16 abril 2008

Pescada escondida

Esta é daquelas que eu chamo "salva refeições".
Normalmente estes ingredientes há sempre em casa e é tão rápida que está sempre pronta a sair!


Ingredientes (para 2 pessoas):
4 lombos de pescada (podem ser congelados) 2 pacote de natas 1 pacote de sopa de cebola miolo de camarão cru q.b. Sal e limão q.b.


Temperar meia hora antes os lombos de pescada com sal e limão a gosto.
Pré-aquecer o forno a 170º.

(B): Deitar no copo as natas e a sopa de cebola e envolver 1 min, vel 3.

(T): Juntar num recipiente as natas e a sopa de cebola e bater com a varinha mágica durante 1 min.

Colocar os lombos de pescada num pyrex, rodeá-los com o miolo de camarão e deitar por cima o preparado das natas.

Levar ao forno durante 20/30 minutos. A meio deve retirar-se do forno, virar os lombos e regá-los com o creme.

09 abril 2008

Pão chapata ou Ciabatta

Com a Bimby comecei a fazer uma coisa que antes nunca fazia: pão. E com as farinhas preparadas para pão do Lidl fica tudo mais fácil. Como a minha preferida é a ciabatta, hoje decidi fazer algumas alterações ao seu preparado habitual. Resultou muito bem!

Ingredientes (cerca de 10 pãezinhos): 360gr de água 2 colheres sopa de azeite 400gr farinha ciabatta do Lidl 100gr farinha tipo 65

(B): Colocar a água e o azeite no copo e programar 3min, 37º, vel 3.
Juntar as farinhas e misturar uns segundos (15), vel 5/6.
Deixar levedar dentro do copo durante 30 min.
Enfarinhar bem a bancada da cozinha (ou outro local de trabalho) e colocar lá a massa.
Amassá-la com delicadeza envolvendo a farinha para se ir tornando cada vez menos "pegajosa".
Quando já se pegar muito pouco às mãos, faça uma bola, polvilhe novamente a bancada e da bola faça um rolo comprido com cerca de 7cm de largura e espalme-o ligeiramente com as mãos.
Com uma faca afiada corte fatias de cerca de 4cm até terminar o rolo. Vai reparar que ao cortar cada fatia o rolo vai esborrachando. Não o componha porque é esse que vai ser o formato das chapatas (ver foto).


Polvilhe com farinha e deixar levedar mais 40min em forno a 50º. Findo o tempo suba a temperatura para os 180º e coza durante 12/15 min. Aconselho a ficar de olho porque como são fininhas cozem rápido. Apague por fim o forno e retire-as 5 min depois
.



Dicas:No dia seguinte (se sobrar alguma) coloquem-na na torradeira para aquecer um pouco..

De todas as formas que já experimentei esta receita a que resulta melhor é neste formato. Mas na forma de bolo inglês também é óptima, mas aí façam 50% de cada farinha.

04 abril 2008

Rebuçado folhado de frango


Ontem cheguei a casa com uma vontade de inventar!.. Tudo para fora do frigorifico e toca a magicar.
Vou tentar colocar a receita porque como inventei, nem apontei.

Ingredientes: 3 bifes de frango 1 lata de cogumelos média 1 cebola 2 alhos azeite q.b. 2 colheres café mostarda 1 colher chá de caril natas q.b. (quem não gostar pode optar por béchamel) 2 copos de vinho branco 3 pezinhos de coentros tiras de bacon massa folhada de compra (fresca) queijo ralado q.b.

(B): Picar os peitos de frango 10 seg., vel 8 e reservar. Deitar no copo o azeite, a cebola e o alho e picar 8 seg, vel 8. Retirar os pedacitos que ficaram nas paredes do copo e se necessário picar mais um pouco. Juntar o vinho, um pouco mais de azeite, os coentros e os cogumelos (dei uns golpes de turbo para triturar um pouco os cogumelos). Deixar refogar 4min, varoma, vel 2. Juntar depois o frango, o caril, a mostarda, pimenta q.b. e cozinhar 15min, 100º, vel 2 inversa. Pelo bucal juntar as natas (meio pacote ou um, dependendo dos gostos) e deixar cozinhar mais 4 min, 90º, vel 2 inversa. Entretanto estender a massa folhada e sobrepôr fatias de bacon. Em seguida deitar o preparado em cima do bacon, polvilhar com queijo ralado e alisar bem deixando um espaço médio até ao rebordo da massa para quando enrolar na sair por fora. Enrolar bem apertadinho como uma torta, enrolar as pontas como se fosse um rebuçado e pincelar com ovo batido. Levar a forno pré-aquecido a 170º e cozinhar até ficar douradinho (a mim bastou-me 18 min).


Notas:
Aconselho a não colocarem muito sal no preparado de frango porque o bacon vai-lhe dar algum sal durante a cozedura.