta e meia e estou a pensar neste ou naquele ingrediente, naquele sabor com aquele cheiro, no que fazer com o que tenho nos armários e no frigo.. Depois, sem tempo ou sem o que preciso para fazer a receita, ela vai pssando e ficando na cabeça ou em algum pedaço de papel.

A história destes muffins é precisamente essa. Há um tempão que penso neles mas nunca tinha os concretizado. Não sei bem porquê.. Acho que pensava que poderia não resultar.. Mas depois de umas buscas na net descobri que afinal há mesmo Ice Cream muffins! Ou, trocado por miúdos, muffins feitos com gelado.

E não poderia tê-los experimentado em melhor altura! É que entram já para o desafio do Chá da Tarde deste mês.



Querem ver como se faz?

Muffins de gelado de baunilha com figos secos


Ingredientes (para 12 muffins): 2 1/2 chávenas de chá de gelado de baunilha com nozes da macadâmia caramelizadas (podem usar outro), 2 chávenas de chá farinha, 1 colher de sobremesa de fermento em pó, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 2 colheres de sopa de leite, 30gr de figos secos triturados

Triturar os figos e reservar. Envolver bem a farinha com o fermento e o bicarbonato de sódio. Juntar o gelado e o leite e misturar apenas o suficiente para ficar bem ligado. Adicionar os figos triturados. Colocar em formas de papel e levar ao forno, a 180º, durante aproximadamente 30 minutos ou até estarem cozidos.

Fácil não? E bem fofinhos eu posso garantir!

Podem também fazê-los na Bimby da seguinte forma:

Triturar os figos com uns toques de turbo e reservar. Envolver bem a farinha com o fermento e o bicarbonato de sódio uns segundos, vel 3. Juntar o gelado e o leite e misturar apenas o suficiente para ficar bem ligado, 30 seg, vel 2. Adicionar os figos triturados. Colocar em formas de papel e levar ao forno, a 180º, durante aproximadamente 30 minutos ou até estarem cozidos.

Notas/Dicas: Ficam fofinhos e com um sabor muito característico. Não são muito doces. Eu não enchi muito as formas porque não sabia como cresciam mas eles duplicam o volume. São bastante versáteis porque podemos usar o gelado que quisermos e em vez de figos, pepitas de chocolate, frutos secos, fruta, etc etc..

23 Setembro 2008

"Somos do tecido de que são feitos os sonhos"

"Hoy te prometo
amor eterno
Ser para siempre
tuyo en el bien e en mal
Hoy te demuestro
cuanto te quiero
Amamdote hasta mi final"

23.09.2006
Parabéns a nós!




Outono e um creme quentinho


Podia ter entrado sorrateiro mas não. Quiz fazer-se notar com nuvens grossas, chuva a até inundações. O dia amanheceu cinzento e frio e a chegada do Outono fez jus ao provérbio "No Outono o sol tem sono"..

Ontem ao fim do dia, a chegada a casa fez-me lembrar os finais de tarde invernosos, com o negro do céu a cair sobre os telhados das casas e antever uma noite fria e chuvosa. E para aquecer a alma e afastar os maus poresságios nada melhor do que um creme quentinho para o jantar de boas vindas à nova estação.

Creme de cenoura e coentros

Ingredientes: 250gr de cenouras, 130 gr de cebola, 200gr de batatas, 150gr de courgette, 800gr de água, meio molho de coentros, 30gr de azeite, sal a gosto, croutons q.b.

(B): Colocar no copo a cenoura em rodelas grossas, a cebola em quartos, as batatas e as courgettes em cubos e cobrir com a água. Programar 20 min, 100º, vel 2.
Juntar os coentros e programar mais 3 minutos, 100º, vel 2. Temperar com o azeite e sal a gosto e triturar tudo 30 segundos, vel 5-7-9. Servir com croutons e bem quentinho!

(T): Levar ao lume numa panela os legumes e a água, à excepção dos coentros. Deixar cozer aproximadamente 30 minutos. Juntar os coentros e cozinhar por mais 5 minutos. Temperar com o azeite e sal a gosto e triturar tudo com a varinha mágica ou num liquidificador. Servir com croutons e bem quentinho!



22 Setembro 2008

Mousse de lima-limão

Sempre me lembro de na familia comemorarmos todos juntos as épocas festivas e os aniversários. Era sempre uma mesa enorme cheia de petiscos cuidadosamente preparados pela minha mãe, outras vezes pela minha tia e agora mais por mim. É daí que vem o gosto por cozinha e por casa cheia. De gente, de cheiro, de sabor, de conversas e gargalhadas!.. Ainda hoje é assim. Há sempre pretexto para reunir a familia de novo em volta da mesa. E uns dias antes da data já ando eu de avental às voltas com receitas e tachos.


Em Julho foi o meu aniversário, no sábado foi o do marido e no próximo dia 20 é o 1.º da Mathilde! Esse sim vai ser em grande e os preparativos já começaram.. Depois tenho um mês de descanço e segue-se o Natal. Mas para já, deixo-vos um pouco do que foi o petisco de sábado. Para já apenas em menú porque as receitinhas virão depois!

Salgados: rissóis de carne, pastéis de bacalhau e croquetes; maionese de atum; estupeta de atum; quiche de bacon e alho francês; quiche de bacalhau; camarão; charcutaria e queijos; pão de sanduiche feito na MFP


Doces: tarte de amêndoa; tarte de nata; arroz doce da mãe; flan de requeijão; mousse de lima-limão; tiramisu; bolo de aniversário


Não houve tempo de tirar foto à mesa nem sequer a todas as iguarias mas prometo deixar-vos aqui as fotos possívei com as devidas receitas. Para já deixo-vos com a mousse que fez a delicia de todos e que se prepara num abrir e fechar de olhos.



Mousse de lima-limão




Ingredientes (receita feita a dobrar): 2 lata de leite condensado, 2 pacotes de natas, 1dl de sumo de lima (puro), 1 dl de sumo de limão (puro), cascas de ambos pulverizadas


(B): Colocar no copo da bimby as natas e o leite condensado e bater uns segundos na vel 3. Sem parar adicione aos poucos os sumos pelo bocal e 1 colher de sopa das cascas pulverizadas. Imediatamente ela ganha consistência. Polvilhar com a restante casca pulverizada e guardar no frio até servir.


(T): Coloque num recipiente ou no liquidificador as natas e o leite condensado e bata uns segundos até envolver bem. Continue a bater e vá deitando aos poucos os sumos e 1 colher de sopa das cascas pulverizadas. Imediatamente ela ganha consistência. Polvilhar com a casca pulverizada e guardar no frio até servir.


Esta receita foi ligeiramente adaptada da colocada no Fórum Bimby pela silimarina. A dica da casca veio do sitio do sol!

20 Setembro 2008

Aniversário e um coelhinho

Este é um post diferente como já repararam.. Não tenho por hábito fazer bolos decorados. Fiz apenas 4 para a familia e amigos e desta vez, e a pedido, fiz um para o namorado de uma coleguinha de escritório. Gostei bastante do resultado final e parece que o Rui Pedro também. : )

O bolo foi decorado a pastellice, pintada com corantes.

É bem simples de fazer este bolo de chocolate (que faço muuiittaass vezes) e resulta muito bem neste tipo de trabalhos:

2 chávenas chá de farinha, 2 chávenas chá de açúcar, 1 chávena chá de cacau em pó, 1 chávena de óleo, 4 ovos, 1 colher chá fermento em pó, 1 chávena de chá de água quente,

Juntar todos os ingredientes pela ordem indicada, à excepção da água, e bater até ficarem bem ligados num creme fofo. Juntar a água quente e mexer até ligar. Levar a forno pré-aquecido a 180º.

Este bolinho foi recheado com creme de brigadeirão.

E agora.. bem.. agora tenho que ir terminar os preparativos da festinha de aniversário de marido que é já a seguir!

Bom fim-de-semana!

16 Setembro 2008

Bolo de chocolate e nozes

Esta receita é simples e sem segredos. Adaptei-a do verso de uma tablete de chocolate Nestlé. E garanto-vos que este é daqueles para comer sempre!


Ingredientes: 200gr de chocolate negro, 5 ovos, 150gr de açúcar, 120gr de margarina, 100gr de nozes moidas, 70gr de farinha, 1 colher de chá de fermento em pó, 1 pitada de sal

(T): Derreter a margarina e o chocolate em banho maria e deixar arrefecer. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal e reservar. Bater as gemas com o açúcar até obter uma gemada fofa e esbranquiçada. Junte a mistura do chocolate e envolva muito bem. Adicione a farinha com o fermento e as nozes e misture. Incorpore finalmente as claras em castelo em movimentos ligeiros e sempre a partir do centro e de baixo para cima. Leve a forno pré-aquecido a 180º numa forma de buraco untada com margarina e polvilhada com farinha durante cerca de 40 minutos.

(B): Derreter a margarina e o chocolate em banho maria e deixar arrefecer. Encaixar a borboleta nas lâminas e bater as claras em castelo 5 min, vel 3. Reservar. Deixar a borboleta e bater as gemas com o açúcar e programar 5 min, vel 3. Juntar a mistura do chocolate pelo bocal e programar mais 1 minuto na mesma velocidade. Retirar a borboleta, transferir a mistura para um recipiente e juntar a farinha com o fermento e as nozes. Envolver bem. Adicione a farinha com o fermento e as nozes e misture. Incorpore finalmente as claras em castelo em movimentos ligeiros e sempre a partir do centro e de baixo para cima. Leve a forno pré-aquecido a 180º numa forma de buraco untada com margarina e polvilhada com farinha durante cerca de 40 minutos.

Polvilhe com açúcar em pó e delicie-se com uma fatia ainda morninha..


Nota: Como precisava de dois bolos, dividi a massa por duas formas de bolo inglês por isso nas fotografias ele aparece pequeno.

15 Setembro 2008

Coxas de frango com tomilho e rosmaninho


O frango reinou por cá no fim-de-semana.. No sábado foi dia de franguinho da Guia para matar saudades.. E no domingo estas coxinhas que de tão simples se mostraram verdadeiras aliadas da fominha pós-praia!

Ingredientes (para 4 pessoas):
8 coxinhas de frango, 10 dentes de alho, sumo de 1 limão grande, 2 dl de vinho branco, sal, pimenta preta, 2 colheres de sopa de tomilho seco, 1 colher de sopa de rosmaninho seco, azeite q.b.

Esmague os alhos ate obter uma pasta, junte o sal, a pimenta moida na altura, o sumo do limão, o vinho, o tomilho e o rosmaninho e envolva bem. Coloque as coxas num recipiente largo e regue-as com este preparado. Cubra com película aderente e deixe a marinar no figorífico durante 3/4 horas. Escorra-as, reserve a marinada e d
isponha-as numa travessa de barro (ou equivalente que possa ir ao forno), regue com o azeite e leve ao forno a 180º, durante cerca de 30/40 minutos. Vá virando as coxas e regando-as com a marinada.


O acompanhamento fica ao gosto de cada um. O mais votado desta vez foi o puré de batata.

Pão doce de Mel e Canela


Cá em casa agora também há uma máquina de pão, oferecida pela sogrinha (Obrigada!). Confesso que não era máquina que estivesse na minha lista de preferências, até porque não sou muito fã de maquinaria. Mas como a minha sogra a comprou há alguns anos e nunca a utilizou, ofereceu-ma. E para a estrear saiu um pãozinho (ou melhor, pãozão..) de mel e canela. Delicioso e fofinho!

Ingredientes (para um pão de 750gr): 275ml de leite fresco, 25gr de margarina, 2 ovos, 1 colher de café rasa de sal, 2 colheres de sopa generosamente cheias de mel, 1 colher de sopa de canela, 500gr de farinha tipo 55, 3/4 pacote de fermento seco

Colocar os ingredientes na máquina pela ordem indicada e seleccionar o programa Rápido ou Pão Doce, tostagem clara.


Nota: Esta receita foi adaptada do manual de instruções da máquina.

11 Setembro 2008

Lombinhos com bacon e ameixa seca e arroz de pinhões

Há dias tive visitas para jantar. Como o tempo é pouco, resolvi descongelar um lombinho de porco, bem generoso no tamanho, e temperar de véspera. Como o fazer depois isso era problema do dia seguinte, por isso não me preocupei muito. Depois do trabalho passei no supermercado e deparei-me com umas ameixas secas lindas que deram a dica para o final da receita! Ficou com cheirinho de Natal mas soube muito bem!

Ingredientes (para 3/4 pessoas):

Para o tempero: 1 dl de vinho branco, 1 folha de louro, 6 dentes de alho, 50gr de banha, 1 colher de sopa rasa de colorau (pimentão doce), sal grosso e pimenta preta q.b.

Para o lombo: 1 lombinho de porco grandinho (este tinha 700gr), 6 fatias de bacon, 7a10 ameixas pretas secas, 40gr de banha, 50 gr de margarina, 1 colher de sopa de mostarda de dijon

Para o arroz de pinhões: 1 chávena de arroz vaporizado mal cheia, 2 chávenas de água, 2 colheres de sopa de pinhões, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de azeite, sal q.b.

(T): Num almofariz coloque os alhos e esmague-os bem. Junte o colorau, a folha de louro em bocadinhos, o sal e a pimenta moida na altura e misture bem. Junte a banha e envolva até obter uma pasta. Barre o lombo com esta pasta, regue com o vinho e deixe marinar de um dia para o outro.

Corte o lombo na horizontal de forma a obter a forma de um bife (2 cortes: 1.º corte para um lado e segundo corte para o outro). Disponha em cima as fatias de bacon e as ameixas descaroçadas e abertas ao meio (espalmadas). Feche o lombo enrolando-o como uma torta e prenda as extremidades com palitos (pode sempre utilizar fio de cozinha). Barre-o com a mostarda.

Coloque-o numa travessa de ir ao forno, regue-o com o tempero e disponha por cima a banha e a margarina em pequenas nozes. Leve ao forno a 180º durante cerca de 30/40 minutos (verificar a cozedura).

Faça entretanto o arroz. Coloque num tacho os dentes de alho laminados na vertical e o azeite. Deixe alourar e junte o arroz e os pinhões. Frite 2/3 minutos e junte a água a ferver. Tempere com sal e deixe cozer o arroz.

10 Setembro 2008

Risotto de lingueirão

Lingueirão é daquelas perdições que eu tenho.. Assim das grandes mesmo! Costumava fazer arroz de lingueirão e hoje experimentei o risotto. A forma de fazer e os ingredientes mantiveram-se mas confesso que o risotto lhe deu um toque muito especial!



Ingredientes (para 3/4 pessoas): 300gr de lingueirão depurado cozido (peso já sem cascas), 1 cebola, 3 dentes de alho, 45gr de azeite, 300gr de arroz arbório, 1dl de vinho branco, 1 colher de chá de açafrão das Índias, 800 ml de água, sal e coentros frescos picados q.b.

Preparação:
Corte o lingueirão em 3 partes ou 2, dependendo do seu comprimento. Reserve.


(T): Num tacho largo coloque o alho e a cebola picados e o azeite. Deixe alourar. Junte o arroz e deixe fritar, 3 ou 4 minutos, mexendo sempre. Refresque com o vinho e continue a mexer até evaporar. Tempere com o açafrão e o sal. Junte a água da cozedura bem quente e aos poucos.Deixe cozinhar até o arroz estar cozido, sempre sem parar de mexer. Envolva o lingueirão e sirva polvilhado com os coentros.

(B): Coloque a cebola em quartos e os alhos inteiros no copo da Bimby e dê 3 golpes de turbo. Faça descer os resíduos das paredes do copo com a espátula e junte o azeite. Aloure 5min, 100º, vel 2. Introduza a borboleta. Deite o arroz e programe 4 min, 100º, vel colher. Refresque com o vinho, retire o copinho e deixe evaporar 2 min, varoma, vel colher. Junte o açafrão e o sal. Programe 13 minutos, 100º, vel colher e de imediato junte, aos poucos e pelo bocal, a água da cozedura (quente) do lingueirão. No fim do tempo deite o risotto numa travessa e envolva o lingueirão. Polvilhe com os coentros e sirva na hora.

Dicas: Para cozer o lingueirão deve deixá-lo em água com sal o tempo necessário para largar toda a areia (nesta operação mude a água 2 ou 3 vezes). Coloque depois um tacho largo ao lume e quando a água estiver bem quente introduza o lingueirão. Deixe abrir 2 ou 3 minutos e apague o fogo. Retire os lingueirões das conchas e reserve. Coe a água da cozedura por um pano e reserve também.

08 Setembro 2008

Monday's toast

Pois.. acho que o mal deve ser geral.. Na segunda-feira ao almoço como sempre qualquer coisa que sobrou do fim-de-semana. Às vezes dou-lhe a volta e lá faço uma quiche ou um folhado, uma omelete ou uma tosta. E estas são mesmo as que saem mais.. Costumo chamar-lhes monday's toast (tosta da segunda). Uma forma mais chique de dizer "tosta de sobras"! (risos) Esta foi de frango de churrasco.

Ora bem, então é assim: Barrar uma fatia de pão com maionese e polvilhar com orégãos secos. Cobrir com cebola laminada finamente. Dispor por cima o frango desfiado e tomate fatiado. Polvilhar de novo com orégãos, juntar umas colherinhas de maionese e terminar com outra fatia de pão. Tostar e comer!

Boa semana!

05 Setembro 2008

Bolachinhas de mel, chá preto e lima


O Outono a chegar.. Está na altura de começar as encher os potes de bolachas para as tarde e noites de cházinho, sofá e lareira!

Ingredientes: 450gr de farinha, 150gr de açúcar, 170gr de margarina, 130gr de ovos, 1 colher de sopa de mel, 2 colher de sopa de sumo de lima, 1 saqueta de chá Keemun Lime (chá preto e lima, da Rituals..), 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 colher de chá de fermento em pó

(B): Colocar no copo da Bimby a farinha, o açúcar, o conteúdo da saqueta de chá, o fermento e o bicarbonato de sódio. Misturar bem durante 15 seg, vel 4.
Juntar a margarina bem fresca em pedaços e envolver 30 seg, vel 4. Deve resultar uma mistura fina parecida a areia. Por fim junte os ovos, o mel e o sumo da lima e programe 20 seg, vel 3. Retire a massa para a bancada e forme um cilindro. Cubra-o com película aderente e leve ao frigorífico durante cerca de 2 horas.

(T): Colocar num recipiente fundo a farinha, o açúcar, o conteúdo da saqueta de chá, o fermento e o bicarbonato de sódio. Misturar e envolver muito bem com a ajuda de uma colher de pau. Juntar a margarina bem fresca em pedaços pequeninos, envolver bem até obter uma mistura fina parecida a areia. Por fim junte os ovos, o mel e o sumo da lima e envolva tudo. Retire a massa para cima da bancada de cozinha, previamente enfarinhada, e amasse até obter uma massa bem ligada e macia. Forme um cilindro, cubra-o com película aderente e leve ao frigorífico durante cerca de 2 horas.

Retire a massa e coloque-a em cima de papel vegetal ou de um tapete de silicone de ir ao forno polvilhado com açúcar em pó. Abra a massa com um rolo e estenda-a com cerca de 0,5cm de altura. Dê forma às bolachas com a ajuda de cortadores, retire o excedente da massa e leve a forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 10 minutos. Repita esta operação até a massa terminar.

Cobri algumas com uma glacê de limão que fiz depois.Para quem quiser experimentar basta juntar 125gr de açúcar em pó, 1 colher de sopa de sumo de limão e 1 colher de sopa de água, mexer muito bem e aplicar rapidamente.

Notas:
- Pode usar-se qualquer chá de sabor forte, que combine bem com a lima e o mel.

- Caso a massa fique mole ou se agarre às mãos, pode juntar-se um pouquinho mais de farinha, em pequenas porções, até atingir a consistência adequada.

Esta foi a da filhota!

03 Setembro 2008

Camarão frito com mostarda e whisky


Ingredientes: 600gr de camarão, 10 dentes de alho, 1 lima, 30gr de margarina, 1 colher de sobremesa bem cheia de mostarda, 0,5dl de whisky, sal e pimenta q.b.

(T): Lave o camarão e enxague bem. Tempere-o com o sal e a pimenta e deixe-o assim durante cerca de 1 hora. Esmurre os dentes de alho, retire as cascas e coloque-os numa frigideira larga com a margarina e o camarão. Deixe fritar, virando-os uma ou duas vezes.

Quando o camarão estiver quase frito retire-o com uma escumadeira para uma travessa. Junte à gordura que restou, a mostarda previamente dissolvida no sumo da lima. Envolva bem até obter um molho bem ligado. Volte a colocar o camarão na frigideira e cozinhe por mais 4/5 minutos, voltando-os mais umas vezes.

Acompanhe com pão torrado e bom apetite!

E acaba de chegar mais um!

Parece que esta semana é a semana dos livros.. Este acabou de chegar de Nova Iorque e foi-me oferecido pela Mrs. Pat Estess, autora do livro, para quem tive o prazer de cozinhar o arroz de tamboril com amêijoas e camarão. O livro é, ao mesmo tempo, um livro de receitas, de dicas e truques, de ensinamentos, de humor e, acima de tudo, um conselheiro para passar bons tempos na cozinha!

Thank you Mrs. Pat for the wonderfull present! Now I know that you enjoyed the rice as much as enjoyed your company! Regards from Portugal! ***

02 Setembro 2008

Lasanha de carne com legumes

Sabores de sempre como a lasanha sentam-se à mesa com muitas familias. A receita é "a nossa" mas na partilha descobrimos sempre um ou outro toque diferente. Por isso aqui fica a minha!

Ingredientes: 4 a 6 placas de lasanha fresca das grandes (o n.º depende da altura do tabuleiro), 150 gr de mistura de queijo emmental e mozzarela, 1lt de molho béchamel, 500 gr de carne picada (mistura de vaca e porco), 2 cenouras, 1 cougette pequena, 1 beringela pequena, 150gr de cogumelos laminados, 1 cebola média, 2 dentes de alho, 2 tomates maduros sem sementes nem pele (ou polpa de tomate), 1 folha de manjericão grande, 1 colher sopa polpa de tomate, 2 colheres sopa vinho branco, 3 colheres sopa de azeite, 1 folha de louro, sal, pimenta preta e orégãos q.b.

(B): Colocar no copo a cenoura, os cogumelos, o manjericão e a courgette e a beringela em pedaços e picar grosseiramente 10 seg, vel 5. Reserve. Passar o copo por água. Colocar a cebola e os alhos, picar 10seg, vel 6. Juntar o azeite e alourar 3min, 90º, vel 1. Juntar o tomate e cozinhar mais 4min, 100º, vel 2.
Juntar a carne picada, o louro e o vinho e temperar com o sal, a pimenta preta moída e os orégãos. Cozinhar durante 10min, 100º, vel colher inversa. Nos últimos 3 minutos retirar o copinho para reduzir o molho. No final remover a folha de louro.

(T): Picar grosseiramente e em separado a cebola e os alhos e depois a cenoura, os cogumelos, o manjericão, a courgette e a beringela, com a ajuda de uma picadora se necessário. Cubrir o fundo de um tacho largo com azeite, juntar a cebola e o alho picados e refogar até a a cebola ficar lourinha. Juntar o tomate e a folha de louro e cozinhar durante 4/5 minutos. Ir desfazendo o tomate com a ajuda de uma colher de pau. Juntar os legumes e a carne. Dissolver a polpa de tomate no vinho e adicionar. Temperar com sal e pimenta e os orégãos e cozinhar durante 10 minutos em lume brando. No final remover a folha de louro.


Entretanto, unte o recipiente onde vai colocar a lasanha com margarina e regue com um pouco de bechamel para cobrir o fundo. Disponha por cima uma placa de massa, cubra-a com o preparado da carne e regue com duas colheres de sopa de bechamel. Repita esta operação até à última placa de massa. Sobre esta placa deite o restante bechamel e cubra com o queijo ralado.


Leve a forno pré-aquecido a 170º, durante cerca de 20 minutos.

Nota: Eu usei placas de lasanha frescas do tamanho do tabuleiro.

Novos ingredientes de biblioteca

Ontem finalmente adquiri dois livros (um foi oferecido) que persigo em livrarias há algum tempo. O problema é que nem sempre a carteira dá pra tudo e eu como sou bichinho do livro às vezes perco-me por outros e os mais carotes vão ficando para mais tarde. E finalmente ontem o "mais tarde" chegou. Já cá cantam e como era de esperar, são deliciosos, irrestíveis e com receitas divinais!"Cozinhar não é mais dificil do que somar 2+2. Tal como em tudo, o importante é a base, saber para onde vamos e o que queremos ou não." Chakall