26 maio 2008

Queques multisabores


Os queques são aqueles bolinhos que nunca enjoam e que caem sempre bem em qualquer altura do dia.
Hoje andei a vasculhar umas receitas do meu livro de recortes e da mistura de algumas sairam estes.

Ingredientes para a massa (cerca de 20 queques): 300gr de açúcar 280gr de farinha 100gr de margarina 100gr de leite 5 ovos 1 colher chá fermento em pó

Ingredientes para os recheios:
Aqui fica um pouco ao critério de cada um mas eu fiz os seguintes:
Pepitas de chocolate + pinhões
Mel + amêndoas picadas
Doce de morango
Maçã em mini cubinhos + canela

(B):
Introduzir a borboleta no copo. Adicionar o açúcar e a margarina e bater 6min, vel 4.
Juntar os ovos e o leite e ligar 2min, vel 4. Juntar a farinha previamente misturada com o fermento em pó e envolver 2min, vel 3. Se necessário no final ajudar a envolver com a espátula.

Dividir o preparado pelo n.º de recipientes dos sabores diferentes que vai fazer. Adicionar os ingredientes dos recheios a cada massa, deitar em forminhas e levar ao forno, previamente aquecido a 180º, durante cerca de 20/30 minutos até ficarem cozidos (é melhor irem verificando com um palito).


Notas: Todos os ingredientes "sólidos" que forem adicionados à massa como recheio devem ser previamente passados por farinha para não irem ao fundo durante a cozedura.

20 maio 2008

Fresquinho de laranja e morango

Esta receita trouxe comigo de Berlim há uns anos atrás.. É das melhores combinações que alguma vez tinha provado em matéria de sumos naturais. Hoje lembrei-me e dedici partilhar! Experimentem e deliciem-se!

Ingredientes: 5 laranjas grandes 1kg de morangos

(B): Tirar a casca das laranjas, os caroços e a pele branca. Lavar bem os morangos e retirar-lhes o pé. Colocar a fruta no copo, programar 2 minutos, velocidade 9. Servir com gelo e uma folha de hortelã.

Notas: Este sumo não deve levar água mas para os que gostam de diluir um pouco o sabor da fruta penso que poderão juntar um pouco. Pra mim assim fica excelente!

17 maio 2008

Chococheesecake





Hoje tive um almoço de amigos cá em casa e resolvi experimentar e adptar à Bimby este chococheesecake da "Saberes e Sabores" (Vaqueiro) de Maio.

Ingredientes (cerca de 16 fatias):
4 folhas de gelatina água fria 300gr de bolachas de chocolate com pepitas 100gr de margarina 500gr de queijo fresco em creme 120gr de açúcar 2dl de natas frescas 150 gr de chocolate Mars ou Mars Delight Canela em pó e caramelo para decorar

(B): Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria. Deitar as bolachas no copo e triturar 20 seg, vel 4. Adicionar a margarina e misturar 20 seg, vel 4. Forrar o fundo de uma forma de tarte de fundo amovível (de preferência das de mola) com a massa de bolacha e reservar no frigorifico. Passar o copo por água e deitar dentro o queijo e o açúcar. Bater durante 2 min, vel 4 até estar cremoso. Entretanto escorrer a gelatina, derretê-la no microondas durante 10/15 segundos e juntá-la ao preparado pelo bucal ainda com o tempo a decorrer (+/- a meio). Bater as natas até ficarem espessas (fiz à parte para fazer render o tempo). Envolver as natas batidas no creme de queijo. Cortar o chocolate Mars em fatias fininhas com uma faca e envolver no creme. Deitar na forma e levar ao frigorífico até prender. Eu decorei com caramelo, no centro, e canela.

Notas:
Na receita refere chocolate Mars mas como eu o acho muito enjoativo optei pelo Mars Delight! É execelente e muito rápida de fazer!

11 maio 2008

Açorda de camarão à algarvia


Quando há pão duro cá em casa, sai sempre uma açorda tipicamente algarvia que hoje partilho com vocês:

Ingredientes (para 3/4 pessoas): 350gr de pão (preferencialmente caseiro e duro) 700gr de água da cozedura do camarão 500gr de camarão 7/8 dentes de alho meio molhinho de coentros frescos azeite, sal e pimenta q.b.

(B): Colocar o cesto com os camarões no copo com água suficiente para a sua cozedura (deixei 2 dedos abaixo do camarão) e cozer durante 15 min, 100º. Entretanto partir o pão em pedacinhos e colocar num recipiente fundo. Retirar os camarões já cozidos, passa-los por água fria e reservar.
Coar a água da cozedura por um pano e deitar por cima do pão.
Deitar no copo os dentes de alho e o azeite (dois dedos de altura) e dar 3 golpes de turbo. Refogar 4 min, 100º, vel 1. Colocar depois a borboleta e o pão já demolhado, temperar com sal e pimenta, e cozinhar durante 5 min, 100º, vel colher inversa.
Por fim juntar os camarões e os coentros finamente picados. Cozinhar mais 5 min, à mesma velocidade e temperatura.

(T): Cozer os camarões em água com sal e reservar a água no final da cozedura. Entretanto partir o pão em pedacinhos e colocar num recipiente fundo. Regar o pão com a água da cozedura do camarão previamente coada por um pano. Cobrir o fundo de um tacho com o azeite, juntar os alhos picadinhos e deixar refogar 1/2 minutos. Juntar o pão já demolhado, temperar com sal e pimenta e levar a lume brando, mexendo sempre para não pegar ao fundo. Quando estiver "em papa", retire do lume e junte os camarões e os coentros picados. Adicione os ovos e envolva delicadamente.


Notas: É assim que se faz cá no Algarve. Não usamos o fumet. Se for de marisco, cozemos o marisco todo e é nessa água que também fazemos a açorda. Isto mais o alho e o azeite em abundância fazem a diferença! Experimentem